Prova de Pedagogia 6 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da OAB, tanto para nível médio como superior da matéria Conhecimentos de Pedagogia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1.APM
2.Avaliação da Aprendizagem
3.Bases Legais da Educação Nacional
4.Charlot - 2005
5.Comunicação e à Interação Grupal no Processo de Planejamento
6.Concepções Pedagógicas
7.Controle Social de Ações Governamentais
8.Currículo
9.Cury (2003)
10.Decreto 12.983/1978 - Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres
11.Deliberação CEE 01/1999
12.Deliberação CEE 21/2001
13.Desenvolvimento Infantil
14.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
15.EaD (Educação a Distância) - Pedagogia
16.Educação Continuada dos Profissionais da Escola
17.Educação Espe
18.Educação Profissional e Técnica
19.EJA
20.ENEM
21.Específico do Estado de São Paulo
22.Ética Profissional - Pedagogo
23.Funções Socioculturais da Escola
24.Hernández (1998)
25.Interculturalidade
26.Mecanismos de Participação
27.Metodologia de Projetos e a Interdisciplinaridade
28.Multiculturalismo
29.Papel da Pedagogia nas Instituições
30.Papel Político-Pedagógico da Escola
31.Pedagogia - Geral
32.Pedagogo
33.Pesquisa Participante
34.Piaget
35.Planejamento de Ensino e seus Elementos Constitutivos
36.Processo de Formação dos Professores
37.Processo Educativo
38.Projeto Pedagógico
39.Proposta Curricular
40.Schwartzman
41.Sistema de Ensino Brasileiro
42.Sistema Escolar
43.Supervisão Escolar
44.Tecnologia na Educação
45.Tipos de Lideranças e às Relações Humanas no Trabalho
46.Vygotsky


* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

10 questões

0 horas e 30 minutos

174 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 - Considere as afirmações abaixo. I. Ênfase no domínio do professor. II. Os alunos devem ser capazes de aprender e aceitar as explicações e as orientações. III. Os métodos são baseados em exposição verbal da matéria. IV. A preocupação básica da instituição educacional é a de adaptar os educandos à tarefa da aprendizagem. As características apresentadas estão relacionadas à concepção de educação
a) inatista.
b) humanista.
c) tradicional.
d) progressista.
e) construtiva.
(1,0) 2 - Considere as seguintes interpretações realizadas pela escola: - A criança de baixa renda não aprende porque apresenta déficit cognitivo. - A criança de baixa renda não aprende porque é culturalmente pobre. - A criança de baixa renda não aprende porque é desnutrida. Diante disso, o resultado de sua ação se relaciona à ideia de
a) inclusão social.
b) capacitação intelectual.
c) eficiência escolar.
d) fracasso escolar.
e) redução da desigualdade social.
(1,0) 3 - A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de
a) conseguir organizar o ensino de forma a combater o atraso cultural das pessoas com baixo poder aquisitivo.
b) vencer os problemas decorrentes da heterogeneidade cultural existente entre as crianças, os jovens e os adultos.
c) conquistar melhores patamares de eficiência no processo educativo de sua clientela multicultural.
d) produzir o sucesso escolar e de alcançar os fins educacionais assegurados constitucionalmente.
e) realizar uma proposta educacional que padronize os diferentes comportamentos dos alunos para, assim, evitar as várias transgressões nela existentes.
(1,0) 4 - A Constituição Federal de 1988 estabelece que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: I. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos. II. Proibição de trabalho perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos. III. Proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos. IV. Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei. Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e III.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
(1,0) 5 - De acordo com a Constituição Federal de 1988, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Preparação competente para o mercado de trabalho. III. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. V. Avaliação nacional periódica do desempenho dos alunos. VI. Garantia de padrão de qualidade. Está correto o que se afirma APENAS em
a) I, III, IV e VI.
b) II, III, IV e VI.
c) I, II, III, IV e V.
d) II, V e VI.
e) I, IV e V.
(1,0) 6 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional considera despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino as que são realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis. Assinale a alternativa que indica a despesa que se enquadra no conceito de manutenção e desenvolvimento do ensino:
a) subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial;
b) programas suplementares de alimentação;
c) manutenção de programas de transporte escolar;
d) obras de infra-estrutura;
e) formação de quadros especiais para a administração pública.
(1,0) 7 -

“O aluno é colocado diante de um painel onde aparece uma questão relativa a algo que ele já conhece e, ao mesmo tempo, uma nova informação sobre o mesmo tema. O aluno deve responder à questão apresentada e, se acertar, a máquina passará automaticamente para a questão seguinte, que será referente à informação dada imediatamente antes. Se não acertar, não poderá prosseguir, devendo retornar a algum passo anterior.” (Fontana e Cruz) Essa é uma breve descrição do funcionamento da “máquina de ensinar” idealizada por Skinner. Dessa “máquina de ensinar”, derivou, na educação formal, o:

a)

método dos centros de interesse;

b)

método dialógico;

c)

teste de prontidão;

d)

ensino por instrução programada;

e)

projeto participativo na escola.

(1,0) 8 - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental destacam que é preciso reverter o quadro de discriminação e exclusão existente no interior das escolas, perpetrado pelo racismo, sexismo e preconceitos originados por situações socioeconômicas, regionais, culturais e étnicas. Sendo assim, ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar, dentre outros aspectos:
a) o reconhecimento da identidade pessoal de alunos e professores;
b) um código de conduta para toda a comunidade escolar;
c) estratégias traçadas para minimizar as dificuldades econômicas da comunidade;
d) medidas severas visando a garantir o respeito a toda a comunidade escolar;
e) os limites precisos da atuação de cada profissional que atua na escola.
(1,0) 9 - Não é raro nos centros urbanos brasileiros que algumas crianças fiquem aos cuidados de outra pessoa que não o pai ou a mãe. É essa pessoa quem estabelece os vínculos com a escola – leva e busca a criança, participa das reuniões de pais, acompanha o rendimento escolar, etc, desempenhando o papel de guardião de fato da criança. Em casos como esse, a guarda de direito poderá ser concedida a essa pessoa. De acordo com o artigo 28 do Estatuto da Criança e do Adolescente, sempre que for possível, a criança deverá ser ouvida previamente e sua opinião devidamente considerada. Na apreciação do pedido de guarda, também deverão ser levados em conta aspectos como:
a) o grau de parentesco e a opinião de professores da criança;
b) o grau de parentesco e a relação de afinidade ou afetividade;
c) o ambiente familiar adequado e o nível de escolaridade do solicitante;
d) a opinião de professores da criança e a relação de afinidade;
e) a relação de afinidade e uma situação econômica privilegiada do solicitante.
(1,0) 10 - Enquanto o liberalismo político clássico colocou a educação entre os direitos do homem e do cidadão, o neoliberalismo, segundo Tomás Tadeu da Silva (GENTILI & SILVA, 1995, p. 21), promove uma regressão da esfera pública, à medida que aborda a escola no âmbito do mercado e das técnicas de gerenciamento, esvaziando assim o conteúdo político da cidadania, substituindo-o pelos direitos do consumidor. A educação não vem mais sendo vista como direito social, mas como prestação de serviço, em decorrência
a) de políticas públicas educacionais consistentes.
b) da abertura para o engajamento dos profissionais da educação na formulação das políticas educacionais de forma ascendente.
c) da concepção de escola enquanto espaço para a transmissão do conhecimento historicamente construído.
d) das Reformas Educacionais orientadas por órgãos internacionais como o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio.
e) da ampliação da obrigatoriedade do ensino para toda a educação básica.

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