Prova de Medicina 1 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado/prova contém questões de concursos de várias bancas, tanto para nível médio como superior da matéria Medicina. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos questões de concursos anteriores, conforme editais mais recentes.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES DE CONCURSOS de Medicina
1.Características das Lesões
2.Cardiologia
3.Clínica Médica
4.Diagnóstico Laboratorial
5.Documentos Médicos-Legais
6.Doenças
7.Endocrinologia
8.Epidemiologia
9.Ética Profissional - Médica
10.Gastroenterologia
11.Ginecologia e Obstetrícia
12.Infectologia
13.Medicina - Geral
14.Medicina do Trabalho
15.Medicina Legal
16.Nefrologia
17.Neurologia
18.Ortopedia
19.Perícia - Medicina
20.Pneumologia
21.Reumatologia
22.Sexologia Forense
23.Tanatologia
24.Tipo de Lesão
* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado/prova de questões de concursos de Medicina.

10 questões

0 horas e 30 minutos

69 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

 

Um paciente de 50 anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica há 10 anos, procurou avaliação médica e recebeu diagnóstico de cardiopatia hipertensiva. Tendo o quadro clínico acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca de cardiopatia hipertensiva.

 

A hipertrofia ventricular excêntrica, precocemente encontrada nessa doença cardíaca, é uma alteração marcante e representa uma adaptação típica do coração a uma elevação da pós-carga de trabalho do coração, que se associa ao aumento da pressão arterial sistêmica. 

Certa.
Errada.
(1,0) 2 -

 

Um paciente de 50 anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica há 10 anos, procurou avaliação médica e recebeu diagnóstico de cardiopatia hipertensiva. Tendo o quadro clínico acima como referência inicial, julgue os
seguintes itens, acerca de cardiopatia hipertensiva.

 

Os medicamentos anti-hipertensivos reduzem a massa ventricular esquerda em tratamentos de longa duração, especialmente aqueles que agem na modulação da atividade adrenérgica ou no sistema renina-angiotensina. 

Certa.
Errada.
(1,0) 3 -

 

Uma jovem com 18 anos de idade procurou atendimento médico com relato de artrite migratória no joelho direito e no punho esquerdo 18 dias após ter apresentado amidalite, quando passou a apresentar palpitações taquicárdicas e dispnéia aos grandes esforços. O exame físico mostrou taquicardia, hipofonese da primeira bulha e sopro sistólico suave em área mitral.
A investigação propedêutica permitiu realizar o diagnóstico de cardite reumática.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

 

A cintilografia miocárdica com gálio-67 permite detectar a presença de processo inflamatório no músculo cardíaco, e é útil nessa situação clínica, principalmente nos casos de dúvida diagnóstica.

Certa.
Errada.
(1,0) 4 -

 

Uma mulher com 28 anos de idade relatou episódios de mal-estar e escurecimento visual, seguidos de perda de consciência, desencadeados por esforços físicos. Segundo relato de familiares, esses episódios não se acompanhavam de liberação esfincteriana nem de convulsões tônico-clônicas. Em cada episódio, após cerca de 3 minutos, ela recobrava a consciência sem seqüelas. A paciente queixou-se, também, de dispnéia aos grandes esforços, associada a palpitações. No exame físico, ela estava acianótica, sem baqueteamento dos dedos, sem estase jugular, com ritmo cardíaco regular em três tempos (quarta bulha), com hiperfonese e desdobramento amplo de segunda bulha em foco pulmonar, sem sopros, com freqüência cardíaca de 98 bpm, com pressão arterial de 100 mm Hg × 70 mmHg, com os pulsos carotídeos, radiais e pediosos presentes, simétricos e normais. Sem outras particularidades. O eletrocardiograma convencional dessa paciente evidenciou ritmo sinusal, eixo do QRS desviado para a direita, importante sobrecarga ventricular direita. A sua radiografia de tórax mostrou área cardíaca normal, com abaulamento do arco da artéria pulmonar e aumento de calibre dos ramos pulmonares direito e esquerdo, arco aórtico de dimensão normal, hilos pulmonares sem congestão, seios costofrênicos livres. 
Acerca desse caso clínico, julgue os seguintes itens.

 

De uma maneira geral, devem ser consideradas como possíveis causas do principal diagnóstico de casos como o descrito as doenças vasculares do colágeno, as doenças respiratórias relacionadas ao sono, as hemoglobinopatias e o tromboembolismo crônico.

Certa.
Errada.
(1,0) 5 -

 

Um paciente com 28 anos de idade buscou atendimento
cardiológico com queixas de dor precordial e palpitações.
No seu exame físico, foram constatados ritmo cardíaco regular em 3 tempos (quarta bulha), com sopro sistólico ejetivo, em crescendo-decrescendo, mais bem audível na borda esternal esquerda média, e outro sopro holossistólico em área mitral. Sem outras particularidades. O eletrocardiograma convencional desse paciente mostrou ritmo sinusal, com sobrecarga ventricular esquerda importante e alterações secundárias da repolarização ventricular, e o ecocardiograma mostrou achados característicos de miocardiopatia hipertrófica, forma obstrutiva. 

Com respeito a esse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.

 

História familiar de morte súbita, presença de alterações genéticas do cromossomo 14, registro de taquicardia ventricular não-sustentada e síncope recorrente são exemplos de fatores predisponentes para morte súbita nos pacientes com a doença miocárdica em questão.

Certa.
Errada.
(1,0) 6 -

 

O balão intra-aórtico (BIA) é um dispositivo que funciona em série com o coração e necessita que haja atividade cardíaca. Acerca dos aspectos envolvidos nesse equipamento, julgue os itens que se seguem.

 

O único gás utilizado nos BIAs, é o hélio.

Certa.
Errada.
(1,0) 7 -

 

O balão intra-aórtico (BIA) é um dispositivo que funciona em série com o coração e necessita que haja atividade cardíaca. Acerca dos aspectos envolvidos nesse equipamento, julgue os itens que se
seguem.

 

Insuficiência aórtica, dissecção de aorta e lesão cerebral irreversível são exemplos de contraindicações para o uso do BIA.

Certa.
Errada.
(1,0) 8 -

 

O balão intra-aórtico (BIA) é um dispositivo que funciona em série com o coração e necessita que haja atividade cardíaca. Acerca dos aspectos envolvidos nesse equipamento, julgue os itens que se seguem.

 

O monitor do console do BIA possui dois ajustes básicos, um para comandar a insuflação e outro para o esvaziamento. Cada ajuste permite que se varie a posição de uma barra vertical sobre o traçado do ECG e a posição dessa barra em relação ao traçado define o ponto em que o evento deve ocorrer.

Certa.
Errada.
(1,0) 9 -

 

As crises hipoxêmicas (ou de anoxia) são episódios que ocorrem em associação a algumas cardiopatias congênitas. Com referência a essas crises, julgue os itens seguintes.

 

Tetralogia de Fallot, atresia tricúspide, estenose pulmonar grave, grande comunicação interventricular e defeito do coxim endocárdico são as principais cardiopatias associadas a crises hipoxêmicas.

Certa.
Errada.
(1,0) 10 -

 

A segurança e a efetividade oferecidas pelos sistemas de estimulação artificial fizeram que tais procedimentos se tornassem indispensáveis em cenários de pronto-socorro e unidades coronarianas. Acerca dos sistemas de marca-passos (MP) provisórios e da estimulação cardíaca temporária, julgue os itens que se seguem.

 

O implante de cabo-eletrodo ventricular endocárdico pode ser feito com auxílio de radioscopia, com ajuda de ecocardiógrafo (à beira do leito) e de eletrocardiograma endocavitário, observando-se, nesse caso, que a corrente de lesão supepicárdica que acompanha os complexos QRS indica o grau de impactação e não deve ser maior que 10 mm.

Certa.
Errada.

Marcadores

Prova de Medicina 1 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova de Medicina 1 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova de Medicina 1 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova de Medicina 1 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova de Medicina 1 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova de Medicina 1 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
226.798 Concurseiros | 3.051 Simulados | 36.322 Questões | 9.892 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo