Prova de Agronomia 1 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Agronomia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1.Agricultura Orgânica
2.Agronomia - Geral
3.Agrotóxicos
4.Controle de Pragas
5.Fiscalização
6.Inspeção Sanitária
* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

15 questões

0 horas e 45 minutos

414 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

O conhecimento dos mecanismos de penetração dos herbicidas nos tecidos vegetais é fundamental para o sucesso do controle químico das plantas daninhas. Dessa forma, pode-se dizer que:

A eficiência de um determinado herbicida é diretamente proporcional à densidade de tricomas nas folhas.

Isto porque

Os tricomas presentes na superfície foliar podem interceptar as gotas pulverizadas, favorecendo assim sua absorção pela epiderme propriamente dita.

A esse respeito, pode-se concluir que

a)

as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

b)

as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

c)

a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

d)

a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.

e)

as duas afirmativas são falsas.

(1,0) 2 -

Em um campo de milho, cuja produtividade foi 5.000 kg/ha, a porcentagem de perda e a eficiência da colheitadeira utilizada, considerando-se que houve uma perda de 150 kg/ha, foram, respectivamente,

a)

3% e 97%

b)

4% e 96%

c)

5% e 95%

d)

7% e 93%

e)

10% e 90%

(1,0) 3 -

Para obter uma boa colheita de milho, o agricultor deve estar atento a algumas características como, por exemplo, o grau de umidade dos grãos na hora da colheita, cuja informação servirá para dimensionar a velocidade de rotação do cilindro debulhador. Tal velocidade deverá ser mais alta quanto maior for a umidade do grão.


Isto Porque

quanto mais alto for o grau de umidade dos grãos maior será a dificuldade em debulhá-los, exigindo maior rotação do cilindro batedor.

A esse respeito, pode-se concluir que

a)

as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

b)

as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

c)

as duas afirmativas são falsas.

d)

a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda falsa.

e)

a primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira.

(1,0) 4 -

Dadas as afirmativas abaixo, com base no tipo de germinação das sementes,

I. Na germinação epígea os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do epicótilo, como visto em sementes de feijão. Ao passo que na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do hipocótilo, como, por exemplo, em sementes de milho.

II. Na germinação epígea, os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do epicótilo, como em sementes de milho. Enquanto que, na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do hipocótilo, como, por exemplo, em sementes de feijão.

III. Na germinação epígea os cotilédones são postos para fora do solo pelo crescimento inicial rápido e vigoroso do hipocótilo, como por exemplo em sementes de feijão. Ao passo que na germinação hipógea, a parte aérea da plântula é posta para fora do solo pelo crescimento mais rápido do epicótilo, como visto, por exemplo, em sementes de milho.

verifica-se que

a)

somente a I está correta.

b)

somente a I está errada.

c)

somente a II está correta.

d)

somente a II está errada.

e)

somente a III está correta.

(1,0) 5 -

A Erosão é o processo de “desagregação e remoção de partículas do solo ou de fragmentos e partículas de rochas, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos (plantas e animais).” Dadas as seguintes afirmativas a esse respeito,

I. Erosão laminar é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal.

II. A erosão laminar é dificilmente perceptível; porém, em culturas perenes, pode-se perceber a sua ocorrência, após alguns anos, pela exposição das raízes.

III. O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido, podendo aprofundar-se devido à erosão das enxurradas, atingindo até alguns metros de profundidade.

IV. As voçorocas têm dimensões inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água sub-superficiais, por meio do fenômeno de piping.

são corretas

a)

I e II.

b)

I e III.

c)

II e III.

d)

II e IV.

e)

III e IV.

(1,0) 6 -

A lei de nº 11.326 de 24 de julho de 2006, alterada pela lei nº 12.058, de 13 de outubro de 2009, estabelece os conceitos, princípios e instrumentos destinados à formulação das políticas públicas direcionadas à agricultura familiar e empreendimentos familiares rurais. Assim, para efeito desta Lei, considera-se agricultor familiar aquele que

a)

detenha área entre 1 e 4 módulos fiscais.

b)

detenha área entre 4 e 8 módulos fiscais.

c)

detenha área entre 8 e 12 módulos fiscais.

d)

detenha área entre 12 e 16 módulos fiscais.

e)

detenha área entre 16 e 20 módulos fiscais.

(1,0) 7 -

“O APL Horticultura no Agreste visa beneficiar os produtores de hortaliças da região e aumentar a qualidade de vida e renda desse grupo, fortalecendo ações de cooperativismo, associativismo, capacitação em gestão, mercado e tecnologia, visando ao desenvolvimento regional.” Dadas as afirmativas seguintes, em relação às hortaliças cultivadas na região,

I. Embora a abóbora Maranhão seja a preferida na região Nordeste, visando à diversificação e mercado de exportação, os produtores alagoanos têm investido no cultivo de abóbora Goianinha, Butternut, híbrido Tetsukabuto e abobrinha de Tronco Redonda, e em tecnologias como o cultivo em estufas e instalação de packing house.

II. A alface, hortaliça folhosa mais plantada na região, apresenta um ciclo curto, o que permite mais de um plantio por ano e o escalonamento de plantio e produção, atendendo à demanda do mercado. Contudo, na região Nordeste, o ciclo da cultura é reduzido devido ao pendoamento precoce, pois com o aumento da temperatura, a planta emite o pendão floral precocemente, interrompendo a fase vegetativa e tornando o produto impróprio para consumo e comercialização, devido ao sabor amargo das folhas.

III. Na região cresce o interesse dos agricultores pela cultura do tomate, fruto rico em licopeno e contém vitamina C. Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com seu formato e sua finalidade de uso: 1. Santa Cruz, tradicional na culinária, empregado em saladas e molhos e de formato oblongo; 2. Caqui, usado em saladas e lanches, de formato redondo; 3. Saladete, ideal para saladas, de formato redondo; 4. Italiano, de formato oblongo tipicamente alongado, é utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas; 5. Cereja, "minitomate" redondo ou oblongo, utilizado como aperitivo ou em saladas.

IV. As couves nos últimos anos têm despertado o interesse dos produtores, sendo consideradas as mais plantadas na região agreste. Dentre as couves, a couve-flor assume papel importante devido a sua alta demanda e ótima adaptação à região.


verifica-se que estão corretas

a)

I e II, apenas.

b)

II e III, apenas.

c)

I e IV, apenas.

d)

II e IV, apenas.

e)

III e IV, apenas.

(1,0) 8 -

A respeito de algumas culturas de interesse regional em relação a pragas e doenças que as atacam, é correto afirmar que o (a):

a)

Bicudo (Anthonomus grandis) é um inseto que ataca os botões florais do cacaueiro.

b)

murcha bacteriana, causada pela bactéria Psdeudomonas solonacearum, ataca comumente as mudas de cana-de-açúcar.

c)

mandarová da mandioca (Erinnyis ello) é a principal praga que ataca os seringais, viveiros e jardins clonais de seringueira.

d)

Sigatoka negra (Mycosphaerella fijiensis), o Mal do Panamá (Fusarium oxysporium) são doenças da bananeira de ocorrência endêmica na Amazônia.

e)

Nenhuma das alternativas.

(1,0) 9 -

Com relação aos Equipamentos de Proteção Individual na aplicação de agrotóxicos, são características exigidas:

a)

A luva é um dos equipamentos de proteção mais importantes, pois protege as mãos, uma das partes do corpo com maior risco de exposição. A luva deve ser impermeável ao produto químico. Produtos que contêm solventes orgânicos, como por exemplo os concentrados emulsionáveis, devem ser manipulados com luvas de borracha látex ou PVC, pois estes materiais são impermeáveis aos solventes orgânicos.

b)

A viseira facial protege os olhos e o rosto contra respingos durante o manuseio e a aplicação. Quando houver somente a presença ou emissão de vapores ou partículas no ar, o uso da viseira, com o boné árabe, pode dispensar o uso do respirador, aumentando o conforto do trabalhador.

c)

Os respiradores, geralmente chamados de máscaras, têm o objetivo de evitar a inalação de vapores orgânicos, névoas ou finas partículas tóxicas através das vias respiratórias. Existem basicamente dois tipos de respiradores: sem manutenção (chamados de descartáveis) que possuem uma vida útil relativamente curta e recebem a sigla PFF (Peça Facial Filtrante), e os de baixa manutenção que possuem filtros especiais para reposição, normalmente mais duráveis.

d)

Jaleco e calça hidro-repelente devem ser confeccionados em tecido de algodão tratado para se tornarem hidro-repelentes, são apropriados para proteger o corpo dos respingos do produto formulado e não para conter exposições extremamente acentuadas ou jatos dirigidos. Os tecidos de algodão com tratamento hidro-repelente ajudam a evitar o molhamento e a passagem do produto tóxico para o interior da roupa, e não devem ser usados por longos períodos pois podem impedir a transpiração do aplicador.

e)

Nenhuma das alternativas.

(1,0) 10 -

Nos sistemas de manejo de solos, a produção de culturas está condicionada pela ação de vários fatores e pode ser observada diretamente, ou através de seus efeitos conjuntos. Dentre esses sistemas de manejo está correto o (a):

a)

uso exclusivo de nutrientes orgânicos.

b)

preparo mecanizado do solo.

c)

rotação de culturas.

d)

uso intensivo das áreas.

e)

Nenhuma das alternativas.

(1,0) 11 -

Os produtos fitossanitários contêm em seus rótulos uma faixa de cores distintas que indica o grau toxicológico de suas formulações. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta associação correta.

a)

Preto – Atóxico.

b)

Amarelo – Mediamente tóxico

c)

Verde – Altamente tóxico.

d)

Azul – Praticamente não tóxico.

e)

Nenhuma das alternativas.

(1,0) 12 -

Em relação às principais frutíferas cultivadas no estado de Alagoas, é incorreto afirmar:

a)

em uma lavoura de mamoeiro, o ideal é que todas as plantas sejam hermafroditas elongatas. Então no plantio de Sunrise Solo 72/12, são plantadas três mudas por cova e no início do florescimento, cerca de 3 a 4 meses após o plantio, é feita a sexagem.

b)

o maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa) apresenta autoincompatibilidade das flores que é caracterizada pelo não desenvolvimento do tubo polínico na mesma flor ou em flores da mesma planta. A polinização cruzada é feita pela mamangava; porém, para aumentar o rendimento da lavoura, os produtores têm adotado a polinização artificial.

c)

muitos problemas têm contribuído para a baixa produtividade dos bananais no Estado de Alagoas. Dentre eles, destacam-se o baixo nível tecnológico dos agricultores e o plantio em regiões marginais.

d)

a laranja Lima é a mais plantada em Alagoas, na região de Santana do Mundaú. Devido às características de seus frutos e à excelente produção, o estado exporta para todas as regiões do Brasil, sendo considerado na ultima década o maior produtor de laranja da região Nordeste e o terceiro do país.

e)

o abacaxi no estado de Alagoas é cultivado principalmente por pequenos agricultores de municípios como Arapiraca, Taquarana, Coité do Nóia e Limoeiro de Anadia, sendo a variedade Pérola a mais plantada.

(1,0) 13 -

Embora a água seja o recurso mais abundante do planeta, a sua deficiência no solo é um dos principais fatores que reduzem a produtividade das culturas. A esse respeito considere as afirmativas abaixo, julgando-as falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) O déficit hídrico apresenta vários efeitos sobre o crescimento das plantas, sendo um deles a limitação na expansão foliar, que pode ser vantajosa por reduzir a superfície transpirante; porém, reduz a fotossíntese total da folha.

( ) Plantas sob déficit hídrico, em geral, apresentam aumento na concentração do ácido abscísico, hormônio importante na indução do fechamento estomático.

( ) Em milho, o período reprodutivo é a fase em que a planta é menos sensível ao déficit hídrico.

( ) Algumas plantas exibem ajustamento osmótico quando submetidas a déficit hídrico no solo. Isto envolve redução no conteúdo de solutos celulares, incluindo açúcares, ácidos orgânicos, aminoácidos e íons inorgânicos.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo

a)

V, V, V, V.

b)

F, F, F, F.

c)

V, V, F, F.

d)

V, F, V, F .

e)

F, V, F, V .

(1,0) 14 -

A semente possui atributos de qualidades genética, física, fisiológica e sanitária que um grão não possui e que lhe confere a garantia de um bom desempenho para o estabelecimento de uma lavoura tecnicamente bem instalada.

Considerando a Lei n.º 10711, de 2003, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, é correto afirmar:

a)

a certificação de sementes consiste no processo de produção de sementes ou mudas, executado mediante controle de qualidade em todas as etapas do seu ciclo, incluindo o conhecimento da origem genética, sendo dispensável o controle de gerações.

b)

a produção de semente certificada de segunda geração – C2, fica dispensada da prévia inscrição dos campos de produção no MAPA, observados as normas e os padrões pertinentes a cada espécie.

c)

apenas as pessoas jurídicas que exerçam as atividades de produção, beneficiamento, embalagem, armazenamento, análise, comércio, importação e exportação de sementes e mudas ficam obrigadas à inscrição no RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas).

d)

ficam isentos da inscrição no RENASEM os assentados da reforma agrária e os indígenas que multipliquem sementes ou mudas para distribuição, troca ou comercialização entre si.

e)

no sistema de certificação, as sementes genéticas são as mais apropriadas para a distribuição aos agricultores, pois, além da garantia da origem genética, são produzidas em larga escala.

(1,0) 15 -

A eficiência de campo durante a operação de colheita é um importante parâmetro para determinar a capacidade de campo operacional, auxiliando na tomada de decisões a respeito do gerenciamento do sistema mecanizado. Dessa forma, considerando que uma colheitadeira, cuja plataforma apresenta largura útil de 4 m, trabalhando a uma velocidade de 4 km/h, colheu 2,4 ha de milho, no período de 2 horas, a capacidade teórica de colheita e a eficiência de campo serão, respectivamente,

a)

1,2 ha/h e 80%

b)

1,6 ha/h e 80%

c)

1,2 ha/h e 75%

d)

1,6 ha/h e 75%

e)

1,4 ha/h e 70%

Marcadores

Prova de Agronomia 1 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova de Agronomia 1 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova de Agronomia 1 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova de Agronomia 1 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova de Agronomia 1 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova de Agronomia 1 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
226.410 Concurseiros | 3.051 Simulados | 36.322 Questões | 9.882 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo