Prova EBSERH - Enfermagem 2 - Questões e Simulados (Edital 2013)

Instruções


Questões ou Simulados conforme Edital 2013 do Concurso EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior/Médio do concurso EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Diversas, para nível Superior/Médio do cargo de Técnico - Enfermagem. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Enfermagem 2 do concurso EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.

1. Questões de Agravos à saúde do trabalhador. 1.1 Saúde mental.1.2 Sistemas sensoriais, respiratório e cardiovascular. 1.3 Câncer. 1.4 Sistema musculoesquelético. 1.5 Sangue. 1.6 Sistemas nervoso, digestivo, renal?urinário e reprodutivo. Doenças da pele.
2. Questões de Aspectos legais da enfermagem do trabalho. 2.1 Responsabilidades em relação à segurança e saúde ocupacional. 2.2 Saúde ocupacional como um direito humano. 2.3 Convenções da Organização Internacional do Trabalho. 2.4 Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
3. Questões de Biossegurança. 3.1 Princípios gerais de biossegurança, higiene e profilaxia. 3.2 Gerenciamento do descarte de resíduos, fluídos, agentes biológicos, físicos, químicos e radioativos. 3.3 Meios de propagação e isolamento em doenças infectocontagiosas.
4. Questões de Bioética. 4.1 Princípios fundamentais. 4.2 Direitos e deveres do técnico em enfermagem.
5. Questões de Epidemiologia ocupacional.5.1 Método epidemiológico aplicado à saúde e segurança ocupacional. 5.2 Estratégias e técnicas epidemiológicas de avaliação da exposição. 5.3 Medidas de exposição no local de trabalho. 5.4 Medição dos efeitos das exposições.5.5 Avaliação de causalidade e ética em pesquisa epidemiológica.
6. Questões de Ergonomia. 6.1 Princípios de ergonomia e biomecânica. 6.2 Antropometria e planejamento do posto de trabalho. 6.3 Análise ergonômica de atividades. 6.4 Prevenção da sobrecarga de trabalho em linhas de produção. 6.5 Prevenção de distúrbios relacionados ao trabalho.
7. Questões de Gestão ambiental e saúde dos trabalhadores. 7.1 Relações entre saúde ambiental e ocupacional. 7.2 Saúde e segurança ocupacional e o meio ambiente. 7.3 Gestão ambiental e proteção dos trabalhadores. 7.4 Gestão em saúde: planejamento, implementação e avaliação de políticas, planos e programas de saúde nos locais de trabalho.
8. Questões de Procedimentos de enfermagem. 8.1 Verificação de sinais vitais. 8.2 Oxigenoterapia, aerossolterapia e curativos. 8.3 Administração de medicamentos e coleta de materiais para exame.
9. Questões de Proteção e promoção da saúde nos locais de trabalho. 9.1 Programas preventivos. 9.2 Avaliação do risco em saúde. 9.3 Condicionamento físico e programas de aptidão. 9.4 Programas de nutrição. 9.5 Proteção e promoção de saúde. 9.6 Doenças infecciosas. 9.7 Programas de controle do tabagismo, álcool e abuso de droga. 9.8 Gestão do estresse.
10. Questões de Programa de prevenção de riscos ambientais. 10.1 Higiene ocupacional. 10.2 Prevenção de acidentes. 10.3 Política de segurança, liderança e cultura. 10.4 Proteção Pessoal.
11. Questões de Toxicologia. 11.1 Toxicologia e Epidemiologia. 11.2 Monitoração biológica. 11.3 Toxicocinética. 11.4 Toxicologia básica. 11.5 Agentes químicos no organismo. 11.6 Toxiocinética. 11.7 Toxicodinâmica dos agentes químicos.
12. Questões de Conduta ética dos profissionais da área de saúde.

* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Enfermagem 2.

10 questões

0 horas e 30 minutos

450 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

Ao realizar um curativo em feridas e abscessos profundos no membro inferior deve-se

a)

evitar o uso de soluções coloridas por prejudicarem a avaliação da ferida.

b)

limpar a ferida com antisséptico iodado antes da coleta de material para o exame de cultura.

c)

coletar o material purulento na parte mais superficial da ferida, aspirando com seringa.

d)

manter o ambiente iluminado, limpo e com correntes de ar.

e)

enfaixar o membro inferior iniciando-se da parte proximal para a distal, no sentido da circulação arterial.

(1,0) 2 -

O curativo é uma técnica asséptica que visa a restauração tecidual e a aceleração do processo cicatricial. Favorece também a: 

I. Proteção contra traumas mecânicos. 
II. Absorção de exsudato. 
III. Mobilização da ferida. 

A finalidade do curativo é corretamente descrita em

a)

I e II, apenas.

b)

I, II e III.

c)

II e III, apenas.

d)

II, apenas.

e)

III, apenas.

(1,0) 3 -

Um técnico de enfermagem precisa administrar 10ml de solução de glicose a 20%, conforme a prescrição médica. Entretanto, o Hospital só dispõe de ampolas de 20ml de glicose hipertônica a 50% e de ampolas de 10ml de água destilada. Diante do exposto, assinale a alternativa que indica o volume correto a ser associado dessas duas substâncias para obedecer as especificações da prescrição.

a)

1ml de glicose a 50% + 9ml de água destilada.

b)

4ml de glicose a 50% + 6ml de água destilada.

c)

3ml de glicose a 50% + 7ml de água destilada.

d)

5ml de glicose a 50% + 5ml de água destilada.

e)

2ml de glicose a 50% + 8ml de água destilada.

(1,0) 4 -

No manejo do medicamento líquido, o volume a ser administrado por via oral pode ser medido em colher. Considerando a medida padrão, está correta a seguinte equivalência

a)

1 colher de chá = 1/4 medida = 2 mL.

b)

1 colher de sobremesa = 1/2 medida = 5 mL.

c)

1 colher de sopa = 1 medida = 15 mL.

d)

1 colher de sobremesa = 2 medidas = 17,5 mL.

e)

1 colher de chá = 1 medida = 2,5 mL.

(1,0) 5 -

Um paciente admitido em unidade de pronto-socorro com trauma abdominal fechado e com taquicardia, pulso filiforme, extremidades frias, diminuição da turgidez cutânea, olhos encovados, diminuição do nível de consciência, taquipneia e hipotensão apresenta quadro de choque

a)

cardiogênico.

b)

séptico.

c)

hipovolêmico.

d)

neurogênico.

e)

anafilático.

(1,0) 6 -

A Portaria nº 1600/11 reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências, institui a Rede de Atenção às Urgências e seus componentes, no Sistema Único de Saúde. Cabe ao componente Sala de Estabilização

a)

garantir a assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, na estabilização de pacientes críticos ou graves, e eventual encaminhamento à rede de atenção à saúde pela central de regulação das urgências.

b)

realizar o atendimento domiciliar para estabilização em situações emergenciais de risco de populações com vulnerabilidades específicas e/ou em regiões de difícil acesso.

c)

limitar o acesso, o fortalecimento do vínculo e a responsabilização, no primeiro cuidado, para estabilização das urgências e emergências.

d)

realizar o atendimento precoce em via pública da vítima com agravo à saúde, garantindo o transporte adequado ao serviço de saúde para estabilização.

e)

desenvolver atendimento integrado com diferentes nações em situações de estabilização de catástrofes.

(1,0) 7 -

Uma conduta de Primeiros Socorros no atendimento à cliente com menorragia é

a)

restringir a hidratação.

b)

deitá-la na posição de proclive.

c)

colocar bolsa de água quente na região do hipocôndrio esquerdo.

d)

colocá-la com os membros inferiores mais elevados.

e)

colocar bolsa de água quente na região do flanco direito.

(1,0) 8 -

Melhorar as condições de higiene e de saneamento básico são medidas que previnem a hepatite do tipo

a)

A.

b)

delta.

c)

C.

d)

B.

e)

D.

(1,0) 9 -

A fonte de infecção e manutenção da cadeia epidemiológica da hanseníase está relacionada às pessoas que constituem os casos,

a)

paucibacilares.

b)

de reatividade positiva.

c)

positivos ao teste de Vidigal.

d)

pluricelulares.

e)

multibacilares.

(1,0) 10 -

A Política Nacional de Humanização relaciona o acolhimento como o modo de operar os processos de trabalho em saúde de forma a atender a todos os usuários. Nesse sentido, o acolhimento requer atitudes de mudanças relacionadas à

a)

elaboração de projeto terapêutico individual e coletivo com verticalização em linhas de cuidado.

b)

reorganização dos serviços de saúde a partir da centralização e do controle da participação social.

c)

possibilidade de intervenção do Estado, exigindo da comunidade a elaboração de regimentos para resolução do problema.

d)

escuta e análise da demanda, cujo atendimento tem como pré-requisitos o agendamento do horário e local determinados, visando maior vínculo com o cliente.

e)

adequação da área física, ao dimensionamento das equipes e à compatibilização entre a oferta e a demanda por ações de saúde.

Marcadores

Prova EBSERH - Enfermagem 2 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Verde Favorita
Prova EBSERH - Enfermagem 2 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Azul Dúvida
Prova EBSERH - Enfermagem 2 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova EBSERH - Enfermagem 2 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Vermelho Polêmica
Prova EBSERH - Enfermagem 2 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Laranja  Prova EBSERH - Enfermagem 2 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
234.617 Concurseiros | 3.071 Simulados | 36.511 Questões | 10.054 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo