Simulados de Concursos > Prova da TSE 2 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação no concurso do TSE - Técnico Judiciário - Área Administrativa, para nível médio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1. Português
2. Informática
3. Arquivologia
4. Direito Constitucional
5. Direito Eleitoral
6. Direito Administrativo
7. Normas Aplicáveis as Servidores Públicos Federais
8. Raciocínio Lógico
204 alunos já responderam este simulado.

Texto 1: Utilize o texto abaixo para responder as questões de numero 1 a 4.

O cenário é o luxuoso resort Four Seasons. Sua
decoração sofisticada, com colunas de mármore, lustres
monumentais de cristal e detalhes das escadarias em ouro,
atiça os olhos do turista. Câmera em punho, o ímpeto de
registrar o ambiente logo é interrompido por um dos
funcionários. “É proibido fotografar os homens vestindo roupas
brancas e as mulheres em trajes pretos”, exclamou. Restrições
desse tipo dentro de um hotel internacional são, no mínimo,
estranhas aos olhos ocidentais. No entanto, quando o resort em
questão está localizado em Doha, capital do Catar, ter cuidado
com as fotos é apenas uma das milhares de regras e imposições a serem respeitadas na cidade.

Nas ruas, nos museus ou nos shoppings de Doha,
sempre existe alguém para impedir os retratos. E se você
conseguir tirar uma foto escondido vai perceber as pessoas
cuidadosamente tampando o rosto. Isso porque o Catar, país
que acaba de ser eleito sede da Copa do Mundo de 2022, vive
sob os preceitos da religião muçulmana. Lá, as mulheres não
podem exibir seus rostos fora de suas residências e adotam as
burcas como traje. As menos tradicionais se escondem apenas
com lenços e véus.


(Natália Mestre, “A cidade dos contrastes”. ISTOÉ PLATINUM,
n. 22, Dezembro/Janeiro 2011, p. 72)

(1,0) 1 -

Lá, as mulheres não podem exibir seus rostos fora de suas residências e adotam as burcas como traje. Outra redação para o segmento acima, clara e correta, é:

a)

Adotarem as burcas como traje é porque no Catar é vetado às mulheres a exibição de seus rostos na parte exterior de suas residências.

b)

Atendendo à imposição de não exibir os rostos para além dos limites de suas residências, no Catar as mulheres adotam as burcas como traje.

c)

Burca é traje do Catar, adotado por mulheres tendo em vista que vetam-nas de mostrar os seus rostos, à exceção do interior de suas residências.

d)

As mulheres do Catar se vestem com burca à medi- da que são proibidas de terem os rostos expostos externamente às residências.

e)

O Catar é onde se interdita as mulheres a exibição de seus rostos fora de suas residências e assim adotam as burcas como traje.

(1,0) 2 -

Nas ruas, nos museus ou nos shoppings de Doha, sempre existe alguém para impedir os retratos. E se você conseguir tirar uma foto escondido vai perceber as pessoas cuidadosamente tampando o rosto. Isso porque o Catar, país que acaba de ser eleito sede da Copa do Mundo de 2022, vive sob os preceitos da religião muçulmana. Considerado o trecho acima, é correto afirmar:

a)

A substituição de alguém por 'pessoas' mantém a correção da frase.

b)

O segmento para impedir os retratos expressa uma causa.

c)

Substituindo para impedir os retratos por 'afim de que os retratos sejam impedidos', preservam-se o sentido e a correção originais.

d)

Em Isso porque, o elemento destacado, não remetendo a nenhuma palavra, expressão ou segmento do texto, foi empregado apenas como forma de realce.

e)

Substituindo Isso porque o Catar [...] vive sob os preceitos da religião muçulmana por 'Isso acontece em função de o Catar [...] viver sob os preceitos da religião muçulmana', a correção da frase é mantida.

(1,0) 3 -

No primeiro parágrafo,

a)

particularização das colunas, dos lustres e das escadarias retifica a caracterização do resort feita anteriormente.

b)

emprega-se a expressão os olhos do turista tanto pelo estímulo provocado pela decoração, como pelo vínculo desta expressão com o tipo de registro mencionado.

c)

transpondo a frase o ímpeto de registrar o ambiente logo é interrompido por um dos funcionários para a voz ativa, obtém-se a forma verbal 'interrompeu'.

d)

o termo destacado em o ímpeto de registrar o ambiente logo é interrompido por um dos funcionários tem o mesmo sentido do sublinhado em 'Logo em quem ele confiou!'.

e)

a substituição da forma destacada em É proibido fotografar os homens vestindo roupas brancas por 'que estão vestindo' não tornaria a frase mais clara.

(1,0) 4 -

Compreende-se corretamente do texto:

a)

turistas do mundo ocidental estranham, mas os limites à atuação dos turistas nos hotéis internacionais de Doha são ínfimos, considerados os padrões dos países orientais.

b)

Doha é a única cidade do Catar onde há milhares de regras e imposições a serem respeitadas, entre elas as que definem o ato de fotografar.

c)

exceção do que ocorre no interior de luxuosos hotéis, em Doha o turista pode tirar fotos, desde que furtivamente e dando aos fotografados tempo de tamparem o rosto.

d)

a exposição que o Catar recebeu na mídia depois de ter sido eleito sede da Copa do Mundo de 2022 fez que as normas da religião muçulmana se tornassem mais rigorosas.

e)

tanto as mulheres catarianas mais aferradas à herança cultural, quanto as menos, costumam observar o decoro preconizado pela religião que impera em seu estado.

(1,0) 5 -

A frase em que ocorre ERRO quanto à acentuação gráfica é:

a) Eles têm confiança no colega da equipe.
b) Visitou as ruínas do Coliseu em Roma.
c) O seu sustento provém da aposentadoria.
d) Descoberta a verdade, ele ficou em maus lençóis.
e) Alguns ítens do edital foram retificados.
(1,0) 6 -

Esses mesmos princípios (...) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem. As observações acima estão inteiramente respeitadas em:

a) Tendo sido convidado para participar junto de V. Sa. da festa de encerramento do ano, apesar da evidente prova de amizade dada ao dirigir-me tão honroso convite, devo dizer-lhe que, infelizmente não poderei comparecer a tão auspicioso evento, por ter assumido outro importante compromisso na mesma data.
b) Em cumprimento ao despacho de V. Exa., publicado nesta data no Diário Oficial do Estado, encaminhamos- lhe as informações referentes ao andamento dos serviços, em consonância com o cronograma previamente estabelecido por esta pasta.
c) Venho, em nome de toda a comunidade que tenho a honra de estar representando, enviar a V. Exa. e a todos servidores de seu gabinete, o convite para a merecida homenagem que desejamos prestar-lhe, em agradecimento ao vosso valioso auxílio para o andamento de nossos projetos sociais.
d) Como estamos com tempo realmente reduzido, encaminho a vós, Senhor Responsável pelo setor de entregas deste Departamento, pedindo-lhe o despacho dos produtos com urgência, que se destina ao pessoal da limpeza destas dependências.
e) Complementando, como deve ser feito, as informações que se referem ao ato que o Diário Oficial publicou, de V. Sa., na semana passada, é meu dever informar a V.Sa. de que já está sendo tomada as devidas providências a respeito.
(1,0) 7 -

A frase que respeita totalmente o padrão culto escrito é:

a) Exmo. Sr. Senador, acabo de receber o projeto que Vossa Excelência me encaminhou e pretendo lhe enviar o parecer solicitado no prazo de, no máximo, um mês.
b) Acredito que Vossa Senhoria, Exmo. Sr. Secretário, não deve se preocupar com questões que não demandem diretamente vossa decisão.
c) Tal foram as exigências deles, que Maria, ela própria, desistiu da compra, não sem antes avisar que, qualquer que fossem as alegações, nada a impediria de lhes denunciar.
d) Cada um de todos aqueles grupos que se cuidem, pois as armadilhas que impuseram um ao outro acredito que pode ter consequências.
e) Ao se dirigir àquele Senhor, passou-lhe os documentos que necessitava para ir adiante ao processo já iniciado.
(1,0) 8 -

A respeito dos padrões de redação de um ofício, é INCORRETO afirmar que:

a) Deverá constar, resumidamente, o teor do assunto do documento.
b) O texto deve ser redigido em linguagem clara e direta, respeitando-se a formalidade que deve haver nos expedientes oficiais.
c) O fecho deverá caracterizar-se pela polidez, como por exemplo: Agradeço a V. Sa. a atenção dispensada.
d) Deve conter o número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede.
e) Deve conter, no início, com alinhamento à direita, o local de onde é expedido e a data em que foi assinado.
(1,0) 9 -

Considere as afirmativas seguintes sobre redação de documentos. I. Correspondência oficial utilizada por autoridades, para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da Administração. II. Com estrutura específica, esse documento deve, de início, ser numerado em ordem sequencial, com sigla do órgão expedidor e data. III. Na exposição do assunto, os parágrafos devem ser numerados, com exceção do primeiro e do fecho. IV. Encerra o assunto a fórmula Atenciosamente ou Respeitosamente, seguida da assinatura e do cargo do emitente. Trata-se de

a) parecer.
b) portaria.
c) ofício.
d) requerimento.
e) ata.
(1,0) 10 -

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta.

a) Para se dirigir ao Presidente da República em uma comunicação oficial, utiliza-se o pronome de tratamento Excelentíssimo Senhor, seguido de 'Presidente da República', e o vocativo Vossa Excelência.
b) Nas comunicações oficiais, são admitidos os fechos atenciosamente, respeitosamente e cordialmente.
c) O fecho respeitosamente é utilizado para se dirigir a autoridades superiores.
d) O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia ou inferior.
e) O princípio da clareza aplica-se às comunicações oficiais, entretanto, pode-se prescindir dele ao se redigir comunicação confidencial, para que sejam resguardadas informações sigilosas.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Prova da TSE 2 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova da TSE 2 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova da TSE 2 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova da TSE 2 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova da TSE 2 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova da TSE 2 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
499.225 Alunos | 3.942 Simulados | 44.532 Questões | 12.830 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2018 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo