Prova de Administração 5 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1. A Organização Como Um Sistema Social.
2. Abordagem Sistêmica Da Administração.
3. Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
4. Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
5. Adaptação.
6. Adhocracia.
7. Administração Da Produção.
8. Administração De Operações E Da Qualidade.
9. Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
10. Administração De Vendas.
11. Administração Do Desempenho.
12. Administração Estratégica.
13. Administração Financeira.
14. Administração Geral.
15. Agente Administrativo.
16. Ambiente Organizacional.
17. Análise De Processos De Trabalho.
18. Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
19. Análise Ou Descrição Do Trabalho.
20. Aprendizagem Organizacional.
21. As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
22. Avaliação De Desempenho.
23. Avaliação De Documentos.
24. Avaliação De Produtividade.
25. Balanced Scorecard (Bsc).
26. Benchmarking.
27. Boa Governança E Accountability.
28. Brainstorming.
29. Burocracia.
30. Cálculos.
31. Capm.
32. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
33. Características, Técnicas, Ferramentas.
34. Cargos E Salários.
35. Clima Organizacional.
36. Comércio Eletrônico.
37. Comércio Exterior.
38. Comportamento Humano Nas Organizações.
39. Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
40. Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
41. Comunicação.
42. Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
43. Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
44. Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
45. Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
46. Construção De Indicadores De Desempenho.
47. Consumerismo.
48. Contrato Administrativo.
49. Contrato De Gestão.
50. Controladoria.
51. Controle - Importância E Fundamentos.
52. Controle Administrativo.
53. Cronograma Financeiro.
54. Cultura Brasileira.
55. Cultura Organizacional.
56. Decisões Programadas.
57. Delegação.
58. Departamentalização.
59. Descentralização E Desconcentração.
60. Desenvolvimento De Rh.
61. Desenvolvimento Organizacional.
62. Desenvolvimento Sustentável.
63. Dinâmica Das Organizações.
64. Downsizing.
65. Eficiência, Eficácia E Efetividade.
66. Eliminação De Desperdícios.
67. Empreendedorismo.
68. Ênfase No Cliente.
69. Equipes.
70. Estatística.
71. Estratégia Empresarial.
72. Estratégias De Marketing.
73. Estratégias De Rh.
74. Estrutura E Estratégia Organizacional.
75. Estrutura E Projeto Organizacional.
76. Estrutura Organizacional.
77. Estruturas E Modelos De Controle.
78. Ética E Responsabilidade.
79. Execução Das Atividades.
80. Ferramentas Da Qualidade.
81. Flexibilidade Organizacional.
82. Fluxograma.
83. Forças Competitivas.
84. Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
85. Funções Administrativas.
86. Funções E Habilidades Do Administrador.
87. Fundamentos E Evolução Da Administração.
88. Gerenciamento De Desempenho.
89. Gestão Ambiental.
90. Gestão Contemporânea.
91. Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
92. Gestão Da Produção.
93. Gestão Da Qualidade.
94. Gestão De Contratos.
95. Gestão De Custos.
96. Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
97. Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
98. Gestão De Processos.
99. Gestão De Recursos.
100. Gestão Do Conhecimento.
101. Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
102. Gestão Estratégica.
103. Gestão Participativa.
104. Gestão Por Desempenho.
105. Governança.
106. Habilidades Interpessoais.
107. História Da Administração.
108. Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
109. Indicadores De Produtividade.
110. Inovação Incremental.
111. Instituição, Organização E Empresa.
112. Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
113. Iso 9000.
114. Liderança.
115. Liderança: Tipos De Abordagens.
116. Logística E Transportes.
117. Macroeconomia.
118. Marketing.
119. Marketing De Serviços.
120. Marketing Internacional.
121. Matriz Bcg.
122. Meio Ambiente.
123. Método Gerencial.
124. Métodos De Classificação Dos Documentos.
125. Modelo Contingencial De Administração.
126. Modelo De Gestão.
127. Modelos Organizacionais.
128. Motivação E Liderança.
129. Mudança E Inovação.
130. Mudança Organizacional.
131. Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
132. Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
133. Noções De Estatística Descritiva.
134. Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
135. Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
136. Normas E Procedimentos.
137. Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
138. Ongs.
139. Orçamento Público.
140. Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
141. Organização No Trabalho.
142. Organização, Sistemas E Métodos.
143. Organizações.
144. Organizações De Aprendizagem.
145. Organizações Formais Modernas.
146. Organograma.
147. Paradigmas.
148. Payback.
149. PDCA.
150. Pensamento Econômico.
151. Pesquisa De Mercado.
152. Planejamento.
153. Planejamento Baseado Em Cenários.
154. Planejamento Estratégico.
155. Planejamento Estratégico Empresarial.
156. Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
157. Planejamento Organizacional.
158. Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
159. Plano De Carreira.
160. Plano De Remuneração.
161. Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
162. Poder E Influência. Comunicação.
163. Política De Compras.
164. Política Salarial.
165. Pregão Eletrônico.
166. Preocupação Com A Qualidade.
167. Preservação De Documentos.
168. Principais Ferramentas Da Qualidade.
169. Princípio De Deming.
170. Princípios E Sistemas De Administração Federal.
171. Processo Administrativo.
172. Processo De Controle.
173. Processo De Negociação.
174. Processo Decisório.
175. Processo Grupal Nas Organizações.
176. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
177. Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
178. Projetos.
179. Projetos De Investimentos Nas Empresas.
180. Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
181. Qualidade Total.
182. Recrutamento E Seleção De Pessoal.
183. Reengenharia.
184. Reforma Do Estado.
185. Relação Chefe/Subordinado.
186. Relação Cliente/Fornecedor.
187. Relação Organização ? Ambiente.
188. Relações Com Empregados.
189. Relações Humanas.
190. Remuneração E Benefícios.
191. Remuneração Por Competências.
192. Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
193. Responsabilidade Social.
194. Responsabilidade Sócio-Ambiental.
195. Riscos.
196. Segmentação De Mercado.
197. Segurança Da Informação.
198. Serviços.
199. Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
200. Sistemas De Informação Gerencial.
201. Sociedades Anonimas.
202. Técnica Gut.
203. Tecnologia Da Informação (Ti).
204. Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
205. Temas Contemporâneos Da Administração.
206. Teoria Da Contingência.
207. Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
208. Teoria Dos Dois Fatores.
209. Teoria Dos Sistemas.
210. Teoria Estruturalista Da Administração.
211. Teoria Geral De Administração.
212. Teorias Administrativas: Principais Escolas.
213. Terceirização (Outsourcing).
214. Tomada De Decisão.
215. Trabalho Em Equipe.
216. Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
217. Treinamento E Desenvolvimento.
218. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
219. Turbulência.
220. Unidade Organizacional.
221. Valor Econômico Agregado.
222. Vendas.
223. Vpl Valor Presente Líquido.

* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

15 questões

0 horas e 45 minutos

3.360 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

A alocação de recursos necessários para a realização das tarefas estabelecidas nos planos organizacionais é atribuição da função denominada:

a) planejamento;
b) organização;
c) execução;
d) controle;
e) liderança.
(1,0) 2 -

A abrangência da ética na administração questiona as relações das organizações com a sociedade em geral. NÃO está de acordo com essa afirmação:

a) o papel desempenhado por cada organização gera sempre um efeito qualquer na sociedade;
b) as organizações têm obrigações com todos que delas dependam;
c) as organizações estão focadas nos lucros que a sociedade possa gerar;
d) a ética estabelece a forma como as pessoas devem se comportar;
e) m suas relações, as empresas têm obrigações com seus empregados.
(1,0) 3 -

Projeção para curto prazo, envolvendo cada tarefa isoladamente, e preocupação com o alcance de metas específicas são características do planejamento

a) tático.
b) temporário.
c) operacional.
d) estratégico.
e) macroorientado.
(1,0) 4 -

Novas formas de organização surgirão e deverão se adaptar às demandas consequentes das mudanças rápidas no mundo dos negócios, da explosão populacional e do avanço do conhecimento. Dentro desse contexto, a Administração terá de lidar com a

a)

precisão.

b)

estabilidade.

c)

previsibilidade.

d)

Descontinuidade.

e)

homogeneidade.

(1,0) 5 -

Carlos precisou estudar os principais componentes da Administração das organizações: tarefa, estrutura, pessoa, tecnologia e ambiente. Aprendeu que esses elementos representam um desafio para a Administração porque

a) mostram influências isoladas e individualizadas.
b) atuam de modo sistêmico e em diferentes níveis de complexidade.
c) reconhecem a estrutura como o componente básico da organização.
d) emonstram existir entre eles a prioridade do componente ambiente.
e) comportam-se em conjunto de modo igual ao dos comportamentos individuais.
(1,0) 6 -

O processo de delegação corresponde à(ao)

a) disposição dos indivíduos em uma ordem, de acordo com seu poder crescente de decisão.
b) localização da autoridade de decisão próxima ao topo da organização.
c) transferência de poder de decisão sobre tarefas específicas para posições inferiores na hierarquia.
d) ever de um funcionário desempenhar uma atividade que lhe foi atribuída.
e) direito formal dos gerentes em tomar decisões e alocar recursos para alcançar resultados desejados pela organização.
(1,0) 7 -

Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.' CHIAVENATO, Idalberto. 2004, p.100. Tendo por base esse conceito, constituem aspectos visíveis da cultura organizacional:

a) medidas de produtividade e procedimentos de trabalho.
b) padrões de influência e estruturas de poder.
c) percepções e atitudes das pessoas.
d) sentimentos e normas grupais.
e) valores e expectativas.
(1,0) 8 -

Dentre as desvantagens do elevado grau de centralização de autoridade está a

a) dependência da hierarquia para tomada de decisões.
b) existência de decisões mais alinhadas aos objetivos empresariais.
c) facilidade de controle.
d) padronização de procedimentos.
e) rapidez na comunicação vertical.
(1,0) 9 -

Quando o gerente desenvolve tarefas que envolvem persuasão, comunicação e motivação para direcionar os esforços de seus subordinados, está exercendo o papel de

a) disseminador.
b) empreendedor.
c) monitor.
d) líder.
e) porta-voz.
(1,0) 10 -

A comunicação horizontal na empresa tem como propósito

a) constituir um canal de comunicação informal.
b) proporcionar coordenação e resolução de problemas interdepartamentais.
c) fornecer informações sobre objetivos e comportamentos esperados pela alta cúpula da empresa.
d) escrever, à direção executiva, problemas operacionais que comprometem o desempenho diário das atividades.
e) motivar os funcionários a adotar a missão e os valores culturais da organização.
(1,0) 11 -

A habilidade de o líder influenciar o comportamento das pessoas está relacionada a diferentes fontes de poder. O que caracteriza líder com poder de competência é o fato de sua

a) personalidade despertar a identificação, o respeito e a admiração dos subordinados.
b) posição administrativa formal na organização legitimar ordens impostas aos subordinados.
c) autoridade ser exercida por meio da outorga de recompensas a outras pessoas.
d) autonomia visar à punição ou à recomendação de sanções.
e) habilidade superior ou atuação gerar acolhida de recomendações em função de seu conhecimento especial.
(1,0) 12 -

Na gestão da qualidade: I. o ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo. II. no diagrama de causa e efeito as causas são agrupadas por categorias (máquinas, métodos, mão de obra, materiais) e semelhanças previamente estabelecidas, ou percebidas durante o processo de classificação. III. a matriz GUT é o gráfico de causa e efeito que representa os riscos potenciais, por meio de quantificações que buscam estabelecer resultados para abordá-los, visando minimizar os custos do processo. IV. a ferramenta 5W2H é utilizada principalmente no mapeamento e padronização de processos, na elaboração de planos de ação e no estabelecimento de procedimentos associados a indicadores. V. processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência intermitente com o objetivo de produzir bem ou serviço que tem valor para a empresa. Está correto o que consta SOMENTE em.

a) II, III e V.
b) I, II e IV.
c) III e IV.
d) II e V.
e) I, III e IV.
(1,0) 13 -

O Balanced Scorecard, segundo o modelo de Kaplan e Norton, traduz missão e estratégia em objetivos e medidas, organizados nas seguintes perspectivas:

a) financeira, da concorrência, do aprendizado e crescimento, dos fornecedores.
b) do cliente, dos fornecedores, dos compradores, da concorrência.
c) dos processos internos, do aprendizado e crescimento, dos concorrentes entrantes potenciais.
d) financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
e) do aprendizado e crescimento, dos fornecedores, do cliente e dos processos internos.
(1,0) 14 -

Tratando-se do Mapa Estratégico do TRE-RS, os objetivos estratégicos: 1) prestar serviços com excelência; 2) fortalecer as relações institucionais e 3) responsabilidade socioambiental são vinculados às perspectivas:

a) Sociedade e Processos Internos.
b) Visão e Sociedade.
c) Visão, Processos Internos e Recursos.
d) Processos Internos e Recursos.
e) Sociedade, Processos Internos e Recursos.
(1,0) 15 -

De acordo com os padrões de auditoria emitidos pela INTOSAI, quando o Tribunal de Contas do Estado verifica se a celebração de um contrato, entre uma entidade governamental e uma organização sem fins lucrativos, respeitou as exigências quanto às características destas últimas, o que está realizando é

a) verificação de conformidade com leis e regulamentos.
b) o planejamento de auditoria.
c) o estudo e avaliação dos controles internos.
d) uma auditoria da economia das atividades administrativas.
e) uma auditoria de efetividade de um programa.

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