Simulados de Concursos > Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 3 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca INEP, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes ENEM.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Ciências Humanas e suas Tecnologias 3 do concurso ENEM.

1. Questões de Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade \u2013 Cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil. A conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América. História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira. História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.
2. Questões de Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado \u2013 Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial. As lutas pela conquista da independência política das colônias da América. Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação. O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX. Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX. A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria. Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazifascista, franquismo, salazarismo e talinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América. Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI. A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas. Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.
3. Questões de Características e transformações das estruturas produtivas \u2013 Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências. Economia agroexportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia. Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas. A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais. Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
4. Questões de Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente \u2013 Relação homemnatureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico. Origem e evolução do conceito de sustentabilidade. Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo. Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do território brasileiro. Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.
5. Questões de Representação espacial \u2013 Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.


* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias 3.
34 alunos já responderam este simulado.
(1,0) 1 -

questao 1 enem ciencias humanas e suas tecnologias 3 - Simulado Brasil Concurso

Elaborado pelos partidários da Revolução Constitucionalista de 1932, o cartaz apresentado pretendia mobilizar a população paulista contra o governo federal. 

Essa mobilização utilizou-se de uma referência histórica, associando o processo revolucionário 

a)

à experiência francesa, expressa no chamado à luta contra a ditadura. 

b)

aos ideais republicanos, indicados no destaque à bandeira paulista. 

c)

ao protagonismo das Forças Armadas, representadas pelo militar que empunha a bandeira. 

d)

ao bandeirantismo, símbolo paulista apresentado em primeiro plano. 

e)

ao papel figurativo de Vargas na política, enfatizado pela pequenez de sua figura no cartaz. 

(1,0) 2 -

questao 2 enem ciencias humanas e suas tecnologias 3 - Simulado Brasil Concurso

A criação no Brasil do Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (SPHAN), em 1937, foi orientada por ideias como as descritas no texto, que visavam 

a)

a submeter a memória e o patrimônio nacional ao controle dos órgãos públicos, de acordo com a tendência autoritária do Estado Novo.

b)

transferir para a iniciativa privada a responsabilidade de preservação do patrimônio nacional, por meio de leis de incentivo fiscal. 

c)

definir os fatos e personagens históricos a serem cultuados pela sociedade brasileira, de acordo com o interesse público. 

d)

resguardar da destruição as obras representativas da cultura nacional, por meio de políticas públicas preservacionistas.

e)

determinar as responsabilidades pela destruição do patrimônio nacional, de acordo com a legislação brasileira. 

(1,0) 3 -

questao 3 enem ciencias humanas e suas tecnologias 3 - Simulado Brasil Concurso

A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a

a)

realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez.

b)

dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação. 

c)

redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.

d)

priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres.

e)

estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação. 

(1,0) 4 -

questao 4 enem ciencias humanas e suas tecnologias 3 - Simulado Brasil Concurso

Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tomaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se 

a)

à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais. 

b)

à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado.

c)

à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo. 

d)

à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais. 

e)

ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes. 

(1,0) 5 -

questao 5 enem ciencias humanas e suas tecnologias 3 - Simulado Brasil Concurso

Em 1749, ao separar-se de São Paulo, a capitania de Goiás foi governada por D. Marcos de Noronha, que atendeu às diretrizes da política indigenista pombalina que incentivava a criação de aldeamentos em função

a)

das constantes rebeliões indígenas contra os brancos colonizadores, que ameaçavam a produção de ouro nas regiões mineradoras. 

b)

da propagação de doenças originadas do contato com os colonizadores, que dizimaram boa parte da população indígena.

c)

do empenho das ordens religiosas em proteger o indígena da exploração, o que garantiu a sua supremacia na administração colonial.

d)

da política racista da Coroa Portuguesa, contrária à miscigenação, que organizava a sociedade em uma hierarquia dominada pelos brancos.

e)

da necessidade de controle dos brancos sobre a população indígena, objetivando sua adaptação às exigências do trabalho regular. 

(1,0) 6 -

questao 6 enem ciencias humanas e suas tecnologias 3 - Simulado Brasil Concurso

Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou possível a 

a)

formação de uma identidade cultural afro-brasileira. 

b)

superação de aspectos culturais africanos por antigas tradições europeias.

c)

reprodução de conflitos entre grupos étnicos africanos. 

d)

manutenção das características culturais específicas de cada etnia. 

e)

resistência à incorporação de elementos culturais indígenas.

(1,0) 7 -

questao 7 enem ciencias humanas e suas tecnologias 3 - Simulado Brasil Concurso

O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam

a)

a conquista de direitos civis para a população negra.

b)

o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano. 

c)

a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista. 

d)

a incorporação dos negros no mercado de trabalho. 

e)

a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.

(1,0) 8 -

questao 8 enem ciencias humanas e suas tecnologias 3 - Simulado Brasil Concurso

A característica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito

a)

ao status de cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si mesmo.

b)

ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis. 

c)

à possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da submissão às leis. 

d)

ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das consequências. 

e)

ao direito do cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais. 

(1,0) 9 -

questao 9 enem ciencias humanas e suas tecnologias 3 - Simulado Brasil Concurso

O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na índia, demonstrando

a)

a ineficiência do sistema judiciário inglês no território indiano. 

b)

o apoio da população hindu à prisão de Gandhi. 

c)

o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa. 

d)

a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi. 

e)

a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu. 

(1,0) 10 -

questao 10 enem ciencias humanas e suas tecnologias 3 - Simulado Brasil Concurso

A morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida durante o regime militar, em 1975, levou a medidas como o abaixo-assinado feito por profissionais da imprensa de São Paulo. A análise dessa medida tomada indica a

a)

certeza do cumprimento das leis. 

b)

superação do governo de exceção. 

c)

violência dos terroristas de esquerda. 

d)

punição dos torturadores da polícia. 

e)

expectativa da investigação dos culpados. 

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