Prova de Ética na Administração Pública 2 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Ética na Administração Pública. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1. A Gestão Da Ética Nas Empresas Públicas E Privadas.
2. Atitudes No Serviço.
3. Código De Conduta Da Alta Administração Pública.
4. Código De Ética Aneel.
5. Código De Ética Da Caixa (Disponível No Sítio Da Caixa Na Internet).
6. Código De Ética Da ECT.
7. Código De Ética Profissional Do Servidor Público Civil Do Poder Executivo Federal - Decreto Nº 1.171, De 22/6/1994. Comportamento Profissional.
8. Código Penal.
9. Comissão De Ética.
10. Conceitos: Ética, Moral, Valores E Virtudes.
11. Conflito De Interesses No Serviço Público (Resolução Nº 08, De 25/9/2003, Da Comissão De Ética Pública Da Presidência Da República).
12. Decreto 1.171.
13. Decreto Nº 6.029 De 2007.
14. Ética Aplicada: Noções De Ética Empresarial E Profissional.
15. Ética E Responsabilidade Social.
16. Ética Geral.
17. Ética Na Administração Pública E Privada.
18. Ética No Exercício Da Função Pública.
19. Garantias Fundamentais.
20. Lei Nº 8.429-92 - Lei De Improbidade Administrativa.
21. Lei Nº 8078/90 ? Código De Defesado Consumidor.
22. Lei Postal Nº 6.538/78.
23. O Padrão Ético No Serviço Público.
24. Organização Do Trabalho.
25. Princípios Constitucionais Da Administração Pública.
26. Prioridade Em Serviço.
27. Regime Disciplinar.
28. Regime Jurídico.
29. Sistema De Gestão Da Ética Do Poder Executivo Federal (Decreto Nº 6.029, De 1º/2/2007).
* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

10 questões

0 horas e 30 minutos

559 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

Qual das afirmações a seguir está em DESACORDO, com o Código de Ética, Decreto no 1.171, de 22 de junho de 1994, incluídas suas alterações posteriores, e com a Constituição Federal de 1988?

a) O trabalho de uma comissão de ética pública deve ser pautado pelos princípios constitucionais da administração pública, pelos princípios legais atinentes aos processos administrativos e pelos princípios específicos de sua norma regulamentar constituitiva, dentre outros.
b) O Código de Ética dispõe que deve haver tratamento cortês e com boa vontade aos administrados.
c) O Código de Ética é aplicável não somente aos servidores públicos, mas também àqueles que sejam, de alguma forma, ligados ao órgão federal, mesmo que excepcionalmente.
d) Uma comissão de ética pública, após a devida instrução preliminar, pode decidir pela pena de suspensão de um servidor, por falta de urbanidade.
e) Um cidadão pode dirigir uma petição, com reclamação sobre falta de urbanidade no tratamento recebido em órgão federal
(1,0) 2 -

Tendo como referência o Código de Ética, aprovado pelo Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, incluídas suas alterações posteriores, bem como as disposições pertinentes da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, consolidada com as suas várias alterações posteriores, analise as afirmações a seguir. I - O referido código só é aplicável aos servidores efetivos, não vinculando os servidores temporários. II - A comissão de ética tem como atribuição fornecer dados, para utilização nos processos de progressão funcional dos servidores. III - A formação de uma comissão de ética específica, no âmbito dos diversos órgãos federais, é compulsória. IV- A comissão de ética pode aplicar a pena de suspensão, prevista na Lei nº 8.112, de 1990, considerada sua alteração no referido Decreto. É(São) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.
(1,0) 3 -

A respeito das normas de conduta ética que pautam as atividades exercidas pelos empregados e dirigentes da CAIXA, pode-se afirmar que: I - as situações de provocação e constrangimento no ambiente de trabalho devem ser eliminadas; II - os fornecedores habituais da CAIXA devem ter prioridade de contratação quando da demanda por novos serviços; III - no exercício profissional, os interesses da CAIXA têm prioridade sobre interesses pessoais de seus empregados e dirigentes; IV- não se admite qualquer espécie de preconceito, seja este relacionado a origem, raça, cor, idade, religião, credo ou classe social. Estão corretas as afirmativas

a) I e III, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
(1,0) 4 -

Acerca das situações de conflito de interesse a que podem estar sujeitos os servidos públicos, em razão da função ou cargo público exercido, foram feitas as afirmativas a seguir. I - O servidor público deve comunicar a ocorrência de conflito de interesse ao seu superior hierárquico. II - O servidor público, para resolver o conflito de interesse existente, pode transferir a propriedade dos bens relacionados ao referido conflito a sua esposa ou filhos. III - Haverá conflito de interesse quando o servidor público mantiver vínculo de negócio com pessoa física ou jurídica que tenha interesse em sua decisão individual. IV- Haverá conflito de interesse quando o servidor público exercer atividade na iniciativa privada que, pela sua natureza, implique utilização de informação inerente ao cargo público ocupado. Estão corretas as afirmativas

a) I e III, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
(1,0) 5 -

Qual das afirmações a seguir está em DESACORDO, com o Código de Ética, Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, incluídas suas alterações posteriores, e com a Constituição Federal de 1988?

a) O trabalho de uma comissão de ética pública deve ser pautado pelos princípios constitucionais da administração pública, pelos princípios legais atinentes aos processos administrativos e pelos princípios específicos de sua norma regulamentar constituitiva, dentre outros.
b) O Código de Ética dispõe que deve haver tratamento cortês e com boa vontade aos administrados.
c) O Código de Ética é aplicável não somente aos servidores públicos, mas também àqueles que sejam, de alguma forma, ligados ao órgão federal, mesmo que excepcionalmente.
d) Uma comissão de ética pública, após a devida instrução preliminar, pode decidir pela pena de suspensão de um servidor, por falta de urbanidade.
e) Um cidadão pode dirigir uma petição, com reclamação sobre falta de urbanidade no tratamento recebido em órgão federal.
(1,0) 6 -

Considerando o padrão ético a ser observado pelo servidor público do Poder Executivo Federal, pode-se afirmar que a este: I - é vedado o uso de amizades para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; II - compete facilitar a fiscalização de seus atos, por quem de direito; III - é vedado permitir que antipatias pessoais interfiram no trato com o público; IV- compete cumprir, sem questionamento, as instruções recebidas de seus superiores hierárquicos, ainda que, segundo seu julgamento, sejam estas contrárias às normas legais. Estão corretas as afirmativas

a) I e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
(1,0) 7 -

Qual dos tópicos abaixo NÃO corresponde a um princípio ou norma de conduta ética prevista no Código de Ética da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL?

a) Compromisso com o oferecimento de produtos e serviços de qualidade, que atendam ou superem as expectativas dos clientes.
b) Eliminação das situações de provocação entre empregados que importem diminuição de seu amor-próprio e de sua integridade moral.
c) Incentivo à participação voluntária de seus empregados em atividades sociais destinadas a resgatar a cidadania do povo brasileiro.
d) Contínua concentração de suas atividades nos segmentos financeiros de maior rentabilidade, com vistas à maximização do investimento público.
e) Garantia de proteção, contra qualquer forma de represália ou discriminação profissional, àqueles que denunciem violação ao Código de Ética.
(1,0) 8 -

A respeito do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as assertivas abaixo. I - É dever do servidor retirar da repartição pública os documentos necessários ao cumprimento de suas funções, quando não puder finalizá-las no horário do expediente administrativo. II - É vedado ao servidor público alterar ou deturpar o teor de documentos que devam ser encaminhados para providências. III - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se confunde com a vida particular de cada servidor público, pois os fatos e atos verificados na conduta privada do agente público não podem repercutir sobre o seu bom conceito na vida funcional. É (São) correta(s) APENAS a(s) assertiva(s),

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e III.
e) II e III.
(1,0) 9 -

Analise os itens que se seguem, relativos aos deveres fundamentais do servidor público. I - Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público. II - Omitir a verdade sobre fato para beneficiar o cidadão. III - Ser eficiente no cumprimento de suas tarefas sem ter que estar regularmente presente ao local de trabalho. IV - Facilitar a fiscalização de todos os atos ou serviços por quem de direito. De acordo com o Decreto no 1.171/1994, correspondente ao Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, estão corretos APENAS os itens

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
(1,0) 10 -

Uma viatura de Secretaria Municipal, fora do horário de expediente e dirigida por servidor, na contramão, abalroou um veículo particular, ocasionando-lhe perda total, sem vítimas. Neste caso, o:

a) servidor deverá arcar com o prejuízo, se comprovado o uso inapropriado da viatura, cabendo ação de regresso.
b) servidor deverá arcar com o prejuízo, tendo em vista a responsabilidade objetiva do Estado, cabendo ação de regresso.
c) erário deverá arcar com o prejuízo, se comprovado o uso inapropriado da viatura, cabendo ação de regresso.
d) erário deverá arcar com o prejuízo, tendo em vista a responsabilidade objetiva do Estado, cabendo ação de regresso.
e) rário não deverá arcar com o prejuízo, tendo em vista a responsabilidade objetiva do Estado, cabendo ação de regresso.

Marcadores

Prova de Ética na Administração Pública 2 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova de Ética na Administração Pública 2 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova de Ética na Administração Pública 2 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova de Ética na Administração Pública 2 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova de Ética na Administração Pública 2 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova de Ética na Administração Pública 2 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
192.514 Concurseiros | 2.899 Simulados | 34.880 Questões | 8.988 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo