Prova de Administração Pública 7 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Pública. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1. Administração Burocrática E Administração Gerencial.
2. Administração De Materiais.
3. Administração De Recursos Humanos.
4. Administração Direta.
5. Administração Indireta.
6. Administração Orçamentária.
7. Administração Pública: Do Modelo Racional-Legal Ao Paradigma Pós-Burocrático.
8. Agências Executivas.
9. Agências Reguladoras.
10. Agentes Públicos.
11. Análise E Desenvolvimento Organizacional.
12. Análise Swot.
13. Anulação E Revogação Dos Atos Administrativos.
14. Atendimento Ao Público.
15. Atos Administrativos - Conceito, Requisitos, Elementos, Atributos, Classificação, Espécies.
16. Auditoria E Fiscalização.
17. Avaliação De Desempenho Funcional.
18. Balanced Scorecard.
19. Bens Público.
20. Burocracia Ocidental Moderna.
21. Capital Social.
22. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
23. Cartão De Pagamentos Do Governo Federal (Cpgf).
24. Ciclo De Gestão Do Governo Federal.
25. Ciclo PDCA.
26. Ciência Política.
27. Clima Organizacional.
28. Código Civil.
29. Código De Conduta Da Alta Administração Federal.
30. Código De Ética Do Servidor Público Federal.
31. Comunicação.
32. Comunicacao Institucional.
33. Comunicação Na Gestão Pública E Gestão De Redes Organizacionais.
34. Comunicação No Serviço Público.
35. Conceitos, Elementos E Poderes Do Estado.
36. Contratos Administrativos: Conceito, Características E Formalização - Requisição.
37. Controle Da Administração Pública - Tipos E Formas De Controle - Controle Interno E Externo - Controle Pelos Tribunais De Contas - Controle Judiciário.
38. Convergências E Diferenças Entre A Gestão Pública E A Gestão Privada.
39. Cultura Organizacional.
40. Decreto 0027-2005.
41. Decreto Nº 2.271-1997.
42. Departamentalização.
43. Descentralização Administrativa.
44. Desconcentração.
45. Desestatização.
46. Despesas Públicas.
47. Empreendedorismo Governamental.
48. Empreendedorismo Governamental E Novas Lideranças No Setor Público.
49. Entidades Políticas E Administrativas - Natureza Jurídica E Características.
50. Entidades Políticas E Administrativas.
51. Espécies Da Administração Indireta ? Características - Regime Jurídico, Classificação E Espécies.
52. Estratégia De Crescimento.
53. Estratégia De Sobrevivência.
54. Estratégia Organizacional.
55. Estrutura Administrativa: Conceito, Elementos, Poderes Do Estado.
56. Estrutura Organizacional.
57. Estruturação Da Máquina Administrativa No Brasil Desde 1930: Dimensões Estruturais E Culturais.
58. Ética No Exercício Da Função Pública.
59. Ética, Públicidade Da Administração Pública.
60. Evolução Dos Modelos/Paradigmas De Gestão: A Nova Gestão Pública.
61. Excelência Nos Serviços Públicos.
62. Execução Do Contrato Administrativo: Direito E Obrigação Das Partes, Acompanhamento, Inexecução Do Contrato: Causas Justificadoras, Conseq\u00fcências Da Inexecução, Revisão, Rescisão E Suspensão Do Contrato.
63. Experiências De Reformas Administrativas.
64. Funçoes Do Governo.
65. Fundamentos Do Setor De Telecomunicacoes.
66. Garantia Contratual.
67. Gerenciamento De Projetos.
68. Gestão De Conflitos.
69. Gestão De Conhecimento.
70. Gestão De Contratos.
71. Gestão De Processos.
72. Gestão De Qualidade.
73. Gestão De Resultados Na Produção De Serviços Públicos.
74. Gestão Do Desempenho.
75. Gestão Estratégica.
76. Gestão Publica.
77. Gestão Pública Empreendedora.
78. Gestão Pública Versus Gestão Privada.
79. Governabilidade, Governança E Accountability.
80. Governo E Administração Pública.
81. Governo Eletrônico E Transparência.
82. Implementação De Políticas Públicas.
83. Improbidade Administrativa.
84. Lei Complementar Nº 123-2006 - Estatuto Da Micro E Pequena Empresa.
85. Lei N\u00b0 9.790-99 - Organizações Da Sociedade Civil De Interesse Público.
86. Lei Nº 0811-04.
87. Lei Nº 101-2000 - Lei De Responsabilidade Fiscal.
88. Lei Nº 8666-93.
89. Lei Nº 9.637-1998.
90. Lei Nº 9.784-1999.
91. Lei Nº 9.873-1999.
92. Licitação.
93. Liderança.
94. Modelos Teóricos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático E Gerencial.
95. Motivação.
96. Mudanças Institucionais: Conselhos, Organizações Sociais E Oscip.
97. Natureza Jurídica E Características.
98. Noções De Cidadania.
99. Noções De Processos Licitatórios.
100. Novas Tecnologias Gerenciais E Organizacionais E Sua Aplicação Na Administração Pública.
101. O Paradigma Do Cliente Na Gestão Pública.
102. O Processo De Modernização Da Administração Pública.
103. Orçamento Participativo.
104. Orçamento Programa.
105. Organização Administrativa Brasileira.
106. Organização Administrativa Da União.
107. Organização Administrativa: Centralização, Descentralização, Concentração E Desconcentração.
108. Organização Do Estado E Da Administração Pública.
109. Órgãos E Entidades Da Administração Federal - Natureza E Competências - Reformas Do Estado - Princípios E Instrumentos.
110. Oscips.
111. Parcerias Publico-Privadas.
112. Planejamento Estratégico.
113. Planejamento Organzacional.
114. Plano Diretor Para A Reforma Do Aparelho Do Estado.
115. Poder E Dominação.
116. Poderes Administrativos (Vinculado, Discricionário, Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar E De Polícia) - Características E Formas De Atuações.
117. Poderes E Deveres Do Administrador Público.
118. Polítca Nacional De Meio Ambiente.
119. Política Fiscal; Contratos E Convênios; Plano De Contas.
120. Políticas Públicas E Desenvolvimento Sustentável.
121. Princípios Da Administração Pública.
122. Princípios Fundamentais Da Administração Pública.
123. Princípios Orçamentários.
124. Procedimentos Com Correspondência.
125. Processo Administrativo.
126. Processo Administrativo No Âmbito Da Administração Pública Federal: Lei N.º 9.784/99.
127. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
128. Programa Nacional De Gestão Pública E Desburocratização.
129. Projetos.
130. Protocolo E Correspondência.
131. Qualidade Na Administração Pública.
132. Qualidade Total.
133. Recursos Humanos.
134. Redação.
135. Reengenharia.
136. Reforma Administrativa.
137. Reforma E Revitalizacao Do Estado.
138. Regime Dos Servidores Públicos Federais: Admissão, Demissão, Concurso Público, Estágios Probatórios, Vencimento Básico, Licença, Aposentadoria.
139. Relações Públicas.
140. Resoluções.
141. Resoluções Do Cnj.
142. Responsabilidade Civil Da Administração Pública.
143. Responsabilidade Socioambiental.
144. Servidores Públicos - Regime Jurídico ? Características - Direitos E Deveres - Responsabilidades.
145. Siape.
146. Sistema Integrado De Administração De Serviços Gerais (Siasg).
147. Tecnologia Da Informacao Na Administracao Publica.
148. Transparência.
* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

15 questões

0 horas e 45 minutos

1.002 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

Em sentido formal, a Administração Pública pode ser conceituada como o(a)

a) conjunto de funções necessárias aos serviços públicos em geral.
b) conjunto de órgãos instituídos para a consecução dos objetivos do Governo.
c) expressão política de comando e de fixação de objetivos do Estado.
d) união dos Poderes de Estado com funções atribuídas com precipuidade.
e) união de três elementos originários e indissociáveis: Povo, Território e Governo soberano.
(1,0) 2 -

rgão integrante da Administração Pública Federal publicou edital de licitação visando à realização de obra pública. Findo o procedimento licitatório, o administrador constatou que a verba orçamentária, que havia sido disponibilizada para a referida obra, deveria ser utilizada em outra finalidade pública de maior urgência, em decorrência de fato superveniente. Nessa situação, cabe ao administrador

a) celebrar o contrato com o licitante vencedor do certame e suspender a execução contratual até que haja disponibilidade de recursos financeiros.
b) celebrar o contrato com o licitante vencedor, inserindo, no ajuste, cláusula de modificação dos prazos de pagamento.
c) revogar o procedimento licitatório, assegurando ao licitante vencedor direito de defesa e indenização pelas despesas suportadas.
d) revogar o procedimento licitatório, sem necessidade de assegurar ao licitante vencedor direito de defesa ou indenização pelas despesas suportadas.
e) anular o certame licitatório, por vício de legalidade.
(1,0) 3 -

Com relação ao conceito de bem na gestão de recursos e patrimonial da administração pública, afirma-se que I - o conceito de bem está relacionado à utilidade, à quantidade e a um valor econômico ou riqueza; II - os bens são susceptíveis de apropriação, direitos e obrigações podendo ser designados como patrimônio; III - a gestão do patrimônio imobiliário inclui os bens imóveis e os bens não consumíveis; IV - a gestão do patrimônio mobiliário permanente inclui os bens móveis e os bens consumíveis. Estão corretas as afirmações

a) I e II, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) II e III, apenas.
e) III e IV, apenas.
(1,0) 4 -

Em seu sítio eletrônico http://www.tj.ro.gov.br, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia disponibiliza a consulta ao campo 'Instituição', onde podem ser obtidas informações sobre comarcas, estrutura organizacional, organograma e histórico, dentre outras possibilidades de pesquisa. A complexidade do TJ/RO traduz o conceito de administração que compreende

a) conjunto de regras e procedimentos que norteiam a conduta organizacional.
b) sistema estruturado que consolida um conjunto de princípios, processos e funções.
c) variáveis organizacionais complexas cuja amplitude favorece a gestão por objetivos.
d) planejamento com ênfase na cultura local.
e) técnicas de usos e costumes que permeiam o processo organizacional.
(1,0) 5 -

De acordo com o Código de Conduta da Alta Administração Federal, a autoridade pública deverá tornar pública a sua participação societária em empresa que negocie com o Poder Público, caso sua participação no capital seja superior a

a) 5% (cinco por cento).
b) 10% (dez por cento).
c) 15% (quinze por cento).
d) 25% (vinte e cinco por cento).
e) 50% (cinqüenta por cento).
(1,0) 6 -

As disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, compreendendo: I - o Poder Executivo; II - o Poder Legislativo, neste abrangidos os Tribunais de Contas; III - o Poder Judiciário; IV - o Ministério Público; V - as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes. Estão corretos os itens

a) I e II, apenas.
b) I e V, apenas.
c) I, IV e V, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
(1,0) 7 -

Sobre os contratos administrativos firmados entre entidade pública e terceiro, está INCORRETO afirmar que

a) podem ter prazo indeterminado de vigência, conforme previsão legal.
b) podem ser rescindidos unilateralmente pela Administração, nos casos previstos em lei.
c) admitem alterações bilaterais, isto é, por acordo das partes, nos casos previstos em lei.
d) admitem alteração unilateral pela Administração, em situações específicas.
e) admitem prorrogação dos seus prazos de início e de conclusão, por motivos específicos.
(1,0) 8 -

O controle judicial dos atos administrativos se estende à investigação de sua I - motivação; II - finalidade; III - causa. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
(1,0) 9 -

A revogação de um ato administrativo

a) impede a deflagração dos seus efeitos, no caso de ato ainda ineficaz.
b) produz os mesmos efeitos jurídicos da sua invalidação.
c) deve ser expressa, vedada a sua revogação implícita.
d) eve ser total, vedada a sua revogação parcial.
e) desconstitui os seus efeitos passados.
(1,0) 10 -

Nos casos de responsabilidade civil objetiva do Estado, a Administração se exime de responder pelo dano sofrido pelo administrado se

a) usente a culpa do agente.
b) ausente a intenção do agente em causar o dano.
c) a conduta estatal geradora do dano for lícita.
d) a conduta estatal foi sem relevo para o surgimento do dano.
e) se tratar de conduta meramente omissiva.
(1,0) 11 -

O poder disciplinar pode ser definido como 'a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração' (Hely Lopes Meirelles, in Direito Administrativo Brasileiro. 25a edição. Malheiros, 2000, p. 115). Assim, tem-se como característica do poder disciplinar a(o)

a) dispensa de motivação da punição disciplinar.
b) aplicação de pena com a mesma natureza da punição criminal.
c) distribuição e o escalonamento das funções executivas da Administração Pública.
d) possibilidade de aplicação da punição disciplinar, sem prejuízo da punição criminal.
e) princípio da pena específica, sem margem de discricionariedade ao aplicador da pena.
(1,0) 12 -

O instituto da requisição, previsto na Constituição Federal (artigo 5o, inciso XXV), autoriza às autoridades o uso de propriedade particular em determinadas situações, assegurando ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. Trata-se de exemplo típico de aplicação concreta de um dos princípios que norteia a Administração, que é o da

a) motivação.
b) ampla defesa.
c) segurança jurídica
d) controle judicial dos atos administrativos.
e) supremacia do interesse público sobre o privado.
(1,0) 13 -

Em sentido formal, a Administração Pública pode ser conceituada como o(a)

a) conjunto de funções necessárias aos serviços públicos em geral.
b) conjunto de órgãos instituídos para a consecução dos objetivos do Governo.
c) expressão política de comando e de fixação de objetivos do Estado.
d) união dos Poderes de Estado com funções atribuídas com precipuidade.
e) união de três elementos originários e indissociáveis: Povo, Território e Governo soberano.
(1,0) 14 -

Os órgãos integrantes da Administração Pública

a) possuem capacidade para celebrar contratos administrativos típicos.
b) possuem regular e ordinária capacidade para litigar em Juízo.
c) são centros de competências dotados de personalidade jurídica de direito privado.
d) são centros de competências dotados de personalidade jurídica de direito público.
e) são centros de competências destituídos de personalidade jurídica.
(1,0) 15 -

Analise as afirmativas a seguir a respeito das entidades da administração federal indireta. I - Empresas públicas e sociedades de economia mista só podem ser criadas por lei específica. II - As fundações públicas terão suas áreas de atuação definidas por meio de lei ordinária. III - A participação acionária de uma sociedade de economia mista em um grupo empresarial privado depende de autorização legislativa. IV- Aos empregados das sociedades de economia mista da União não são aplicáveis as mesmas vedações sobre acumulação de cargos, empregos e funções, que atingem os servidores das autarquias. É(São) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.

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