Simulados de Concursos > Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado/prova contém questões de concursos de várias bancas, tanto para nível médio como superior da matéria Ciências Sociais. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos questões de concursos anteriores, conforme editais mais recentes.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES DE CONCURSOS de Ciências Sociais
1.Ciências Sociais - Geral
* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado/prova de questões de concursos de Ciências Sociais.
63 alunos já responderam este simulado.
(1,0) 1 -

A política eleitoral constitui o mecanismo pelo qual o indivíduo, enquanto cidadão, pode reivindicar seu direito a bens e serviços. Embora como produtores imediatos os trabalhadores não tenham direito legal ao produto, como cidadãos podem obter tal direito via sistema político. Ademais, novamente como cidadãos e não como produtores imediatos, podem intervir na própria organização da produção e na alocação dos lucros.

(Adam Przeworsky. Capitalismo e Social-democracia, 1989, p. 24)

Neste trecho, o autor interpreta que

a)

a concepção social-democrata tem um conteúdo tático direcionado para a montagem de confrontos específicos no interior da ordem política que assegurem melhorias de condições de vida para a classe trabalhadora.

b)

o ingresso no jogo parlamentar, associado à restrição do voto, permite à social-democracia conquistar a composição parlamentar majoritária e incrementar a capacidade de organização política da classe trabalhadora.

c)

o objetivo estratégico da social-democracia é a revolução socialista, utilizando a legalidade burguesa para reincidir nos conflitos políticos distributivos e, com isso, abolir em curto prazo a estrutura produtiva nacional.

d)

a social-democracia defende o postulado de que o jogo político-eleitoral torna possível a organização da polarização social e, consequentemente, a implantação violenta da ditadura do proletariado.

e)

para a social-democracia, a ação política de natureza partidária e militar permite à classe trabalhadora adquirir consciência de classe e, dessa maneira, organizar-se para o desenvolvimento evolucionário, cooperativo e pacífico de uma sociedade comunista.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 próxima »

Marcadores

Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
363.471 Alunos | 3.337 Simulados | 39.042 Questões | 11.795 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2016 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo