Simulados de Concursos > Prova ENEM - Matemática Enem 7 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Enem.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Várias, para nível Médio do cargo de Vários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Enem.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Matemática Enem 7 do concurso Enem.

1. Questões de Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, frações, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.
2. Questões de Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas (aqui e aqui); simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
3. Questões de Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (média aritmética, média ponderada, média harmônica, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.
4. Questões de Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e funções algébricas do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
5. Questões de Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas (horizontais e verticais, paralelas, perpendiculares; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações, solução de sistemas de equações.

* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Matemática Enem 7.
(1,0) 1 -

Dentre outros objetos de pesquisa, a Alometria estuda a relação entre medidas de diferentes partes do corpo humano. Por exemplo, segundo a Alometria, a área A da superfície corporal de uma pessoa relaciona-se com a sua massa m pela fórmula A = k.m 2/3, em que k é uma constante positiva.

Se no período que vai da infância até a maioridade de um indivíduo sua massa é multiplicada por 8, por quanto será multiplicada a área da superfície corporal?

a)

√16

b)

4

c)

√24

d)

8

e)

64

(1,0) 2 -

Em 2010, um caos aéreo afetou o continente europeu, devido à quantidade de fumaça expelida por um vulcão na Islândia, o que levou ao cancelamento de inúmeros voos. 

Cinco dias após o início desse caos, todo o espaço aéreo europeu acima de 6 000 metros estava liberado, com exceção do espaço aéreo da Finlândia. Lá, apenas voos internacionais acima de 31 mil pés estavam liberados. 
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 21 abr. 2010 (adaptado). 

Considere que 1 metro equivale a aproximadamente 3,3 pés. 

Qual a diferença, em pés, entre as altitudes liberadas na Finlândia e no restante do continente europeu cinco dias após o início do caos?

a)

3 390 pés.

b)

9 390 pés.

c)

11 200 pés.

d)

19 800 pés.

e)

50 800 pés.

(1,0) 3 -

Uma indústria fabrica um único tipo de produto e sempre vende tudo o que produz. O custo total para fabricar uma quantidade q de produtos é dado por uma função, simbolizada por CT, enquanto o faturamento que a empresa obtém com a venda da quantidade q também é uma função, simbolizada por FT. O lucro total (LT) obtido pela venda da quantidade q de produtos é dado pela expressão LT(q) = FT(q) - CT(q). 

Considerando-se as funções FT(q) = 5q e CT(q) = 2+ 12 como faturamento e custo, qual a quantidade mínima de produtos que a indústria terá de fabricar para não ter prejuízo?

a)

0

b)

1

c)

3

d)

4

e)

5

(1,0) 4 -

O dono de uma oficina mecânica precisa de um pistão das partes de um motor, de 68 mm de diâmetro, para o conserto de um carro. Para conseguir um, esse dono vai até um ferro velho e lá encontra pistões com diâmetros iguais a 68,21 mm; 68,102 mm; 68,001 mm; 68,02 mm e 68,012 mm. 

Para colocar o pistão no motor que está sendo consertado, o dono da oficina terá de adquirir aquele que tenha o diâmetro mais próximo do que precisa. 

Nessa condição, o dono da oficina deverá comprar o pistão de diâmetro

a)

68,21 mm.

b)

68,102 mm.

c)

68,02 mm.

d)

68,012 mm.

e)

68,001 mm.

(1,0) 6 -

Um aluno registrou as notas bimestrais de algumas de suas disciplinas numa tabela. Ele observou que as entradas numéricas da tabela formavam uma matriz 4x4, e que poderia calcular as médias anuais dessas disciplinas usando produto de matrizes. Todas as provas possuíam o mesmo peso, e a tabela que ele conseguiu é mostrada a seguir.

questao 6 enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

Para obter essas médias, ele multiplicou a matriz obtida a partir da tabela por 

a)

questao 6 - a enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

b)

questao 6 - b enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

c)

questao 6 - c enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

d)

questao 6 - d enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

e)

questao 6 - e enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

(1,0) 7 -

Existem no mercado chuveiros elétricos de diferentes potências, que representam consumos e custos diversos. A potência (P) de um chuveiro elétrico é dada pelo produto entre sua resistência elétrica (R) e o quadrado da corrente elétrica (i) que por ele circula. O consumo de energia (E), por sua vez, é diretamente proporcional à potência do aparelho. 

Considerando as características apresentadas, qual dos gráficos a seguir representa a relação entre a energia consumida (E) por um chuveiro elétrico e a corrente elétrica (i) que circula por ele?


a)

questao 7 - a enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

b)

questao 7 - b enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

c)

questao 7 - c enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

d)

questao 7 - d enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

e)

questao 7 - e enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

(1,0) 8 -

A resistência mecânica S de uma viga de madeira, em forma de um paralelepípedo retângulo, é diretamente proporcional à sua largura (b) e ao quadrado de sua altura (d) e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os suportes da viga, que coincide com o seu comprimento (x), conforme ilustra a figura. A constante de proporcionalidade k é chamada de resistência da viga.

questao 8 enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

A expressão que traduz a resistência S dessa viga de madeira é 

a)

questao 8 - a enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

b)

questao 8 - b enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

c)

questao 8 - c enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

d)

questao 8 - d enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

e)

questao 8 - e enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

(1,0) 9 -

A Agência Espacial Norte Americana (NASA) informou que o asteroide YU 55 cruzou o espaço entre a Terra e a Lua no mês de novembro de 2011. A ilustração a seguir sugere que o asteroide percorreu sua trajetória no mesmo plano que contém a órbita descrita pela Lua em torno da Terra. Na figura, está indicada a proximidade do asteroide em relação à Terra, ou seja, a menor distância que ele passou da superfície terrestre.

questao 9 enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

Com base nessas informações, a menor distância que o asteroide YU 55 passou da superfície da Terra é igual a

a)

3,25 x 102 km.

b)

3,25 x 103 km.

c)

3,25 x 104 km.

d)

3,25 x 105 km.

e)

3,25 x 106 km.

(1,0) 10 -

Um laboratório realiza exames em que é possível observar a taxa de glicose de uma pessoa. Os resultados são analisados de acordo com o quadro a seguir.

questao 10 enem matematica 7 - Simulado Brasil Concurso

Um paciente fez um exame de glicose nesse laboratório e comprovou que estava com hiperglicemia. Sua taxa de glicose era de 300 mg/dL. Seu médico prescreveu um tratamento em duas etapas. Na primeira etapa ele conseguiu reduzir sua taxa em 30% e na segunda etapa em 10%. 

Ao calcular sua taxa de glicose após as duas reduções, o paciente verificou que estava na categoria de

a)

hipoglicemia.

b)

normal.

c)

pré-diabetes.

d)

diabetes melito.

e)

hiperglicemia.

Marcadores

Prova ENEM - Matemática Enem 7 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova ENEM - Matemática Enem 7 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova ENEM - Matemática Enem 7 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova ENEM - Matemática Enem 7 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova ENEM - Matemática Enem 7 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova ENEM - Matemática Enem 7 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
499.225 Alunos | 3.942 Simulados | 44.532 Questões | 12.830 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2018 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo