Simulados de Concursos > Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca INEP, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes ENEM.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 do concurso ENEM.

1. Questões de Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade \u2013 Cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil. A conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América. História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira. História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.
2. Questões de Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado \u2013 Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial. As lutas pela conquista da independência política das colônias da América. Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação. O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX. Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX. A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria. Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazifascista, franquismo, salazarismo e talinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América. Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI. A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas. Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.
3. Questões de Características e transformações das estruturas produtivas \u2013 Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências. Economia agroexportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia. Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas. A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais. Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
4. Questões de Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente \u2013 Relação homemnatureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico. Origem e evolução do conceito de sustentabilidade. Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo. Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do território brasileiro. Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.
5. Questões de Representação espacial \u2013 Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.


* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias 4.
22 alunos já responderam este simulado.
(1,0) 1 -

questao 1 enem ciencias humanas e suas tecnologias 4 - Simulado Brasil Concurso

A letra dessa canção reflete elementos identitários que representam a 

a)

valorização das características naturais do Sertão nordestino. 

b)

denúncia da precariedade social provocada pela seca. 

c)

experiência de deslocamento vivenciada pelo migrante. 

d)

profunda desigualdade social entre as regiões brasileiras.

e)

discriminação dos nordestinos nos grandes centros urbanos. 

(1,0) 2 -

questao 2 enem ciencias humanas e suas tecnologias 4 - Simulado Brasil Concurso

Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:

a)

Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais.

b)

Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal. 

c)

Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra. 

d)

Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária. 

e)

Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários. 

(1,0) 3 -

questao 3 enem ciencias humanas e suas tecnologias 4 - Simulado Brasil Concurso

Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em:

a)

Aumento da poluição sonora - construção de barreiras acústicas. 

b)

Incidência da chuva ácida - estatização da indústria automobilística.

c)

Derretimento das calotas polares - incentivo aos transportes de massa. 

d)

Propagação de doenças respiratórias - distribuição de medicamentos gratuitos. 

e)

Elevação das temperaturas médias - criminalização da emissão de gás carbônico. 

(1,0) 4 -

questao 4 enem ciencias humanas e suas tecnologias 4 - Simulado Brasil Concurso

As regiões cratônicas das Guianas e a Sul- Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por

a)

apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).

b)

corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro. 

c)

apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país. 

d)

possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural. 

e)

o serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura. 

(1,0) 5 -

questao 5 enem ciencias humanas e suas tecnologias 4 - Simulado Brasil Concurso

No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais como

a)

redução do custo de produção. 

b)

agravamento da poluição hídrica. 

c)

compactação do material do solo. 

d)

aceleração da fertilização natural. 

e)

redirecionamento dos cursos fluviais.

(1,0) 6 -

questao 6 enem ciencias humanas e suas tecnologias 4 - Simulado Brasil Concurso

Os textos demonstram que, tanto na Europa do século XIX quanto no contexto latino-americano do século XXI, as alterações tecnológicas vivenciadas no campo interferem na vida das populações locais, pois

a)

induzem os jovens ao estudo nas grandes cidades, causando o êxodo rural, uma vez que formados, não retomam à sua região de origem. 

b)

impulsionam as populações locais a buscar linhas de financiamento estatal com o objetivo de ampliar a agricultura familiar, garantindo sua fixação no campo.

c)

ampliam o protagonismo do Estado, possibilitando a grupos econômicos ruralistas produzir e impor políticas agrícolas, ampliando o controle que tinham dos mercados.

d)

aumentam a produção e a produtividade de determinadas culturas em função da intensificação da mecanização, do uso de agrotóxicos e cultivo de plantas transgênicas. 

e)

desorganizam o modo tradicional de vida impelindo- as à busca por melhores condições no espaço urbano ou em outros países em situações muitas vezes precárias.

(1,0) 7 -

questao 7 enem ciencias humanas e suas tecnologias 4 - Simulado Brasil Concurso

O fenômeno físico descrito no texto afeta intensamente as populações que ocupam espaços próximos às áreas de

a)

alívio da tensão geológica.

b)

desgaste da erosão superficial.

c)

atuação do intemperismo químico. 

d)

formação de aquíferos profundos. 

e)

acúmulo de depósitos sedimentares. 

(1,0) 8 -

questao 8 enem ciencias humanas e suas tecnologias 4 - Simulado Brasil Concurso

Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade toma-se mais vulnerável quando 

a)

concentra suas atividades no setor primário. 

b)

apresenta estoques elevados de alimentos. 

c)

possui um sistema de transportes articulado.

d)

diversifica a matriz de geração de energia.

e)

introduz tecnologias à produção agrícola. 

(1,0) 9 -

questao 9 enem ciencias humanas e suas tecnologias 4 - Simulado Brasil Concurso

O primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de 

a)

núcleos urbanos em áreas litorâneas. 

b)

centros agrícolas modernos no interior.

c)

vias férreas entre espaços de mineração. 

d)

faixas de povoamento ao longo das estradas. 

e)

povoados interligados próximos a grandes rios. 

(1,0) 10 -

 

O esquema representa um processo de eroquestao 10 enem ciencias humanas e suas tecnologias 4 - Simulado Brasil Concursosão em encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo?

a)

Plantio direto.

b)

Associação de culturas.

c)

Implantação de curvas de nível.

d)

Aração do solo, do topo ao vale.

e)

Terraceamento na propriedade.

Marcadores

Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
499.226 Alunos | 3.942 Simulados | 44.532 Questões | 12.830 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2018 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo