Prova EBSERH - Enfermagem 1 - Questões e Simulados (Edital 2013)

Instruções


Questões ou Simulados conforme Edital 2013 do Concurso EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior/Médio do concurso EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Diversas, para nível Superior/Médio do cargo de Técnico - Enfermagem. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Enfermagem 1 do concurso EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.

1. Questões de Agravos à saúde do trabalhador. 1.1 Saúde mental.1.2 Sistemas sensoriais, respiratório e cardiovascular. 1.3 Câncer. 1.4 Sistema musculoesquelético. 1.5 Sangue. 1.6 Sistemas nervoso, digestivo, renal?urinário e reprodutivo. Doenças da pele.
2. Questões de Aspectos legais da enfermagem do trabalho. 2.1 Responsabilidades em relação à segurança e saúde ocupacional. 2.2 Saúde ocupacional como um direito humano. 2.3 Convenções da Organização Internacional do Trabalho. 2.4 Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
3. Questões de Biossegurança. 3.1 Princípios gerais de biossegurança, higiene e profilaxia. 3.2 Gerenciamento do descarte de resíduos, fluídos, agentes biológicos, físicos, químicos e radioativos. 3.3 Meios de propagação e isolamento em doenças infectocontagiosas.
4. Questões de Bioética. 4.1 Princípios fundamentais. 4.2 Direitos e deveres do técnico em enfermagem.
5. Questões de Epidemiologia ocupacional.5.1 Método epidemiológico aplicado à saúde e segurança ocupacional. 5.2 Estratégias e técnicas epidemiológicas de avaliação da exposição. 5.3 Medidas de exposição no local de trabalho. 5.4 Medição dos efeitos das exposições.5.5 Avaliação de causalidade e ética em pesquisa epidemiológica.
6. Questões de Ergonomia. 6.1 Princípios de ergonomia e biomecânica. 6.2 Antropometria e planejamento do posto de trabalho. 6.3 Análise ergonômica de atividades. 6.4 Prevenção da sobrecarga de trabalho em linhas de produção. 6.5 Prevenção de distúrbios relacionados ao trabalho.
7. Questões de Gestão ambiental e saúde dos trabalhadores. 7.1 Relações entre saúde ambiental e ocupacional. 7.2 Saúde e segurança ocupacional e o meio ambiente. 7.3 Gestão ambiental e proteção dos trabalhadores. 7.4 Gestão em saúde: planejamento, implementação e avaliação de políticas, planos e programas de saúde nos locais de trabalho.
8. Questões de Procedimentos de enfermagem. 8.1 Verificação de sinais vitais. 8.2 Oxigenoterapia, aerossolterapia e curativos. 8.3 Administração de medicamentos e coleta de materiais para exame.
9. Questões de Proteção e promoção da saúde nos locais de trabalho. 9.1 Programas preventivos. 9.2 Avaliação do risco em saúde. 9.3 Condicionamento físico e programas de aptidão. 9.4 Programas de nutrição. 9.5 Proteção e promoção de saúde. 9.6 Doenças infecciosas. 9.7 Programas de controle do tabagismo, álcool e abuso de droga. 9.8 Gestão do estresse.
10. Questões de Programa de prevenção de riscos ambientais. 10.1 Higiene ocupacional. 10.2 Prevenção de acidentes. 10.3 Política de segurança, liderança e cultura. 10.4 Proteção Pessoal.
11. Questões de Toxicologia. 11.1 Toxicologia e Epidemiologia. 11.2 Monitoração biológica. 11.3 Toxicocinética. 11.4 Toxicologia básica. 11.5 Agentes químicos no organismo. 11.6 Toxiocinética. 11.7 Toxicodinâmica dos agentes químicos.
12. Questões de Conduta ética dos profissionais da área de saúde.

* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Enfermagem 1.

10 questões

0 horas e 30 minutos

1.095 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

Cliente em período pós-operatório imediato de toracotomia, apresenta-se descorado, hipotenso, com rebaixamento do nível de consciência, grande quantidade de sangramento pelo dreno de tórax e oligúrico. O quadro apresentado é compatível com o choque

a)

séptico.

b)

obstrutivo.

c)

hipovolêmico.

d)

cardiogênico.

e)

neurogênico.

(1,0) 2 -

O processo pelo qual se impede, detém ou previne o sangramento nas cirurgias, por meio de fios cirúrgicos, esponjas absorvíveis, sutura ou unidade de eletrocirurgia, é denominado

a)

hemostasia.

b)

homeostase.

c)

hemoptise.

d)

hematocrito.

e)

hematêmese.

(1,0) 3 -

É obrigatória a esterilização dos produtos para procedimentos cirúrgicos e diagnósticos por videoscopias com penetração de pele, mucosas adjacentes, tecidos sub-epiteliais e sistema vascular, cirurgias abdominais e pélvicas convencionais, cirurgias plásticas com o auxílio de ópticas, mamoplastias e procedimentos de lipoaspiração. Foram realizadas investigações relacionadas aos surtos de infecções por Micobactérias em serviços de saúde e identificadas falhas no processamento de instrumental cirúrgico. 

(Resolução RDC no 8, de 27 de fevereiro de 2009 da ANVISA) 

Segundo esta Resolução é correto afirmar que:

a)

o ciclo flash das autoclaves a vácuo pode ser utilizado como rotina para o processamento do instrumental e produtos para saúde utilizados nos procedimentos citados acima.

b)

esta norma se aplica ao instrumental óptico utilizado nos procedimentos endoscópicos para acesso às cavidades corporais, por orifícios naturais.

c)

é permitido o processamento de instrumental cirúrgico e produtos para saúde fora do CME, exceto quando realizado por empresas terceirizadas regularizadas junto à Autoridade Sanitária.

d)

o serviço de saúde está isento de registro que permita a rastreabilidade do instrumental cirúrgico, consignado ou não e produtos para saúde submetidos à esterilização e utilizados nos procedimentos.

e)

fica suspensa a esterilização química por imersão, utilizando agentes esterilizantes líquidos, para o instrumental cirúrgico e produtos para saúde utilizados nos procedimentos citados.

(1,0) 4 -

A esterilização de óleos, pós e caixas de instrumental, quando realizada em estufa, é um processo que exige temperatura de

a)

120 ºC por 100 minutos.

b)

120 ºC por 120 minutos.

c)

160 ºC por 100 minutos.

d)

180 ºC por 120 minutos.

e)

160 ºC por 120 minutos.

(1,0) 5 -

Para assegurar a higiene dos serviços de enfermagem, recomenda-se

a)

manter a solução de cloro ao abrigo da luz, em vasilhame fechado e transparente.

b)

varrição seca nas áreas não críticas e semi-críticas e limpeza úmida com desinfetante nas áreas críticas.

c)

proceder a limpeza num mesmo sentido e numa mesma direção.

d)

instalar, nos lavatórios, torneiras ou comandos que permitam o fechamento da água com o cotovelo.

e)

adicionar solução clorada à mistura de água e sabão na lavagem de materiais contaminados.

(1,0) 6 -

As medidas profiláticas adotadas para evitar a disseminação dos micro-organismos causadores de infecções, no local de trabalho, estão relacionadas à

a)

ambiente arejado e lavagem das mãos.

b)

técnica asséptica e lavagem das mãos.

c)

proibição do fumo e troca periódica da caixa d'agua.

d)

dedetização e limpeza ambiental.

e)

uso de ar condicionado e controle do estado de saúde das pessoas.

(1,0) 7 -

Para realizar o procedimento de enfermagem de irrigação de lesão com solução estéril, o profissional de enfermagem deve

a)

utilizar solução estéril aquecida, que é mais confortável para o paciente e promove vasodilatação.

b)

utilizar solução estéril resfriada para remover a vaso-obstrução

c)

aplicar anestésico local antes da irrigação.

d)

usar luvas esterilizadas para remover curativo sujo.

e)

alternar o fluxo de irrigação da solução estéril, iniciando com um jato forte e depois um suave.

(1,0) 8 -

A utilização de sonda de Foley de três vias na sondagem vesical de demora é realizada com o intuito de promover, especificamente,

a)

o controle de débito urinário.

b)

o esvaziamento vesical.

c)

a irrigação vesical.

d)

a prevenção de êmbolos.

e)

o controle de incontinência urinária.

(1,0) 9 -

Na verificação dos sinais vitais, o cliente adulto jovem apresenta, em repouso, temperatura axilar de 36,4 °C, respiração de 18 respirações/minuto, pulso radial de 68 batimentos/minuto, pressão sistólica de 135 mmHg e pressão diastólica de 85 mmHg. Ao analisar esses valores, é correto afirmar que o cliente apresenta-se

a)

com hipertensão isolada grau 1.

b)

com hipertensão de Korotkoff.

c)

bradisfigmo.

d)

normotérmico.

e)

ortodispneico.

(1,0) 10 -

Os cinco sinais vitais incluem pressão arterial, pulso, respiração, temperatura e,

a)

pressão venosa central.

b)

oximetria de pulso.

c)

débito cardíaco.

d)

dor.

e)

ritmo cardíaco.

Marcadores

Prova EBSERH - Enfermagem 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Verde Favorita
Prova EBSERH - Enfermagem 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Azul Dúvida
Prova EBSERH - Enfermagem 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova EBSERH - Enfermagem 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Vermelho Polêmica
Prova EBSERH - Enfermagem 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Laranja  Prova EBSERH - Enfermagem 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
190.365 Concurseiros | 2.892 Simulados | 34.816 Questões | 8.957 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo