Simulados de Concursos > Prova de Redação Oficial 1 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Redação Oficial. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1. Ata.
2. Aviso.
3. Características da Redação Oficial.
4. Carta.
5. Correio Eletrônico.
6. Correspondência Oficial.
7. Edital.
8. E-mail.
9. Estrutura das frases.
10. Fecho.
11. Formas de Tratamento.
12. Manual de Redação da Presidência da República.
13. Memorando.
14. Mensagem.
15. Ofício.
16. Ortografia.
17. Parecer.
18. Redação De Expedientes.
19. Redação Oficial (Manual De Redação Da Presidência Da República E Manual De Elaboração De Textos Do Senado Federal).
20. Redação Oficial: Ofícios, Comunicações Internas, Cartas, Requerimentos, Protocolo, Expedição E Distribuição De Correspondência.
21. Signatário.
* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
4.842 alunos já responderam este simulado.
(1,0) 1 -

Assinale a opção em que o trecho, adaptado da Internet (www.tse.gov.br), está gramaticalmente correto e apropriado para compor um documento oficial.

a) As eleições não são experiências recentes no país. Com os primeiros núcleos de povoadores, surgiram em terras brasileiras, o livre exercício do voto, logo depois da chegada dos colonizadores. Foi o resultado da tradição portuguesa de eleger os administradores dos povoados sob domínio luso.
b) Os colonizadores portugueses, mal pisavam a nova terra descoberta, passavam logo a realizarem votações para eleger os que iriam governar as vilas e cidades que fundavam. Os bandeirantes paulistas, por exemplo, iam, em suas missões, matutando a ideia de votar e de serem votados.
c) Quando chegavam ao local que deveriam se estabelecer, se metiam logo a realizar a eleição do guarda-mor regente. Somente após esse ato eram fundadas as cidades, já sob a égide da lei e da ordem. Eram essas eleições realizadas para governos locais.
d) As eleições para governanças locais foram realizadas até a Independência. A primeira de que se tem notícia aconteceu em 1532, para eleger o Conselho Municipal da Vila de São Vicente. As pressões populares e o crescimento econômico do país, contudo, passaram a exigir a participação de representantes brasileiros nas decisões da corte.
e) Os votos eram a princípio depositados em bolas de cera chamadas de pelouros; depois vieram as urnas de madeira, as de ferro e as de lona, até que se implementou em todo o país, no ano 2000, o voto informatizado, realizado em urnas eletrônicas que possibilitam a apuração das eleições bem rapidinho.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 próxima »

Marcadores

Prova de Redação Oficial 1 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova de Redação Oficial 1 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova de Redação Oficial 1 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova de Redação Oficial 1 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova de Redação Oficial 1 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova de Redação Oficial 1 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
369.376 Alunos | 3.344 Simulados | 39.112 Questões | 11.827 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2016 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo