Prova da PREFEITURA DE VITÓRIA (ES) 1 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação no concurso da Prefeitura de Vitória / ES - Agente Comunitário de Saúde, para nível fundamental.
Prova Aplicada em 2008 pela Banca CONESUL \u2013 Edital 58/2008.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1.Português
2.Matemática
3.Conhecimentos Específicos para a Função de Agente Comunitário de Saúde (Nível Fundamental Completo): Competências do ACS; Compreensão em ações comunitárias, cidadania, política e ética; PACS \u2013 Programa de Agentes Comunitários de Saúde; ESF \u2013 Estratégia de Saúde da Família. Saúde e doença: história natural e prevenção; Reforma sanitária e modelos assistenciais; Sistema Único de Saúde: princípios, diretrizes e regulamentação; Gerenciamento e planejamento local de saúde; Sistemas de informação em saúde.

50 questões

0 horas e 30 minutos

162 concurseiros já realizaram este simulado.

Língua Portuguesa

Liberou geral!

Anelise Zanoni

Se fosse necessário escolher-se a melhor tradução para o que são as férias de inverno, os garotos teriam a resposta na ponta da língua. Os dias de folga entre um semestre e outro, que geralmente não passam de duas semanas, são denominados como uma espécie de alforria, onde é possível fazer o que mais se gosta sem se preocupar com os horários.

Essa “liberdade” é concedida pelos pais para afrouxar a rotina dos garotos de 10 a 12 anos que estudam em turno integral e pouco tempo tem para brincar com os amigos ou o videogame. Do fim de fevereiro a meados de julho, alguns deles acordam cedo para estarem na escola às 8h30min. Até o meio-dia, cumprem atividades variadas, como aulas de inglês, música e esportes.

Depois, assistem a aulas da 5ª série e só voltam para casa perto das 19h - quando jantam, fazem os temas e, nas horinhas que sobram, brincam. Mas sem excessos: as mães, geralmente, preferem que vão para cama perto das 22h.

- Adoro dormir pela manhã, mas acordo às 6h para ir à escola. Meu dia fica bem diferente nas férias – conta um garoto de 11 anos. Quando está em casa aproveitando a folga escolar, a rigidez de horários é substituída pelo lazer.

- O que mais gosto é de dormir até mais tarde, convidar meus amigos para jogos de videogames em casa e fliperama no shopping.

Para acertar a mudança na vida da família, todos os anos, pelo menos um dos pais tira férias para acompanhar a programação do estudante.

- Como as férias são curtas, fazemos concessões. Ele adora passar a noite vendo TV, mas também incentivamos leitura, idas ao cinema e planejamos passeios - explica a mãe.

Antes de liberar tudo o que é proibido no ano letivo, os pais precisam organizar a folga das crianças mesclando flexibilização com responsabilidade. Como a criançada precisa descansar e se divertir - em um período curto - , o ideal é que os adultos não mudem radicalmente a rotina dos filhos e saibam dosar o que é permitido ou não, diz a psicóloga Claudia Spieker Azevedo, mestre em Psicologia Social e institucional.

- Não deixar também que o tempo escorra como quem está esperando o novo semestre chegar. O tempo de férias não pode ser algo que a gente agüenta, mas sim algo programado.

ADAPTADO(http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2042607.xml&template=3898.dwt&edition=10264&section=342 ) Acessado em 14/07/2008

(2,0) 1 -

Segundo o texto, os garotos diriam que as férias de inverno são

a)

uma liberdade vigiada e limitada.

b)

um período de descanso.

c)

o espaço de tempo entre um semestre e outro.

d)

uma liberdade geral para se fazer o que se quer, sem horários a serem observados.

e)

uma ótima oportunidade para recuperar os estudos.

(2,0) 2 -

Conforme o texto, a declaração de um garoto de 11 anos indica como sua preferência:

a)

jogos de futebol com os amigos.

b)

filmes e jogos na televisão.

c)

passeios pelo shopping e cinema.

d)

a leitura de revistas e  bons livros.

e)

fliperama, dormir até mais tarde e jogar videogames com os amigos.

(2,0) 3 -

No texto, segundo o entendimento de uma psicóloga, o ideal é que

a)

os pais não alterem  radicalmente a rotina dos filhos, organizando as férias com flexibilidade e
responsabilidade.

b)

os garotos se distanciem de tudo que costumavam fazer no período letivo, para
aproveitarem bem a liberdade.

c)

as férias sejam rigorosamente programadas para que os garotos não percam esse pouco
tempo apenas com atividades de lazer.

d)

a garotada durma bastante durante o dia para poderem se divertir à noite.

e)

os meninos sigam sua rotina de sempre, com um pouco mais de liberdade para dormir  e
acordar  mais tarde.

(2,0) 4 -

A palavra “música” é escrita com “s”. Também devem ser escritas com “s” as palavras da
alternativa

a)

bele __ a – coi __ a

b)

me __ ada – prince __ a

c)

campone __ a – juí __ a

d)

certe __ a – cru __ eiro

e)

pra __ o – va __ io

(2,0) 5 -

A alternativa cuja palavra está corretamente separada em sílabas é

a)

ne – ce – ssá – ri – os.

b)

sem – es – tre.

c)

ra – di – cal – men - te.

d)

res – pons – abi – li – da – des.

e)

ger – al – men – te.

(2,0) 6 -

Com relação à classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica, numere a Coluna II de acordo com a


Coluna I
(1) oxítona
(2) paroxítona
(3) proparoxítona


Coluna II
(   )  amigos
(   )  melhor
(   )  psicóloga
(   )  rigidez
(   )  também


Assinale a alternativa que apresenta a correta seqüência numérica da Coluna II.

a)

3 – 2 – 3 – 1 – 1

b)

2 – 1 – 3 – 1 – 1

c)

1 – 3 – 2 – 1 – 2

d)

3 – 1 – 3 – 2 – 1

e)

2 – 2 – 3 – 1 – 1

(2,0) 7 -

O grau superlativo sintético do adjetivo destacado em “... alguns deles acordam cedo...” é

a)

muito cedo.

b)

mais cedo.

c)

cedíssimo.

d)

cedérrimo.

e)

tão cedo.

(2,0) 8 -

Assinale a alternativa em que o tempo e modo do verbo destacado está corretamente identificado
entre parênteses.

a)

“Se fosse necessário...” (pretérito imperfeito do subjuntivo)

b)

“... os garotos teriam a resposta...” ( pretérito imperfeito do indicativo)

c)

“... e saibam dosar o que é permitido ou não...” (futuro do subjuntivo)

d)

Pelo menos um dos pais tirava férias no inverno. (pretérito perfeito do indicativo)

e)

Todos cumprirão suas atividades rotineiras. (pretérito-mais-que-perfeito do indicativo)

(2,0) 9 -

A alternativa cujas palavras são sinônimas é

a)

mudança – acomodação.

b)

diferente – semelhante.

c)

excesso – inexistência.

d)

permitido – vedado.

e)

mesclando – misturando.

(2,0) 10 -

O pronome de tratamento usado para funcionários públicos tais como diretores de escola é

a)

Vossa Excelência.

b)

Vossa Eminência.

c)

Vossa Reverendíssima.

d)

Vossa Senhoria.

e)

Você.

Conhecimentos Específicos

(2,0) 11 -

Análise as ações a seguir e assinale as corretas quanto às atribuições do agente comunitário de
saúde.


I. acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe;
II. orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;
III. desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita a UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;
IV. cadastrar todas as pessoas do seu município e manter os cadastros guardados.


Estão corretas as ações

a)

I, III e IV, apenas.

b)

I, II e IV, apenas.

c)

I, II e III, apenas.

d)

I e IV, apenas.

e)

I, II, III e IV, apenas.

(2,0) 12 -

Em sua microárea de atuação, cada agente comunitário de saúde é responsável por uma
população a qual não pode ser superior a

a)

450 pessoas.

b)

750 pessoas.

c)

250 pessoas.

d)

700 famílias.

e)

650 famílias.

(2,0) 13 -

Incentivar a vacinação e acompanhar o esquema de vacinas das crianças através do cartão da criança é função do(s)

a)

prefeito municipal.

b)

pais da criança.

c)

secretário de saúde.

d)

agente comunitário de saúde.

e)

professor municipal da localidade.

(2,0) 14 -

Ao chegar em uma residência, o agente comunitário de saúde constatou que as crianças estão com
infecção respiratória aguda (IRA). Qual deverá ser sua atitude neste caso?

a)

Prescrever medicação para as crianças.

b)

Encaminhá-las ao serviço de saúde se necessário.

c)

Orientar a procurar um médico particular.

d)

Receitar algum remédio caseiro.

e)

Dizer que isso é uma virose e que depois de  7 dias elas estarão curadas.

(2,0) 15 -

Análise os cuidados a seguir, quanto à orientação que deve ser repassada pelos agentes comunitários as famílias por ele atendidas.


I. cuidados de higiene com o corpo.
II. cuidados com a água de beber.
III. cuidados com a preparação dos alimentos.
IV. cuidados quanto à maneira de se vestir.
V. cuidados quanto ao comportamento das pessoas.


Estão corretos apenas

a)

I e II e IV.

b)

I, II e III.

c)

I e IV.

d)

I e V.

e)

I, III e V.

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