Prova de Redação Oficial 1 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Redação Oficial. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1. Ata.
2. Aviso.
3. Características da Redação Oficial.
4. Carta.
5. Correio Eletrônico.
6. Correspondência Oficial.
7. Edital.
8. E-mail.
9. Estrutura das frases.
10. Fecho.
11. Formas de Tratamento.
12. Manual de Redação da Presidência da República.
13. Memorando.
14. Mensagem.
15. Ofício.
16. Ortografia.
17. Parecer.
18. Redação De Expedientes.
19. Redação Oficial (Manual De Redação Da Presidência Da República E Manual De Elaboração De Textos Do Senado Federal).
20. Redação Oficial: Ofícios, Comunicações Internas, Cartas, Requerimentos, Protocolo, Expedição E Distribuição De Correspondência.
21. Signatário.
* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

20 questões

0 horas e 30 minutos

4.333 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

Assinale a opção em que o trecho, adaptado da Internet (www.tse.gov.br), está gramaticalmente correto e apropriado para compor um documento oficial.

a) As eleições não são experiências recentes no país. Com os primeiros núcleos de povoadores, surgiram em terras brasileiras, o livre exercício do voto, logo depois da chegada dos colonizadores. Foi o resultado da tradição portuguesa de eleger os administradores dos povoados sob domínio luso.
b) Os colonizadores portugueses, mal pisavam a nova terra descoberta, passavam logo a realizarem votações para eleger os que iriam governar as vilas e cidades que fundavam. Os bandeirantes paulistas, por exemplo, iam, em suas missões, matutando a ideia de votar e de serem votados.
c) Quando chegavam ao local que deveriam se estabelecer, se metiam logo a realizar a eleição do guarda-mor regente. Somente após esse ato eram fundadas as cidades, já sob a égide da lei e da ordem. Eram essas eleições realizadas para governos locais.
d) As eleições para governanças locais foram realizadas até a Independência. A primeira de que se tem notícia aconteceu em 1532, para eleger o Conselho Municipal da Vila de São Vicente. As pressões populares e o crescimento econômico do país, contudo, passaram a exigir a participação de representantes brasileiros nas decisões da corte.
e) Os votos eram a princípio depositados em bolas de cera chamadas de pelouros; depois vieram as urnas de madeira, as de ferro e as de lona, até que se implementou em todo o país, no ano 2000, o voto informatizado, realizado em urnas eletrônicas que possibilitam a apuração das eleições bem rapidinho.
(1,0) 2 -

Quanto à redação oficial, assinale a opção incorreta.

a) Correspondência geralmente externa, o ofício só pode ser expedido por órgão público.
b) Na correspondência oficial, o aviso, semelhante a um ofício, é um expediente de secretário de Estado, dirigido a altas autoridades, para dar conhecimento, em sua área, de decisões de caráter administrativo e de ordem geral.
c) O pronome de tratamento conferido a diretores e demais funcionários graduados é Vossa Senhoria.
d) Parecer significa, em termos gerais, um juízo técnico escrito, emitido por um técnico, especialista em determinado assunto ou por um funcionário, para orientar ou facilitar uma decisão sobre determinado assunto, apontando-lhe uma solução favorável, contrária, ou parcialmente favorável.
e) As partes constitutivas de uma ata são as seguintes: introdução; contexto; encerramento; local e data; e assinaturas.
(1,0) 3 -

Contemporaneamente, os fechos para comunicação, com base nos manuais citados, são:

a) somente 'atenciosamente' e 'respeitosamente'.
b) preferencialmente 'atenciosamente' e 'cordialmente'.
c) somente 'cordialmente' e 'respeitosamente'.
d) preferencialmente 'cordialmente' e 'respeitosamente'.
e) somente 'atenciosamente' e 'cordialmente'.
(1,0) 4 -

Em relação ao Manual de Redação da Presidência da República, avalie os itens a seguir: I. O campo 'assunto' do formulário de mensagem de correio eletrônico deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente. II. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei. III. Se necessário o arquivamento de fax, pode-se fazê-lo com o próprio papel de fax, não sendo necessário fazer cópia dele. Assinale:

a) se apenas os itens I e III estiverem corretos.
b) se todos os itens estiverem corretos.
c) se apenas os itens II e III estiverem corretos.
d) se apenas os itens I e II estiverem corretos.
e) se nenhum item estiver correto.
(1,0) 5 -

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise os itens a seguir: I. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. II. Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, obrigatoriamente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo. III. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento. Assinale:

a) se nenhum item estiver correto.
b) se apenas os itens II e III estiverem corretos.
c) se apenas os itens I e III estiverem corretos.
d) se apenas os itens I e II estiverem corretos.
e) se todos os itens estiverem corretos.
(1,0) 6 -

Com base no Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise os itens a seguir: I. Os algarismos romanos são usados normalmente na indicação de séculos; reis, imperadores, papas; grandes divisões das Forças Armadas; congressos, seminários, reuniões, e outros acontecimentos repetidos periodicamente; dinastias; paginação de prefácio; numeração de livro, título, capítulo, seção e subseção de diplomas legais. II. As frações são invariavelmente indicadas por algarismos numéricos se decimais, mas também podem ser escritas por extenso quando ambos os elementos designados estão entre um e nove. III. O Código de Endereçamento Postal (CEP) constitui-se obrigatoriamente de cinco dígitos, sem ponto nem espaço entre eles, seguidos de um hífen, mais três dígitos, que servem para indicar a localização do logradouro, sendo arábicos todos eles. Assinale:

a) se todos os itens estiverem corretos.
b) se apenas os itens II e III estiverem corretos.
c) se apenas os itens I e II estiverem corretos.
d) se apenas os itens I e III estiverem corretos.
e) se nenhum item estiver correto.
(1,0) 7 -

Com base no Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, assinale a alternativa em que não esteja correta a indicação de horas.

a) cinco horas.
b) 20h30min.
c) 22 horas.
d) 19h.
e) 14:30h.
(1,0) 8 -

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir: I. A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, devendo-se evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos. II. A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto; o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão; a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos; a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam. III. Fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Deve-se evitar usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, deve-se empregá-lo apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações. Assinale:

a) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
b) se todas as afirmativas estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se nenhuma afirmativa estiver correta.
(1,0) 9 -

Instruções para criação e extinção de cargos nas repartições públicas do estado da Paraíba. Com alterações introduzidas pelas resoluções n.º 1.111/2000, 2.222/2000 e 3.333/2000, e pela lei n.º 10.000/2007. Para que a ementa de resolução acima respeite as normas de redação de documentos oficiais, é necessário

a) tornar o texto mais claro, usando verbos em lugar de 'Instruções' e 'alterações', por exemplo.
b) inserir uma vírgula depois de 'cargos' e retirar a vírgula depois de '3.333/2000', para que sejam respeitadas as regras gramaticais.
c) escrever 'estado', 'resoluções' e 'lei' com iniciais maiúsculas, para atender à padronização e à uniformidade.
d) conferir ao texto clareza e objetividade, escrevendo o termo 'pelas resoluções' no singular.
e) Nenhuma das alternativas
(1,0) 10 -

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta.

a) Para se dirigir ao Presidente da República em uma comunicação oficial, utiliza-se o pronome de tratamento Excelentíssimo Senhor, seguido de 'Presidente da República', e o vocativo Vossa Excelência.
b) Nas comunicações oficiais, são admitidos os fechos atenciosamente, respeitosamente e cordialmente.
c) O fecho respeitosamente é utilizado para se dirigir a autoridades superiores.
d) O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia ou inferior.
e) O princípio da clareza aplica-se às comunicações oficiais, entretanto, pode-se prescindir dele ao se redigir comunicação confidencial, para que sejam resguardadas informações sigilosas.
(1,0) 11 -

Considere as afirmativas seguintes: I. O padrão culto da linguagem é estabelecido por seu uso específico nos atos e comunicações oficiais, com preferência por determinadas expressões e formas sintáticas, tendo em vista tratar-se de uma variante da linguagem técnica. II. Um dos princípios da redação oficial é a impessoalidade na comunicação de determinado assunto, considerando-se que ela é feita em nome do serviço público para um destinatário entendido como público, portanto, também impessoal. III. A necessidade de se empregar o padrão culto da língua na redação oficial decorre tanto do caráter público dos atos emitidos quanto de sua qualidade, que é informar os cidadãos com clareza e objetividade. É correto o que se afirma em:

a) penas I.
b) apenas I e II.
c) apenas I e III.
d) apenas II e III.
e) I, II e III.
(1,0) 12 -

Cada uma das opções seguintes apresenta um fragmento de texto de correspondência oficial. Assinale a opção correta quanto ao padrão de linguagem adotado no respectivo fragmento.

a) Digníssimo Senhor, Conforme solicitação datada de 1/2/2010, expedida por Vossa Excelência a este departamento, encaminhamos a relação dos funcionários empossados na vigência deste Governo, estruturada em ordem cronológica de entrada no Órgão.
b) Entre os dias 24 e 30 de abril, será realizado um Congresso para professores universitários em nossa cidade. Durante o evento, serão apresentadas pesquisas recentes de universidades renomadas nessa área. Encaminhamos cópia da programação das atividades que serão desenvolvidas, em face do seu admirável interesse pelas questões da área.
c) Senhor Presidente, Segue anexo projetos de atos normativos para apreciação. Os objetos tratados dizem respeito à sanção por atos discriminatórios e à liberdade de expressão na mídia.
d) A partir do próximo mês, todas as reuniões serão realizadas no turno da manhã, onde os assuntos deliberados já poderão ser colocados em prática na mesma data. A decisão procura agilizar o andamento dos processos e atender à pedidos dos funcionários da Casa.
e) Magnífico Reitor, Em resposta ao seu telegrama, informo a Vossa Magnificência que as verbas para a realização das obras de ampliação do prédio principal da universidade já foram liberadas.
(1,0) 13 -

O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos tradicionais para fecho foram regulados por uma Portaria do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, o Manual de Redação da Presidência da República, de 2002, estabelece o emprego de apenas

a) dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Atenciosamente e Cordialmente.
b) três fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente, Atenciosamente e Sem mais.
c) três fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Atenciosamente, Cordialmente e Sem mais.
d) um fecho para todas as modalidades de comunicação oficial: Cordiais saudações.
e) dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente e Atenciosamente.
(1,0) 14 -

Considerando as normas de redação de documentos oficiais, assinale a opção correta.

(Questão anulada)
a)

Respeita a formalidade exigida em documentos do padrão ofício o seguinte início de documento: DJ/TCE-AC/2008/38 Rio Branco, 31 de março de 2009 Ilmo. Senhor Diretor Pedro José da Silva,

b)

Respeita as normas gramaticais e o padrão estabelecido para documentos oficiais o seguinte parágrafo de um regimento: 1.º - Não serão admissíveis a reiteração de pedidos, salvo se fundados em novas provas.

c)

Respeita as exigências de correção, clareza e coerência de documentos oficiais o seguinte trecho de uma ata: A notificação do responsável em julgado em débito para que recolha a quantia apurada até o dia vinte nove de abril do útil do corrente ano, devendo ser corrigido e acrescido dos juros devidos ou parcelamento em prazos de respeito a lei.

d)

Considerando-se que o nome em fonte cursiva representa a assinatura, atende à correção gramatical e à formatação exigida em um atestado o seguinte fecho de documento: Declaro, outrossim que o referido funcionário está lotado na Diretoria de recursos humanos desta Secretaria de Trabalho desde o ano de 1994, sob o número de matrícula TRT1234. Atenciosamente, José da Silva Diretor de recursos humanos Diretor de recursos humanos

e)

Considerando-se que a primeira ocorrência de cada nome abaixo representa a assinatura de um conselheiro, atende à correção gramatical e às exigências de impessoalidade e formalidade de um relatório o seguinte parágrafo final: Como decorrência das considerações apresentadas, recomendamos, ainda, que, em casos futuros de mesma natureza, sejam aplicadas, por similitude, as normas dispostas no código maior do Tribunal de Contas da União. Rio Branco, 10 de abril de 2009.

(1,0) 15 -

Em redações oficiais, é certo

a) usar o pronome 'vosso', no caso de ter sido escolhida a forma de tratamento 'Vossa Excelência'.
b) escolher a forma de tratamento 'Vossa Senhoria', se o destinatário for mulher.
c) fechar o texto com 'respeitosamente', para pessoas do mesmo nível hierárquico.
d) usar a expressão 'Digníssimo Senhor' para o destinatário em posição hierárquica superior.
e) identificar o autor da correspondência com seu nome e cargo abaixo da assinatura.

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