Comentários / Prova CAIXA (CEF) - Conhecimentos Bancários 3 - Questões e Simulados


Questão:

Quando o Banco Central deseja baratear os empréstimos e possibilitar maior desenvolvimento empresarial, ele irá adotar uma Política Monetária Expansiva, valendo-se de medidas como a

Resposta errada - Provas e Questões de Concursos | Simulado Brasil Concurso
a)

venda de títulos públicos.

Resposta errada - Provas e Questões de Concursos | Simulado Brasil Concurso
b)

elevação da taxa de juros.

Resposta errada - Provas e Questões de Concursos | Simulado Brasil Concurso
c)

elevação do recolhimento compulsório.

Resposta errada - Provas e Questões de Concursos | Simulado Brasil Concurso
d)

redução das linhas de crédito.

Resposta correta - Provas e Questões de Concursos | Simulado Brasil Concurso
e)

redução das taxas de juros.

Comentários

- 29/10/2013 / 19:25

Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.

A política monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de moeda, reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos majoritariamente no setor privado. Essa política é adotada em épocas de recessão visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos.
Ao contrário, a política monetária contracionista consiste em reduzir a oferta de moeda, aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado. Essa modalidade da política monetária é aplicada quando a economia está sofrendo alta inflação, visando reduzir a demanda agregada e, consequentemente, o nível de preços.

O controle da oferta de moeda é realizado pelo banco central de diferentes formas, sendo a compra e venda de obrigações do tesouro nacional, num mercado de carater aberto (Open market), a mais comum.
Quando o banco central decide reduzir a taxa de juros, a oferta de moeda deve ser aumentada e a operação de mercado utilizada é a compra de obrigações do tesouro nacional. Comprando esses ativos dos bancos, o banco central esta, efetivamente, fornecendo moeda à economia, logo, a taxa de juros diminui. Esta prática denomina uma política monetária expansiva.
Logicamente, para aumentar a taxa de juros, a oferta de moeda deve ser reduzida e a operação de mercado utilizada é a venda de obrigações do tesouro nacional. Vendendo esses ativos aos bancos, o banco central está, na verdade, reduzindo a quantidade de moeda na economia aumentando assim a taxa de juros, denominando uma política monetária contracionista.

Deixe o seu comentário

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado? Cadastre-se agora mesmo.
240.326 Concurseiros | 3.072 Simulados | 36.521 Questões | 10.149 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo