Prova da CAIXA (CEF) 1 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação no concurso da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF) - Técnico Bancário, para nível médio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1. Português
2. Matemática
3. Ética Pública
4. Habilidades no Atendimento
5. História e Estatudo da Caixa
6. Legislação Específica - Caixa
7. Conhecimentos Bancários
8. Informática

60 questões

4 horas e 30 minutos

4.934 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 16 -

Questões relacionadas à demissão de colegas, convivência com pessoas que sofrem constantemente de agressões verbais por parte de seus chefes e situações em que erros são expostos diante de todos são algumas das situações desconfortáveis que gerentes de empresas têm de enfrentar. Com relação a esse assunto e aos dilemas éticos nas empresas e no trabalho, assinale a opção correta

a) A cultura organizacional pode reforçar comportamentos antiéticos por parte dos empregados e, por isso, programas de desenvolvimento da ética são ineficientes para organizações públicas e privadas, tendo em vista que estas não conseguem alterar fatores culturais.
b) A situação em que o indivíduo sofre constantemente agressões verbais e exposição dos seus erros, por parte da chefia, aos seus colegas não traduz comportamento antiético, pois as formas de tratamento variam nos diversos grupos sociais.
c) A moral pode ser compreendida como uma ordenação de valores que orientam os posicionamentos que indivíduos expostos a situações tomam em função das decisões exigidas pelos dilemas éticos que enfrentam.
d) A responsabilidade social da empresa se limita a aumentar o seu lucro e a maximizar os seus retornos.
e) As comissões de ética, encarregadas de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do empregado no tratamento com o patrimônio público, são obrigatórias em todas as empresas e demais organizações públicas.
(1,0) 17 -

A respeito das normas de conduta ética que pautam as atividades exercidas pelos empregados e dirigentes da CAIXA, pode-se afirmar que: I - as situações de provocação e constrangimento no ambiente de trabalho devem ser eliminadas; II - os fornecedores habituais da CAIXA devem ter prioridade de contratação quando da demanda por novos serviços; III - no exercício profissional, os interesses da CAIXA têm prioridade sobre interesses pessoais de seus empregados e dirigentes; IV- não se admite qualquer espécie de preconceito, seja este relacionado a origem, raça, cor, idade, religião, credo ou classe social. Estão corretas as afirmativas

a) I e III, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
(1,0) 18 -

Com base no disposto no Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90), assinale a definição INCORRETA.

a) Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
b) O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em 90 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto não duráveis.
c) Para os profissionais liberais a responsabilidade pessoal dependerá de apuração da existência de culpa.
d) Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
e) Nenhuma das alternativas
(1,0) 19 -

Nos termos da Lei no 10.048/00, são pessoas que possuem prioridade de atendimento em instituições financeiras:

a) portadores de deficiência, lactantes e servidores públicos.
b) portadores de deficiência, idosos com idade igual ou superior a sessenta anos e lactantes
c) gestantes, pessoas acompanhadas por criança de colo e profissionais da área médica.
d) profissionais da área médica, servidores públicos e gestantes.
e) servidores públicos, idosos com idade igual ou superior a sessenta anos e pessoas acompanhadas por criança de colo.
(1,0) 20 -

Nos termos do Estatuto e Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul (Lei Complementar Estadual nº 10.098/94, com alterações supervenientes), quanto ao exercício, é INCORRETO afirmar que

a) compete à chefia imediata da unidade administrativa onde for lotado o servidor, dar-lhe exercício e providenciar os elementos necessários à complementação de seus assentamentos individuais.
b) o servidor somente poderá ser posto à disposição de outros órgãos da administração direta, autarquias ou fundações de direito público do Estado, para exercer função de confiança.
c) o servidor removido ou redistribuído ex-officio, que deva ter exercício em outra localidade, terá 15 (quinze) dias para entrar em exercício, incluído neste prazo, o tempo necessário ao deslocamento para a nova sede.
d) a readaptação e a recondução, bem como a nomeação em outro cargo, com a consequente exoneração do anterior, interrompem o exercício.
e) xercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo e dar-se-á no prazo até 30 (trinta) dias contados da data da posse.
(1,0) 21 -

No processo de telemarketing, visando superar objeções, o operador deverá

a) rejeitar as objeções e destacar os pontos positivos do produto ou serviço.
b) evitar perguntar diretamente ao cliente o que ele acredita ser a objeção.
c) reafirmar a objeção até compreender o sentido e o motivo real de o cliente resistir às suas ponderações.
d) responder rapidamente acerca do aspecto alvo da objeção, de modo a desviar o assunto.
e) procurar vencer as discussões, pontuando, com ênfase, o seu ponto de vista.
(1,0) 22 -

Acerca da abertura no processo de telemarketing, assinale a opção correta.

a) Na abertura de uma operação de telemarketing ativo, o operador deve inicialmente se identificar e, somente após essa etapa, informar o nome da empresa que oferta o produto ou serviço.
b) Na abertura de uma operação de telemarketing passivo, o operador deve inicialmente perguntar o nome do cliente e, somente após a resposta do cliente, informar a razão da ligação.
c) Em uma operação de telemarketing passivo, a abertura iniciase com um elogio ao cliente e, posteriormente, com o agradecimento pelo contato.
d) Em uma operação de telemarketing ativo, deve-se inicialmente informar ao cliente de onde o operador realiza a ligação e, em seguida, cumprimentá-lo, de modo a estabelecer confiança.
e) Na abertura de uma operação de telemarketing ativo, o operador deve inicialmente informar o produto ou serviços ofertados e, em seguida, informar o nome da empresa, de modo a dar credibilidade à transação.
(1,0) 23 -

O ano que deu início da história da CAIXA e de seu compromisso com o povo brasileiro foi em:

a) 1861
b) 1871
c) 1881
d) 1890
e) 1904
(1,0) 24 -

A CAIXA inaugurou as operações de empréstimo em consignação para pessoas físicas foi feita em que ano:

a) 1911
b) 1921
c) 1931
d) 1941
e) 1951
(1,0) 25 -

Ao longo de sua história, a CAIXA cresceu e se desenvolveu, diversificando sua missão e ampliando sua área de atuação. Hoje, ela atende: I- correntistas. II-trabalhadores beneficiários de programas sociais. III - apostadores. Estão corretas:

a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) todas estão corretas
e) todas estão incorretas
(1,0) 26 -

O FGTS será regido por normas e diretrizes estabelecidas por um Conselho Curador. As decisões deste Conselho serão tomadas com a presença

a) da maioria absoluta de seus membros, tendo o Presidente e o Vice-Presidente votos de qualidade.
b) da maioria absoluta de seus membros, tendo o Presidente voto de qualidade.
c) da maioria simples de seus membros, tendo o Presidente voto de qualidade.
d) e um terço de seus membros, tendo o Presidente voto de desempate.
e) de um terço de seus membros, tendo o Presidente e o Vice-Presidente votos de desempate.
(1,0) 27 -

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - CCFGTS, terá em sua composição, dentre outros membros,

a) um representante da Casa Civil da Presidência da República, que o presidirá.
b) Ministro de Estado das Cidades, que ocupará a vicepresidência do Conselho.
c) três representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
d) ois representantes dos trabalhadores, indicados pela Força Sindical.
e) três representantes dos trabalhadores, indicados pela Central Única dos Trabalhadores - CUT.
(1,0) 28 -

A respeito da guia de recolhimento do fundo de garantia por tempo de serviço e informações à previdência social (GFIP), assinale a opção correta.

a) Contribuinte individual que tenha somente um segurado que lhe preste serviço está desobrigado de entregar a GFIP.
b) O pagamento da multa pela não entrega da GFIP supre a falta do documento, o que permite a obtenção de certidão negativa de débito.
c) Em uma mesma GFIP/SEFIP, não podem constar trabalhadores que recolhem para o FGTS e trabalhadores que não recolhem para o FGTS.
d) O segurado especial é obrigado a entregar a GFIP.
e) A empresa está obrigada à entrega da GFIP, ainda que não haja recolhimento para o FGTS.
(1,0) 29 -

Em razão do princípio da legalidade, é correto afirmar que a

a) tividade administrativa deve ser exercida com presteza, qualidade e produtividade funcional.
b) Administração Pública tem certa liberdade de atuação, pois pode exercer qualquer atividade, desde que a lei não proíba.
c) Administração Pública só pode fazer o que a lei determina ou autoriza.
d) Administração Pública fica obrigada a manter uma posição imparcial em relação aos administrados.
e) atividade administrativa somente poderá ser válida, se exercida no limite e intensidade necessária ao fim proposto.
(1,0) 30 -

O Conselho Curador do FGTS reunir-se-á ordinariamente, a cada bimestre, por convocação de seu Presidente. Esgotado esse período, não tendo ocorrido convocação,

a) deverá o representante do Banco Central do Brasil fazê-la no prazo de sessenta dias.
b) deverá o Vice-Presidente fazê-la no prazo improrrogável de 48 horas.
c) deverá o Vice-Presidente fazê-la no prazo de 48 horas prorrogável por igual período.
d) qualquer de seus membros poderá fazê-la no prazo de trinta dias.
e) qualquer de seus membros poderá fazê-la no prazo de quinze dias.

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