Prova de Pedagogia 4 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria de Pedagogia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1.APM
2.Avaliação da Aprendizagem
3.Bases Legais da Educação Nacional
4.Charlot - 2005
5.Comunicação e à Interação Grupal no Processo de Planejamento
6.Concepções Pedagógicas
7.Controle Social de Ações Governamentais
8.Currículo
9.Cury (2003)
10.Decreto 12.983/1978 - Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres
11.Deliberação CEE 01/1999
12.Deliberação CEE 21/2001
13.Desenvolvimento Infantil
14.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
15.EaD (Educação a Distância)
16.Educação Continuada dos Profissionais da Escola
17.Educação Corporativa
18.Educação Espe
19.Educação Profissional e Técnica
20.EJA
21.ENEM
22.Específico do Estado de São Paulo
23.Ética Profissional - Pedagogo
24.Funções Socioculturais da Escola
25.Gestão de Pessoas
26.Globalização
27.Hernández (1998)
28.Interculturalidade
29.LDB - Diretrizes Curriculares
30.LDB - Lei 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
31.Legislação
32.Mecanismos de Participação
33.Metodologia de Projetos e a Interdisciplinaridade
34.Multiculturalismo
35.Papel da Pedagogia nas Instituições
36.Papel Político-Pedagógico da Escola
37.Pedagogia - Geral
38.Pedagogo
39.Pesquisa Participante
40.Piaget
41.Planejamento
42.Planejamento de Ensino e seus Elementos Constitutivos
43.Processo de Formação dos Professores
44.Processo Educativo
45.Projeto Pedagógico
46.Proposta Curricular
47.Schwartzman
48.Sistema de Ensino Brasileiro
49.Sistema Escolar
50.Supervisão Escolar
51.Tecnologia na Educação
52.Tipos de Lideranças e às Relações Humanas no Trabalho
53.Vygotsky
* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

15 questões

0 horas e 45 minutos

1.761 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

Considere as seguintes interpretações realizadas pela escola:

- A criança de baixa renda não aprende porque apresenta déficit cognitivo.

- A criança de baixa renda não aprende porque é culturalmente pobre.

- A criança de baixa renda não aprende porque é desnutrida.

Diante disso, o resultado de sua ação se relaciona à ideia de

a)

inclusão social.

b)

capacitação intelectual.

c)

eficiência escolar.

d)

fracasso escolar.

e)

redução da desigualdade social.

(1,0) 2 -

A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de

a)

conseguir organizar o ensino de forma a combater o atraso cultural das pessoas com baixo poder aquisitivo.

b)

vencer os problemas decorrentes da heterogeneidade cultural existente entre as crianças, os jovens e os adultos.

c)

conquistar melhores patamares de eficiência no processo educativo de sua clientela multicultural.

d)

produzir o sucesso escolar e de alcançar os fins educacionais assegurados constitucionalmente.

e)

realizar uma proposta educacional que padronize os diferentes comportamentos dos alunos para, assim, evitar as várias transgressões nela existentes.

(1,0) 3 -

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96), os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:

I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

II. Infraestrutura adequada para as várias necessidades existentes, na esfera pública bem como na esfera privada.

III. Professores com especialização adequada em nível superior, para atendimento especializado na educação regular e nos cursos de formação continuada.

IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade.

Está correto o que se afirma APENAS em

a)

I e II.

b)

I e IV.

c)

II e III.

d)

II, III e IV.

e)

I, III e IV.

(1,0) 4 -

Nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender. Aprender para construir-se em um triplo processo de “hominização” (tornar-se homem), de singularização (tor- nar-se exemplo único de homem), de socialização (tornar- se membro de uma comunidade, partilhando seus valores e ocupando um lugar nela). Aprender para viver com outros homens com quem o mundo é partilhado. Aprender para apropriar-se do mundo, de uma parte desse mundo, e para participar da construção de um mundo pré- existente.

Portanto, aprender é

a)

entrar em um conjunto de relações e processos que constituem um sistema de sentido.

b)

sistematizar as experiências significativas vividas, refletidas e sentidas.

c)

um processo permanente de visão e revisão das relações sociais.

d)

dar sentido ao conjunto de ações e reações que o fazer humano gera.

e)

refletir sobre as ações realizadas, visando planejar o fazer futuro sem erros, em função do bem comum.

(1,0) 5 -

A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido.

Pode-se afirmar, portanto, que ensinoaprendizagem pressupõe

a)

a memorização do objeto que se quer aprender que já é, em si, um conhecimento apreendido.

b)

um complexo sistema de transmissão intencional de um dado conhecimento para que possa ser apreendido por outro sujeito.

c)

no ato de conhecer, a significação da realidade e na práxis, o poder da transformação.

d)

o conhecimento prévio para a aquisição de novos conhecimentos.

e)

o estabelecimento de procedimentos e normas que garantam avaliações da efetiva aprendizagem.

(1,0) 6 -

Na teoria crítica do conhecimento, métodos e metodologias

a)

são sinônimos.

b)

traduzem a habilidade em ensinar do professor.

c)

não são relevantes para a prática de professores.

d)

expressam a competência técnica do professor, especialmente na variedade de sua forma de atuar.

e)

organizam o trabalho do professor porque traduzem a teoria que embasa a sua prática.

(1,0) 7 -

Fundamentado na teoria crítica é papel do professor

a)

transmitir os seus conhecimentos às crianças, jovens e adultos para que estes aprendam a viver melhor.

b)

transformar seus saberes em conhecimento sistematizado para os alunos obterem bons resultados nas avaliações institucionais.

c)

criar as possibilidades para a produção ou construção do conhecimento.

d)

desenvolver suas atividades independente do projeto político pedagógico da escola.

e)

não corrigir os alunos no desenvolvimento das atividades, pois o processo de correção inibe sua criatividade.

(1,0) 8 -

Uma boa avaliação, independente de ocorrer em ambientes escolares ou não-escolares depende da nítida correspondência dessa com o processo pedagógico vivenciado. Partindo dessa premissa, leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas:

I. A construção dos itens avaliativos deve ser deduzida diretamente dos objetivos formulados para o treinamento.

II. A finalidade imediata de um treinamento é a aprendizagem; o fato de que muitos treinamentos não possuem objetivos formulados em termos de desempenho impede que a avaliação eficaz ocorra.

III. Muitas vezes elabora-se um conjunto de itens avaliativos baseados numa amostragem do conteúdo incluído no programa.

IV. Assim, o controle do processo dificilmente fica nas mãos do avaliador, passando para as do especialista em conteúdo, o que impede uma apropriada construção e uma análise de itens avaliativos da aprendizagem.

a)

Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

b)

Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

c)

Apenas a assertiva I está correta.

d)

Todas as assertivas estão corretas.

e)

Apenas a assertiva II está correta

(1,0) 9 -

O plano de curso geralmente apresenta elementos fundamentais na sua configuração. Assinale o item que NÃO é específico do Plano de Curso.

a)

Objetivos do Curso.

b)

Carga horária e componentes curriculares.

c)

Dias e horários.

d)

Critérios e procedimentos de acompanhamento, avaliação, recuperação, promoção, retenção e bibliografia.

e)

Prova.

(1,0) 10 -

Quanto ao Plano de Curso, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Depois, escolha a alternativa CORRETA:

I. Define-se plano como sendo um conjunto de medidas ou providências a serem tomadas para a realização de um determinado evento.

II. O plano ou projeto se constitui naquilo que se tem a intenção de fazer.

III. O Plano de Curso proporciona ao aluno, ao professor e a toda a comunidade uma visão da trajetória e do perfil do curso.

IV. Uma leitura atenta facilitará o desenvolvimento correto das várias fases e mostrará também literatura, endereços eletrônicos, bibliografia e tópicos complementares que deverão ser trabalhados no curso.

a)

A sequência correta é: V - V - F - F.

b)

A sequência correta é: F - V - F - F.

c)

A sequência correta é: V - V - F - V.

d)

A sequência correta é: V - V - V - V.

e)

A sequência correta é: V - F - V - V.

(1,0) 11 -

Leia as alternativas abaixo e marque a INCORRETA:

a)

O diagnóstico das necessidades pode ser feito a partir da análise organizacional, das operações e tarefas e, por último, da análise individual e coletiva.

b)

Quanto à execução de um treinamento, esta deve levar em consideração os vários tipos de treinamento: primeiro, o de integração, que tem como objetivo adaptar as pessoas à organização; depois, o técnico-operacional, que busca capacitar o indivíduo para o desempenho das tarefas específicas que realiza; depois, o treinamento gerencial, que tem o intuito de desenvolver as competências técnica, administrativa e comportamental; por fim, o treinamento comportamental, que tem como objetivo solucionar os problemas das interrelações no contexto do trabalho.

c)

A execução de um determinado treinamento deve levar em consideração os seguintes fatores: adequação do programa às necessidades da organização; qualidade do material didático; cooperação do pessoal de chefia; qualidade e preparo dos instrutores; qualidade do pessoal a ser treinado.

d)

A avaliação de treinamento propicia o feedback necessário ao profissional pedagogo, para se concluir até que ponto o treinamento executado produziu modificações de comportamentos pretendidos, como também para avaliar se o treinamento alcançou as metas já estabelecidas anteriormente.

e)

As avaliações do aprendizado e dos resultados do treinamento certamente se esgotam em relatórios e dossiês, não se abrindo como possibilidades de intervenção.

(1,0) 12 -

Leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas posteriores:

I. O processo de educação dentro das organizações era considerado função do departamento de recursos humanos. À medida que cresce a consciência de que a educação é um processo contínuo e não um evento isolado (treinamento), a educação corporativa ganha força no cotidiano das organizações.

II. O termo "treinamento" ainda é repetidamente empregado como sinônimo de educação corporativa.

III. O treinamento é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto prazo.

IV. A educação corporativa é dirigida à ampliação das habilidades e competências do funcionário, oferecendo-lhe uma visão macro da empresa, com vistas ao aumento do capital intelectual da organização.

a)

Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

b)

Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

c)

Apenas a assertiva I está correta.

d)

Todas as assertivas estão corretas.

e)

Apenas a assertiva II está correta.

(1,0) 13 -

O pedagogo professor especializado em ensino aprendizagem de adultos deve se preocupar em ... Assinale a alternativa CORRETA que completa o espaço corretamente:

a)

Evitar atividades em grupos, pois na empresa o adulto sempre trabalhará sozinho.

b)

Tirar proveito da experiência acumulada pelos alunos. Os adultos têm experiências de vida mais numerosas e mais diversificadas que as crianças

c)

Expor as dificuldades do adulto em público.

d)

Minimizar a inferência do adulto, pois suas experiências de nada valem para a composição da sua aprendizagem.

e)

Intensificar o processo de competição entre os alunos, a fim de que possam transpor este comportamento na esfera profissional.

(1,0) 14 -

Assinale a alternativa INCORRETA:

a)

A Andragogia é a área de estudo da Educação que tem como objeto a aprendizagem de crianças de zero a dez anos.

b)

O pedagogo professor, ao trabalhar com adultos, precisa se transformar num tutor eficiente de atividades de grupos, devendo demonstrar a importância prática do assunto a ser estudado.

c)

Quando se ensina a adultos, sugere-se que todo conteúdo seja transmitindo com entusiasmo pelo aprendizado, gerando a percepção de que aquele conhecimento realmente fará diferença na vida dos alunos.

d)

Ao trabalhar com o ensino e a aprendizagem de adultos deve-se transmitir força e esperança, a sensação de que aquela atividade está mudando a vida de todos e não simplesmente preenchendo espaços em seus cérebros.

e)

As características de aprendizagem dos adultos devem ser exploradas através de abordagens e métodos apropriados, produzindo uma maior eficiência das atividades educativas.

(1,0) 15 -

Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como

a)

o processo de internalização do material cultural que molda o indivíduo, definindo limites e possibilidades de sua construção pessoal.

b)

a construção e a elaboração por parte do indivíduo dos significados que lhe são trazidos pelo grupo cultural.

c)

uma postura diretiva e autoritária do sujeito que intervém, implicando uma volta à educação tradicional.

d)

o processo de internalização que se constitui de ações controladas a partir das situações de intersubjetividade.

e)

cada situação de interação com o mundo social, em que o indivíduo traz consigo determinadas possibilidades de interpretação e ressignificação do material cultural.

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