Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado/prova contém questões de concursos de várias bancas, tanto para nível médio como superior da matéria Ciências Sociais. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos questões de concursos anteriores, conforme editais mais recentes.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES DE CONCURSOS de Ciências Sociais
1.Ciências Sociais - Geral
* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado/prova de questões de concursos de Ciências Sociais.

10 questões

0 horas e 30 minutos

49 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

A política eleitoral constitui o mecanismo pelo qual o indivíduo, enquanto cidadão, pode reivindicar seu direito a bens e serviços. Embora como produtores imediatos os trabalhadores não tenham direito legal ao produto, como cidadãos podem obter tal direito via sistema político. Ademais, novamente como cidadãos e não como produtores imediatos, podem intervir na própria organização da produção e na alocação dos lucros.

(Adam Przeworsky. Capitalismo e Social-democracia, 1989, p. 24)

Neste trecho, o autor interpreta que

a)

a concepção social-democrata tem um conteúdo tático direcionado para a montagem de confrontos específicos no interior da ordem política que assegurem melhorias de condições de vida para a classe trabalhadora.

b)

o ingresso no jogo parlamentar, associado à restrição do voto, permite à social-democracia conquistar a composição parlamentar majoritária e incrementar a capacidade de organização política da classe trabalhadora.

c)

o objetivo estratégico da social-democracia é a revolução socialista, utilizando a legalidade burguesa para reincidir nos conflitos políticos distributivos e, com isso, abolir em curto prazo a estrutura produtiva nacional.

d)

a social-democracia defende o postulado de que o jogo político-eleitoral torna possível a organização da polarização social e, consequentemente, a implantação violenta da ditadura do proletariado.

e)

para a social-democracia, a ação política de natureza partidária e militar permite à classe trabalhadora adquirir consciência de classe e, dessa maneira, organizar-se para o desenvolvimento evolucionário, cooperativo e pacífico de uma sociedade comunista.

(1,0) 2 -

A chamada "escola sociológica de Chicago" se constitui como uma tradição de pesquisa na sociologia norte-americana na primeira metade do século XX. Considere as seguintes proposições: 

I. O crescimento da estrutura urbana nas cidades apresenta dois padrões: o central e o axial. 

II. A moderna cidade industrial pode ser caracterizada como um mecanismo psicofísico dotado concomitantemente de uma ordem moral e de uma estrutura física. 

III. Uma das características típicas da moderna cidade industrial é a mobilidade propiciada aos indivíduos ou grupos, seja compreendida como locomoção espacial, seja como mobilidade vertical na ordem social. 

É correto o que se afirma em

a)

I, apenas.

b)

I e II, apenas.

c)

I e III, apenas.

d)

II e III, apenas.

e)

I, II e III.

(1,0) 3 -

Um dos objetivos centrais da obra de Pierre Bourdieu (1930-2002) é o estabelecimento dos fundamentos teóricos e epistemológicos da sociologia como ciência empírica. Nesse sentido, no livro O ofício do sociólogo, escrito em parceria com Jean-Claude Chamboredon e Jean Claude Passeron, admite como técnicas de ruptura com o saber imediato do senso comum:

a)

a crítica lexicológica, o objetivismo provisório e os artefatos.

b)

a crítica lexicológica, a estatística e a crítica lógica.

c)

a epistemologia, a crítica lógica e a vivência social.

d)

os modelos analógicos, os artefatos e os modelos miméticos.

e)

a definição provisória, o empiricismo e a estatística.

(1,0) 4 -

Entre os requisitos necessários para o funcionamento da poliarquia, Robert Dahl estabelece a presença de algumas garantias institucionais, tais como:

a)

liberdade de associação, autoridades eleitas e hegemonia inclusiva.

b)

eleições periódicas e idôneas, legitimidade carismática e controle da agenda.

c)

sufrágio universal inclusivo, autoridades eleitas e liberdade de expressão.

d)

eleições periódicas e idôneas, liberdade de expressão e hegemonia inclusiva.

e)

sufrágio universal inclusivo, controle da agenda e legitimidade carismática.

(1,0) 5 -

Consiste a se observar observando, a observar o observador em seu trabalho de observação ou de transcrição de suas observações, por um retorno sobre a experiência do campo, sobre a relação com os informantes.

O trecho acima se refere ao seguinte instrumental de pesquisa:

a)

análise de redes sociais.

b)

estudo de trajetórias.

c)

objetivação participante.

d)

grupo focal.

e)

survey.

(1,0) 6 -

No que se refere ao espaço urbano, segundo o paradigma estrutural-funcional marxista, é correto afirmar:

a)

Os loteamentos periféricos das cidades respondem às necessidades sistêmicas de reprodução da força de trabalho, de descapitalização da renda crescente do capital financeiro e de desorganização da mobilização da classe trabalhadora.

b)

Os movimentos sociais urbanos contribuem estruturalmente para a valorização sistêmica dos loteamentos centrais, pois reduzem os custos de reprodução da força de trabalho e legitimam a dominação simbólica do capital.

c)

O cenário da cidade é moldado pelo processo de acumulação do capital e envolve os conflitos pelo consumo do ambiente construído, no qual tomam parte três usuários fundamentais: o capital fundiário, o Estado e o Trabalho.

d)

A atuação do Estado no espaço urbano cumpre funções sistêmicas para o modo de produção capitalista, quais sejam, a de prover os bens de consumo coletivo, promover o circuito de valorização do capital e legitimar a dominação capitalista.

e)

O modo de apropriação capitalista do espaço urbano implica na redistribuição equitativa dos bens de consumo coletivo, dos meios de mobilidade nas periferias e subúrbios e das formas coletivas de desorganização.

(1,0) 7 -

Historicamente, o processo de ampliação da cidadania produziu a incorporação progressiva de diferentes segmentos populacionais à igualdade formal e a expansão da codificação de direitos nas instituições dos estados nacionais. De acordo com essa perspectiva, o conceito de cidadania incluiu sucessivamente

a)

direitos políticos, direitos civis e direitos sociais.

b)

direitos civis, direitos sociais e direitos políticos.

c)

direitos civis, direitos políticos e direitos sociais.

d)

direitos sociais, direitos civis e direitos políticos.

e)

direitos humanos, direitos políticos e direitos civis.

(1,0) 8 -

O conceito de dependência tem pelo menos três versões. A versão cepalina, do Celso Furtado, que aparece em seu livro sobre teoria do desenvolvimento, de 1967; a versão do ......, que de certa maneira se casa mais com a teoria do Wallerstein sobre a economia no mundo; e a versão do Fernando Henrique Cardoso e do Enzo Faletto, que também tem várias etapas de desenvolvimento. Uma coisa foi dita em 60, outras são agregadas em 70. 

(José Luís Fiori. Teoria e Debate, nov./dez. 1996)

Preenche corretamente a lacuna do texto acima:

a)

Ruy Mauro Marini

b)

André Gunder Frank

c)

Sérgio Buarque de Hollanda

d)

Florestan Fernandes

e)

Gino Germani

(1,0) 9 -

A característica fundamental na definição de fato social é

a)

generalidade.

b)

exterioridade.

c)

sistematicidade.

d)

objetividade.

e)

coercitividade.

(1,0) 10 -

No dia 24 de novembro de 2009, o Correio Brasiliense informava que em breve coletiva à imprensa, o presidente Mahmud Ahmadinejad disse que os dois países procuram resolver os problemas do mundo, combater as injustiças e buscam um mundo livre de armas de destruição em massa, particularmente armas nucleares. Aproveitou para defender, diante do anfitrião, o ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. 

Indique o trecho de matéria que tem nexo político e geográfico com a notícia acima.

a)

A Coreia do Norte irá "pagar um preço" se continuar com seus testes nucleares e de mísseis, violando resoluções internacionais. (O Estado de S. Paulo - 26/05/2009)

b)

A Índia, que realizou seu primeiro teste atômico em 1974 e se declarou potência nuclear em 1998, lançou um ambicioso programa em 1983 para fabricar seus próprios mísseis. (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/10/12)

c)

 Os nacionalistas balúchis também se sentem incomodados porque o exército paquistanês realizou em sua região em 1998 os testes atômicos que demonstram sua capacidade nuclear, mas tem todos os silos atômicos no Punjab. (http://blog.controversia.com.br. Acesso 15/12/2009)

d)

Entre todos os países que realizaram testes nucleares, apenas a África do Sul desistiu da bomba atômica. (www.veja.abril.com.br. Acesso em 15/12/2009)

e)

O governo iraniano anunciou ontem que planeja construir dez novas usinas de enriquecimento de urânio, em um claro gesto de desafio às potências ocidentais após a censura da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), na sexta-feira. (O Estado de S. Paulo. 30/11/200)

Marcadores

Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova de Ciências Sociais 4 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
224.668 Concurseiros | 3.046 Simulados | 36.281 Questões | 9.846 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo