Prova da TRT (SP) 1 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação no concurso do TRT - Técnico Judiciário - Área Administrativa - SP, para nível médio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1. Português
2. Matemática
3. Direito Constitucional
4. Direito Administrativo
5. Direito Civil
6. Direito do Trabalho
7. Direito Processual do Trabalho

50 questões

2 horas e 30 minutos

157 concurseiros já realizaram este simulado.

Texto 1: Utilize o texto abaixo para responder as questões de numero 1 a 6.

Isolados por opção

Imagens inéditas de índios supostamente isolados em meio à floresta amazônica recentemente chamaram a atenção de todo o
mundo. O flagrante dos indígenas vivendo de forma primitiva na região fronteiriça entre o Brasil e o Peru foi divulgado como o novo
registro visual de uma população que estaria até hoje sem contato direto com o homem branco. Porém, uma observação mais atenta
das fotos deixou evidente a presença de utensílios modernos, como facões e panelas, entre as ferramentas usadas pelos índios.
Logo, a polêmica estava criada.
Segundo Elias Bigio, responsável pela coordenação de índios isolados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a tribo em
questão não pode ser descrita como intocada. “Não sabemos exatamente se eles adquiriram aqueles objetos por meio de coleta ou
escambo com outros indígenas, mas certamente são índios com um passado traumático de confrontos com o homem branco”, diz
Bigio. “O que nós podemos afirmar é que eles estão isolados por opção e provavelmente fugiram do território peruano para se
proteger do crescente avanço dos madeireiros”. A exploração da madeira no país vizinho carece de fiscalização e é apontada por
organizações não governamentais internacionais como uma das maiores ameaças ao bem-estar dos povos indígenas da região.

(Adaptado de artigo de Paula Rocha. ISTOÉ, 9 de fevereiro de 2011, p. 67)

(1,0) 1 -

De acordo com o texto,

a)

tribo indígena recentemente encontrada está correndo grande risco ao ter os seus hábitos expostos e divulgados pelos meios de comunicação.

b)

o conflito com madeireiros peruanos é a provável causa de uma tribo indígena, flagrada em posse de utensílios modernos, estar isolada na floresta amazônica.

c)

o desmatamento excessivo da floresta amazônica fez com que certas tribos migrassem para regiões com mais disponibilidade de alimentos.

d)

a preocupação constante de organizações não governamentais tem evitado a extinção de algumas culturas indígenas que habitam a Amazônia.

e)

a floresta cerrada que separa os territórios brasileiro e peruano dificulta o acesso de algumas tribos à ajuda humanitária oferecida por organizações não governamentais.

(1,0) 2 -

... uma observação mais atenta das fotos deixou evidente... O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado na frase acima está em:

a)

... que estaria até hoje ...

b)

A exploração da madeira (...) carece de fiscalização ...

c)

... vivendo de forma primitiva ...

d)

... provavelmente fugiram do território peruano ...

e)

... certamente são índios com um passado traumático ...

(1,0) 3 -

A exploração da madeira (...) é apontada por organizações não governamentais internacionais como uma das maiores ameaças ao bem-estar dos povos indígenas da região. Transpondo-se a frase acima para a voz ativa, a frase resultante será:

a)

A exploração da madeira sendo uma das maiores ameaças ao bem-estar dos povos indígenas da região aponta organizações não governamentais internacionais.

b)

O bem-estar dos povos indígenas da região apontam a exploração da madeira como uma das maiores ameaças pelas organizações não governamentais internacionais.

c)

A exploração da madeira aponta uma das maiores ameaças ao bem-estar dos povos indígenas da região por organizações não governamentais internacionais.

d)

Uma das maiores ameaças ao bem-estar dos povos indígenas da região, pelas organizações não governamentais internacionais, apontam a exploração da madeira.

e)

Organizações não governamentais internacionais apontam a exploração da madeira como uma das maiores ameaças ao bem-estar dos povos indígenas da região.

(1,0) 4 -

É difícil ficar indiferente ...... causa defendida por algumas organizações não governamentais que ajudam ...... captar recursos para preservar ...... cultura de tribos da floresta amazônica. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

a)

a – à – à 

b)

à – a – a

c)

à – a – à 

d)

à – à – a 

e)

a – à – a 

(1,0) 5 -

Porém, uma observação mais atenta das fotos deixou evidente a presença de utensílios modernos, como facões e panelas, entre as ferramentas usadas pelos índios. (1o parágrafo) A frase acima introduz

a)

uma oposição ao que vinha sendo afirmado.

b)

a conclusão dos argumentos anteriormente apresentados.

c)

uma explicação que complementa a afirmação anterior.

d)

a síntese da ideia principal do texto.

e)

a opinião do autor a respeito do assunto tratado.

(1,0) 6 -

Algumas organizações não governamentais têm o objetivo de defender a preservação de territórios indígenas. Algumas organizações não governamentais captam recursos para a compra de equipamentos necessários para incursões pela selva. As organizações não governamentais não participam das expedições de monitoramento de tribos isoladas. As frases acima se articulam com correção e lógica APENAS em:

a)

Embora não participem das expedições de monitoramento de tribos isoladas, algumas organizações não governamentais, cujo objetivo é defender a preservação de territórios indígenas, captam recursos para a compra de equipamentos necessários para incursões pela selva.

b)

Apesar de não participar das expedições de monitoramento de tribos isoladas, algumas organizações não governamentais defendem a preservação de territórios indígenas, esses o objetivo delas, e captam recursos para a compra de equipamentos necessários para incursões pela selva.

c)

Algumas organizações não governamentais, cujas as quais não participam das expedições de monitoramento de tribos isoladas, possue o objetivo de defender a preservação de territórios indígenas e captar recursos para a compra de equipamentos necessários para incursões pela selva.

d)

Algumas organizações não governamentais, que não participam das expedições de monitoramento de tribos isoladas, possue o objetivo de defender a preservação de territórios indígenas e tem captado recursos para a compra de equipamentos necessários para incursões pela selva.

e)

Como o objetivo de algumas organizações não governamentais são de defender a preservação de territórios indígenas, que não participam das expedições de monitoramento de tribos isoladas, são captados recursos para a compra de equipamentos necessários para incursões pela selva.

(1,0) 7 -

A fonte de mais disposição pode estar perto / cientistas de várias partes do globo estão empenhados na tarefa de formular uma espécie de cardápio ideal que forneça a energia de que o organismo necessita / esses pesquisadores estão em busca dos melhores combustíveis para mantê-lo em atividade e garantir menor desgaste e melhor desempenho. (Adaptado de 'O cardápio certo para ganhar energia'. Rachel Costa. ISTO É, 9 de fevereiro de 2011, p. 77) As frases acima se articulam em um único parágrafo, corretamente pontuado, em:

a) A fonte de mais disposição pode estar perto, cientistas de várias partes do globo estão empenhados na tarefa de formular uma espécie de cardápio ideal, que forneça a energia de que o organismo necessita; esses pesquisadores, estão em busca dos melhores combustíveis para mantê-lo em atividade - e garantir menor desgaste e melhor desempenho.
b) A fonte de mais disposição pode estar perto. Cientistas de várias partes do globo, estão empenhados na tarefa de formular uma espécie de cardápio ideal - que forneça a energia de que o organismo necessita. Esses pesquisadores estão em busca dos melhores combustíveis para mantê-lo em atividade e garantir menor desgaste e melhor desempenho.
c) A fonte de mais disposição pode estar perto; cientistas de várias partes do globo estão empenhados na tarefa de formular uma espécie de cardápio, ideal, que forneça a energia de que o organismo necessita: esses pesquisadores estão em busca dos melhores combustíveis para mantê-lo em atividade e garantir menor desgaste e melhor desempenho.
d) A fonte de mais disposição pode estar perto. Cientistas, de várias partes do globo estão, empenhados na tarefa de formular uma espécie de cardápio (ideal) que forneça a energia de que o organismo necessita: esses pesquisadores estão em busca dos melhores combustíveis, para mantê-lo em atividade, e garantir: menor desgaste e melhor desempenho.
e) A fonte de mais disposição pode estar perto: cientistas de várias partes do globo estão empenhados na tarefa de formular uma espécie de cardápio ideal que forneça a energia de que o organismo necessita. Esses pesquisadores estão em busca dos melhores combustíveis para mantê-lo em atividade e garantir menor desgaste e melhor desempenho.
(1,0) 8 -

Das frases abaixo só NÃO há erros de ortografia em:

a) Carbohidratos ricos em fibras são importantes aliados para manter estável o nivel de energia do organismo.
b) Sabe-se que uma substancia encontrada no guaraná pode estimular a função cerebral e auxiliar na concentrasão.
c) Consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais pode ajudar a reduzir os efeitos negativos do estresse.
d) O consumo de proteínas e gorduras em exceço pode ser nossivo para o processo digestivo.
e) Manter o organismo mau hidratado pode prejudicar a eliminação de toxínas e provocar sérios problemas de saúde.

Texto 2: Utilize o texto abaixo para responder as questões de numero 9 a 10.

O corvo e o jarro

Um pobre corvo, quase morto de sede, avistou de
repente um jarro de água. Aliviado e muito alegre, voou
velozmente para o jarro.
Mas, embora o jarro contivesse água, o nível es-
tava tão baixo que, por mais que o corvo se esforçasse,
não havia meio de alcançá-la. O corvo, então, tentou virá-
lo, na esperança de pelo menos beber um pouco da água
derramada. Mas o jarro era pesado demais para ele.
Por fim, correndo os olhos à volta, viu pedrinhas ali
perto. Foi, então, pegando-as uma a uma e atirando-as
dentro do jarro. Lentamente a água foi subindo até a bor-
da, e finalmente pôde matar a sede.


(Fábulas de Esopo, recontadas por Robert Mathias,
Círculo do Livro, p. 46)

(1,0) 9 -

.. viu pedrinhas ali perto. (3o parágrafo) A passagem para a voz passiva da frase acima resulta na seguinte forma verbal:

a)

são vistas.

b)

tinha visto.

c)

foram vistas.

d)

viu-se.

e)

visto.

(1,0) 10 -

A reconstrução de um segmento do texto, com um diferente emprego pronominal, que mantém a correção e o sentido originais é:

a)

não havia meio de alcançá-la = não havia como alcançar-lhe.

b)

o jarro era pesado demais para ele = o jarro lhe era por demais pesado.

c)

atirando-as dentro do jarro = atirando-lhes para dentro do jarro.

d)

O corvo, então, tentou virá-lo = O corvo, então, lhe tentou virar.

e)

pegando-as uma a uma = pegando-lhes uma a uma.

(1,0) 11 -

Seja P o produto de um número inteiro e positivo N por 9. Se N tem apenas três dígitos e P tem os algarismos das unidades, das dezenas e das centenas iguais a 4, 6 e 3, respectivamente, então P + N é igual a

a) 6 480.
b) 6 686.
c) 6 840.
d) 5 584.
e) 5 960.
(1,0) 12 -

Seja N um número inteiro positivo, no qual x é o algarismo das centenas, y o das dezenas e z o das unidades. Se y > 5, z < 6 e 36x + 9y + z = 347, então

a) N < 500
b) 500 < N < 600
c) 500 < N < 700
d) 700 < N < 800
e) N > 800
(1,0) 13 -

No almoxarifado de uma Unidade do Tribunal Regional Eleitoral há disponível: 11 caixas de lápis, cada qual com 12 unidades; 9 caixas de borrachas, cada qual com 8 unidades; 8 caixas de réguas, cada qual com 15 unidades. Sabe-se que: - todos os objetos contidos nas caixas acima relacionadas deverão ser divididos em pacotes e encaminhados a diferentes setores dessa Unidade; - todos os pacotes deverão conter a mesma quantidade de objetos; - cada pacote deverá conter um único tipo de objeto. Nessas condições, a menor quantidade de pacotes a serem distribuídos é um número compreendido entre:

a) 10 e 20.
b) 20 e 30.
c) 30 e 40.
d) 40 e 50
e) 50 e 60.
(1,0) 14 -

Assinale a alternativa que apresenta o valor do M.D.C. de 72 e 168.

a) 12.
b) 24.
c) 8.
d) 16.
e) 36.
(1,0) 15 -

Um agente administrativo foi incumbido de tirar cópias das 255 páginas de um texto. Para tal ele só dispõe de uma impressora que apresenta o seguinte defeito: apenas nas páginas de números 8, 16, 24, 32, ... (múltiplos de 8) o cartucho de tinta vermelha falha. Considerando que em todas as páginas do texto aparecem destaques na cor vermelha, então, ao tirar uma única cópia do texto, o número de páginas que serão impressas sem essa falha é

a) 226
b) 226
c) 224
d) 223
e) 222

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Prova da TRT (SP) 1 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova da TRT (SP) 1 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova da TRT (SP) 1 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova da TRT (SP) 1 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova da TRT (SP) 1 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova da TRT (SP) 1 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
234.794 Concurseiros | 3.071 Simulados | 36.511 Questões | 10.057 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo