Prova de Pedagogia 5 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da OAB, tanto para nível médio como superior da matéria Conhecimentos de Pedagogia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1.APM
2.Avaliação da Aprendizagem
3.Bases Legais da Educação Nacional
4.Charlot - 2005
5.Comunicação e à Interação Grupal no Processo de Planejamento
6.Concepções Pedagógicas
7.Controle Social de Ações Governamentais
8.Currículo
9.Cury (2003)
10.Decreto 12.983/1978 - Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres
11.Deliberação CEE 01/1999
12.Deliberação CEE 21/2001
13.Desenvolvimento Infantil
14.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
15.EaD (Educação a Distância) - Pedagogia
16.Educação Continuada dos Profissionais da Escola
17.Educação Espe
18.Educação Profissional e Técnica
19.EJA
20.ENEM
21.Específico do Estado de São Paulo
22.Ética Profissional - Pedagogo
23.Funções Socioculturais da Escola
24.Hernández (1998)
25.Interculturalidade
26.Mecanismos de Participação
27.Metodologia de Projetos e a Interdisciplinaridade
28.Multiculturalismo
29.Papel da Pedagogia nas Instituições
30.Papel Político-Pedagógico da Escola
31.Pedagogia - Geral
32.Pedagogo
33.Pesquisa Participante
34.Piaget
35.Planejamento de Ensino e seus Elementos Constitutivos
36.Processo de Formação dos Professores
37.Processo Educativo
38.Projeto Pedagógico
39.Proposta Curricular
40.Schwartzman
41.Sistema de Ensino Brasileiro
42.Sistema Escolar
43.Supervisão Escolar
44.Tecnologia na Educação
45.Tipos de Lideranças e às Relações Humanas no Trabalho
46.Vygotsky


* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

10 questões

0 horas e 30 minutos

291 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 - A metodologia de projetos educativos, seja na educação presencial, seja na educação a distância, tem um princípio básico e fundamental. Tal princípio se caracteriza por compreender que, no trabalho com projetos, os estudantes
a) trabalham o tempo inteiro em equipe e fazem produções coletivas sempre.
b) participam de jogos e atividades interativas, além da pesquisa e do trabalho em equipe.
c) formulam questões a partir de um problema comum e realizam pesquisa.
d) ocupam-se de atividades cotidianas que não se configuram como atividades de pesquisa.
e) Desenvolve atividades esportivas visando a canalização das energias, das ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo.
(1,0) 2 - As concepções de organização e gestão escolar possibilitam fazer uma análise da estrutura e da dinâmica organizativa de uma escola. Acerca destas concepções, analise as afirmativas: I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar. II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares. III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas. IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) I,II,III,IV
(1,0) 3 - “A escola contemporânea precisa voltar-se para as novas realidades, ligar-se ao mundo econômico, político, cultural, mas precisa ser um baluarte contra a exclusão social. Numa concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão da singularidade dos seres humanos.” Considerando o enunciado, é correto afirmar que:
a) A utilização de métodos de controle das ações indisciplinadas dos alunos visa um comportamento social adequado e, portanto, inclusivo à sociedade.
b) Possibilita condições para que todos os alunos se sintam pertencentes ao grupo, de maneira a serem respeitados e reconhecidos em suas várias formas de agir e pensar.
c) Implanta técnicas de participação espontânea que levem cada membro do grupo a rever comportamentos diante da sociedade.
d) Insere normas de convivência em que o aluno possa aprender a se comportar conforme as regras sociais estabelecidas e permitidas pela instituição escolar.
e) sempre desenvolve atividades esportivas visando a canalização das energias, das ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo.
(1,0) 4 - De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Constitui-se em um conjunto de normas pedagógicas que visam contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade. ( ) Tem a função de contribuir com as políticas e programas de Educação Infantil, socializando informações, discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da Educação Infantil e apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais. ( ) Possui um conjunto de propostas, diversas e heterogêneas quanto à sociedade brasileira, refletindo o nível de articulação de instâncias determinantes na construção de um projeto educativo para a Educação Infantil. ( ) Este documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto e está em consonância com a LDB atual. A sequência está correta em:
a) F, V, F, F
b) V, F, F, F
c) V, V, V, F
d) F, F, V, F
e) F, V, V, V
(1,0) 5 - Piletti cita a liderança como um dos principais mecanismos de sustentação dos agrupamentos escolares. Ao distinguir a liderança exercida pelo educador daquela exercida pelo educando, o autor assinala que a liderança do educador é institucional, oriunda da atribuição que lhe foi conferida socialmente, enquanto a liderança dos alunos está baseada principalmente:
a) no prestígio
b) na força
c) na posição social
d) na inteligência
e) na beleza física
(1,0) 6 - “Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?” (Luckesi – Filosofia da Educação – pág. 97) Nesse texto, o autor chama a atenção para o “rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais”, referindo-se ao: .
a) senso estético
b) senso crítico
c) senso sistematizador
d) senso comum.
e) senso problematizador
(1,0) 7 - Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica. - Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas. - Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica. - A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais. - O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto. - Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente. Essas características permitem identificar que o autor se refere à:
a) tendência progressista libertadora
b) tendência liberal tradicional
c) tendência progressista libertária
d) tendência liberal renovada progressivista
e) tendência liberal tecnicista
(1,0) 8 - Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concep- ções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo. 1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos. 2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto. É correto afirmar que:
a) Nenhuma das duas afirmativas é correta.
b) Apenas a primeira afirmativa é correta.
c) Ambas as afirmativas são corretas e a segunda complementa a primeira.
d) Ambas as afirmativas são corretas, mas a segunda não complementa a primeira.
e) Apenas a segunda afirmativa é correta.
(1,0) 9 - A proposição de um redimensionamento de qualquer proposta curricular pode ser entendida como reflexo de uma série de fatores que o currículo recebe do contexto sócio-histórico que o absorve ou o atualiza, ou seja, reflete-se aí um movimento que procura responder a uma necessidade engendrada pelas demandas sociais, históricas, culturais e políticas de uma comunidade ou de uma sociedade. No caso específico da proposta curricular do ensino médio, a proposição de novas orientações curriculares é impulsionada pelas injunções que as práticas sociais de uma sociedade constituída de múltiplas culturas, tecnologicamente complexa, vêm trazendo às suas instituições, por conseguinte, à educação, ou, em outros termos, à escola. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 43. Considerando-se o atual contexto das políticas públicas brasileiras de educação, é correto afirmar que o ensino médio define-se
a) como etapa obrigatória da formação escolar no âmbito da educação básica, devendo ser implementado, progressivamente, pelos estados, até o ano de 2016.
b) como uma das etapas da educação básica, cuja organização curricular compõe-se de base nacional comum voltada à preparação geral do estudante para o trabalho.
c) como uma das etapas da educação básica, cujo currículo se fundamenta em princípios axiológicos, ou seja, na articulação entre teoria e prática, decorrente do caráter profissionalizante das disciplinas que o compõem.
d) como etapa intermediária da educação básica, necessária à promoção da consolidação e do aprofundamento dos conhecimentos construídos pelo estudante ao longo do ensino fundamental.
e) como etapa final da educação básica, necessária à promoção da consolidação e do aprofundamento dos conhecimentos construídos pelo estudante ao longo do ensino fundamental.
(1,0) 10 - A avaliação é essencial para que o sistema público de ensino formule políticas educacionais, com o estabelecimento de diretrizes e metas. Com esse objetivo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia tem atuado para desenvolver, na rede pública, uma cultura de avaliação, que seja referência para os profissionais de educação, por meio de programas e projetos, entre os quais se inclui o projeto de avaliação externa do ensino médio (AVALIE). Internet: < www.educaçao.institucional.ba.gov.br > (com adaptações). Acerca do AVALIE, assinale a opção correta.
a) O objetivo desse projeto é gerar informações para que a própria escola possa organizar o seu trabalho pedagógico de modo a garantir o acesso, a aprendizagem e a permanência do estudante no sistema de ensino.
b) Uma das metas desse projeto é produzir boletins de desempenho individuais dos estudantes.
c) Esse projeto deve ser implementado nas escolas que oferecem exclusivamente ensino médio, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de cultura de avaliação formativa entre os professores.
d) Por meio desse projeto, que é desenvolvido pelas unidades escolares, busca-se fomentar a autoavaliação, imprescindível para o fortalecimento da gestão educacional e para a melhoria da qualidade pedagógica da escola.
e) O principal objetivo desse projeto é atrair mais alunos para escola.

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