Simulados de Concursos > Prova ENEM - Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física (ENEM) 1 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca INEP, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes ENEM.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física (ENEM) 1 do concurso ENEM.

1. Questões de Conhecimentos básicos e fundamentais \u2013 Noções de ordem de grandeza.
2. Questões de Notação Científica.
3. Questões de Sistema Internacional de Unidades.
4. Questões de Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo.
5. Questões de Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis.
6. Questões de Ferramentas básicas: gráficos e vetores.
7. Questões de Conceituação de grandezas vetoriais e escalares.
8. Questões de Operações básicas com vetores.
9. Questões de O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas \u2013 Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração.
10. Questões de Relação histórica entre força e movimento.
11. Questões de Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica.
12. Questões de Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis.
13. Questões de Conceito de inércia.
14. Questões de Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais.
15. Questões de Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear).
16. Questões de Força e variação da quantidade de movimento.
17. Questões de Leis de Newton.
18. Questões de Centro de massa e a idéia de ponto material.
19. Questões de Conceito de forças externas e internas.
20. Questões de Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso.
21. Questões de Questões de Momento de uma força (torque).
22. Questões de Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos.
23. Questões de Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração.
24. Questões de Diagramas de forças.
25. Questões de Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares.
26. Questões de Noção de força centrípeta e sua quantificação.
27. Questões de A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes.
28. Questões de Empuxo.
29. Questões de Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.
30. Questões de Energia, trabalho e potência \u2013 Conceituação de trabalho, energia e potência.
31. Questões de Conceito de energia potencial e de energia cinética.
32. Questões de Conservação de energia mecânica e dissipação de energia.
33. Questões de Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional.
34. Questões de Forças conservativas e dissipativas.
35. Questões de A mecânica e o funcionamento do universo \u2013 Força peso.
36. Questões de Aceleração gravitacional.
37. Questões de Lei da Gravitação Universal.
38. Questões de Leis de Kepler.
39. Questões de Movimentos de corpos celestes.
40. Questões de Influência na Terra: marés e variações climáticas.
41. Questões de Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.
42. Questões de Fenômenos elétricos e magnéticos \u2013 Carga elétrica e corrente elétrica.
43. Questões de Lei de Coulomb.
44. Questões de Campo elétrico e potencial elétrico.
45. Questões de Linhas de campo.
46. Questões de Superfícies equipotenciais.
47. Questões de Poder das pontas.
48. Questões de Blindagem.
49. Questões de Capacitores.
50. Questões de Efeito Joule.
51. Questões de Lei de Ohm.
52. Questões de Resistência elétrica e resistividade.
53. Questões de Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia.
54. Questões de Circuitos elétricos simples.
55. Questões de Correntes contínua e alternada.
56. Questões de Medidores elétricos.
57. Questões de Representação gráfica de circuitos.
58. Questões de Símbolos convencionais.
59. Questões de Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos.
60. Questões de Campo magnético.
61. Questões de Imãs permanentes.
62. Questões de Linhas de campo magnético.
63. Questões de Campo magnético terrestre.
64. Questões de Oscilações, ondas, óptica e radiação \u2013 Feixes e frentes de ondas.
65. Questões de Reflexão e refração.
66. Questões de Óptica geométrica: lentes e espelhos.
67. Questões de Formação de imagens.
68. Questões de Instrumentos ópticos simples.
69. Questões de Fenômenos ondulatórios.
70. Questões de Pulsos e ondas.
71. Questões de Período, frequência, ciclo.
72. Questões de Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda.
73. Questões de Ondas em diferentes meios de propagação.
74. Questões de O calor e os fenômenos térmicos \u2013 Conceitos de calor e de temperatura.
75. Questões de Escalas termométricas.
76. Questões de Transferência de calor e equilíbrio térmico.
77. Questões de Capacidade calorífica e calor específico.
78. Questões de Condução do calor.
79. Questões de Dilatação térmica.
80. Questões de Mudanças de estado físico e calor latente de transformação.
81. Questões de Comportamento de gases ideais.
82. Questões de Máquinas térmicas.
83. Questões de Ciclo de Carnot.
84. Questões de Leis da Termodinâmica.
85. Questões de Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano.
86. Questões de Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.


* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física (ENEM) 1.
44 alunos já responderam este simulado.
(1,0) 1 -

Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo, devida ao intenso tráfego de máquinas cada vez mais pesadas, reduzindo a produtividade das culturas. 

Uma das formas de prevenir o problema de compactação do solo é substituir os pneus dos tratores por pneus mais

a)

largos, reduzindo a pressão sobre o solo. 

b)

estreitos, reduzindo a pressão sobre o solo. 

c)

largos, aumentando a pressão sobre o solo. 

d)

estreitos, aumentando a pressão sobre o solo. 

e)

altos, reduzindo a pressão sobre o solo. 

(1,0) 2 -

Alguns povos indígenas ainda preservam suas tradições realizando a pesca com lanças, demonstrando uma notável habilidade. Para fisgar um peixe em um lago com águas tranquilas, o índio deve mirar abaixo da posição em que enxerga o peixe. 

Ele deve proceder dessa forma porque os raios de luz 

a)

refletidos pelo peixe não descrevem uma trajetória retilínea no interior da água.

b)

emitidos pelos olhos do índio desviam sua trajetória quando passam do ar para a água. 

c)

espalhados pelo peixe são refletidos pela superfície da água. 

d)

emitidos pelos olhos do índio são espalhados pela superfície da água. 

e)

refletidos pelo peixe desviam sua trajetória quando passam da água para o ar. 

(1,0) 3 -

Em um dia de chuva muito forte, constatou-se uma goteira sobre o centro de uma piscina coberta, formando um padrão de ondas circulares. Nessa situação, observou-se que caíam duas gotas a cada segundo. A distância entre duas cristas consecutivas era de 25 cm e cada uma delas se aproximava da borda da piscina com velocidade de 1,0 m/s. Após algum tempo a chuva diminuiu e a goteira passou a cair uma vez por segundo. 

Com a diminuição da chuva, a distância entre as cristas e a velocidade de propagação da onda se tornaram, respectivamente,

a)

maior que 25 cm e maior que 1,0 m/s. 

b)

maior que 25 cm e igual a 1,0 m/s. 

c)

menor que 25 cm e menor que 1,0 m/s. 

d)

menor que 25 cm e igual a 1,0 m/s. 

e)

igual a 25 cm e igual a 1,0 m/s. 

(1,0) 4 -

Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h. 

Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega? 

a)

0,7 

b)

1,4

c)

1,5

d)

2,0 

e)

3,0 

(1,0) 5 -

Nossa pele possui células que reagem à incidência de luz ultravioleta e produzem uma substância chamada melanina, responsável pela pigmentação da pele. 
Pensando em se bronzear, uma garota vestiu um biquíni, acendeu a luz de seu quarto e deitou-se exatamente abaixo da lâmpada incandescente. Após várias horas ela percebeu que não conseguiu resultado algum. 

O bronzeamente não ocorreu porque a luz emitida a lâmpada incandescente é de 

a)

baixa intensidade.

b)

baixa frequência. 

c)

um espectro contínuo.

d)

amplitude inadequada.

e)

curto comprimento de onda.

(1,0) 6 -

As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera.

Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da

a)

reflexão.

b)

refração.

c)

difração.

d)

polarização.

e)

interferência.

(1,0) 7 -

Todo carro possui uma caixa de fusíveis, que são utilizados para proteção dos circuitos elétricos. Os fusíveis são constituídos de um material de baixo ponto de fusão, como o estanho, por exemplo, e se fundem quando percorridos por uma corrente elétrica igual ou maior do que aquela que são capazes de suportar. O quadro a seguir mostra uma série de fusíveis e os valores de corrente por eles suportados.

Fusível               Corrente Elétrica  (A)
Azul                     1,5
Amarelo                2,5
Larania                 5,0
Preto                     7,5
Vermelho              10,0

Um farol usa uma lâmpada de gás halogênio de 55 W de potência que opera com 36 V. Os dois faróis são ligados separadamente, com um fusível para cada um, mas, após um mau funcionamento, o motorista passou a conectá-los em paralelo, usando apenas um fusível. Dessa forma, admitindo-se que a fiação suporte a carga dos dois faróis, o menor valor de fusível adequado para proteção desse novo circuito é o

a)

azul.

b)

preto.

c)

laranja.

d)

amarelo.

e)

vermelho.

(1,0) 8 -

Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo” . Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem serverificadas na prática. 

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

a)

A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.

b)

Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.

c)

A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.

d)

A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura. 

e)

Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

(1,0) 9 -

Com o objetivo de se testar a eficiência de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento em 10 °C de amostras de diferentes substâncias, cada uma com determinada massa, em cinco fornos de marcas distintas. Nesse teste, cada forno operou à potência máxima. 

O forno mais eficiente foi aquele que

a)

forneceu a maior quantidade de energia às amostras.

b)

cedeu energia à amostra de maior massa em mais tempo.

c)

forneceu a maior quantidade de energia em menos tempo.

d)

cedeu energia à amostra de menor calor específico mais lentamente.

e)

forneceu a menor quantidade de energia às amostras em menos tempo.

(1,0) 10 -

Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada na combustão não pode ser utilizada para a realização de trabalho. Isso significa dizer que há vazamento da energia em outra forma. 
CARVALHO, A. X. Z. Física Térmica. Belo Horizonte: Pax, 2009 (adaptado). 

De acordo com o texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor são decorrentes de a

a)

liberação de calor dentro do motor ser impossível.

b)

realização de trabalho pelo motor ser incontrolável.

c)

conversão integral de calor em trabalho ser impossível.

d)

transformação de energia térmica em cinética ser impossível.

e)

utilização de energia potencial do combustível ser incontrolável.

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