Prova da POLÍCIA FEDERAL - Atualidades 1 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Atualidades. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1.África - Conflitos
2.América Latina - Atualidades
3.Arquitetura
4.Artes, Literatura e suas Vinculações Históricas
5.Aspectos Marcantes do Mundo Contemporâneo
6.Aspectos Políticos, Religiosos, Econômicos e Sociais
7.Atualidades - Geral
8.Atualidades Policiais
9.BRIC
10.China - Atualidades
11.Ciências
12.Cinema - Atualidades
13.Conhecimentos Gerais
14.Consciência Ambiental
15.Cotidiano Brasileiro na Economia, na Política, nas Ciências e nas Artes
16.Cuba
17.Cultura
18.Desarmamento
19.Desigualdade
20.Dramaturgia
21.Economia Nacional
22.Economia Política
23.Educação e Sistema de Ensino no Brasil
24.Energia - Atualidades
25.Esportes
26.Geografia
27.Globalização
28.Interpretação de Gráficos
29.Lavagem de Dinheiro
30.Mercosul - Atualidades
31.Mudanças Climáticas
32.Músicas, Culturas e Artes
33.ONGs e ONU
34.Política - Internacional
35.Política - Nacional
36.Relações Internacionais - Atualidades
37.Saneamento Básico - Atualidades
38.Saúde - Programas Sociais - Combate às Drogas e Doenças
39.Segurança - Atualidades
40.Sociedade - Aspectos Demográficos e Populacionais, Culturais e Religiosos
41.Tecnologias
42.Teoria da Evolução
43.Terremoto do Haiti
44.Terrorismo - Atualidades
45.Tráfico de Drogas


* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

10 questões

0 horas e 30 minutos

481 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 - Mais de 340 pessoas - entre elas 155 crianças - morreram no desfecho trágico da tomada de reféns na escola de Beslan. Funcionários dos hospitais da região indicam que pelo menos 531 pessoas foram hospitalizadas, das quais 336 eram crianças. O presidente russo Vladimir Putin culpou o terror internacional pelo ataque, após visitar o local do massacre e ordenar o fechamento das fronteiras da região da Ossétia do Norte, para evitar a fuga de um número indefinido de terroristas que escapou. Para especialistas ocidentais, a operação das forças de segurança russas foi um fiasco total. Mortos no massacre passam de 340. In: O Estado de S. Paulo, 5/9/2004, capa (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando algumas características marcantes do mundo contemporâneo, julgue os itens que se seguem. A ação do terrorismo internacional, na atualidade, assusta a opinião pública mundial, eleva consideravelmente os gastos governamentais com segurança e dissemina o temor ante a expectativa de ataques a qualquer tempo e lugar.
Certa.
Errada.
(1,0) 2 - Segundo os especialistas, o progresso do Brasil no comércio mundial, altamente competitivo, em muito depende da formulação e da adoção de consistentes políticas industriais, que, entre outros resultados, induzam ao aumento das exportações de manufaturados.
Certa.
Errada.
(1,0) 3 - A valorização do euro, que está na base do atual dinamismo da economia do Velho Mundo, decorre de sua adoção por todos os integrantes da União Européia, o que conferiu à moeda única do bloco a força de que necessitava para se impor ao dólar norte-americano.
Certa.
Errada.
(1,0) 4 - A denominada globalização pressupõe, entre outros importantes aspectos, a ampliação do comércio em escala planetária, o que, pelo menos em tese, requer a redução ou mesmo a eliminação das barreiras que dificultam a circulação de bens e de capitais.
Certa.
Errada.
(1,0) 5 - Entre as ações do poder público consideradas importantes instrumentos para enfrentar situações de acentuada carência material de milhões de brasileiros, o Programa Bolsa Família apresenta enorme capilaridade e, ao contrário de programas semelhantes, tem no vigoroso controle social de suas ações - com o pleno envolvimento das comunidades e dos governos municipais e estaduais - a principal razão de seu êxito.
Certa.
Errada.
(1,0) 6 - As fronteiras contemporâneas, cada vez menos porosas, exigem atenção moderada no campo da defesa nacional.
Certa.
Errada.
(1,0) 7 - Os EUA, mesmo ante a crise financeira e a eleições presidenciais polarizadas, são, ainda, a maior economia do mundo.
Certa.
Errada.
(1,0) 8 - Uma das características mais evidentes da ordem global contemporânea é a interdependência dos mercados mundiais: uma crise de grandes proporções nos EUA intensificaria as dificuldades hoje enfrentadas por alguns países europeus, além de atrapalhar o esforço de recuperação empreendido pelo Japão.
Certa.
Errada.
(1,0) 9 - A controversa reforma no Código Florestal, em discussão no Congresso Nacional, foi, finalmente, votada no dia 25/5/2011 na Câmara dos Deputados. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Na votação do Código Florestal, foi rejeitada a emenda que liberava as plantações e os pastos formados em áreas de preservação permanentes antes de julho de 2008, decisão que desagradou os ruralistas.
Certa.
Errada.
(1,0) 10 - A presidenta Dilma Rousseff foi escolhida, pela Organização das Nações Unidas, para fazer o discurso de abertura da sua Assembleia Geral anual, como reconhecimento da atuação das tropas do Brasil na Força de Paz da organização no Haiti.
Certa.
Errada.

Marcadores

Prova da POLÍCIA FEDERAL - Atualidades 1 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova da POLÍCIA FEDERAL - Atualidades 1 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova da POLÍCIA FEDERAL - Atualidades 1 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova da POLÍCIA FEDERAL - Atualidades 1 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova da POLÍCIA FEDERAL - Atualidades 1 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova da POLÍCIA FEDERAL - Atualidades 1 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
229.726 Concurseiros | 3.058 Simulados | 36.385 Questões | 9.939 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo