Simulados de Concursos > Prova OAB - Estatuto da Advocacia e da OAB 11 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso OAB.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FGV, para nível Superior do cargo de Exame de Ordem Unificado - OAB. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes OAB.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Estatuto da Advocacia e da OAB 11 do concurso OAB.

1. Questões do Estatuto da Advocacia e da OAB.

* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Estatuto da Advocacia e da OAB 11.
32 alunos já responderam este simulado.
(1,0) 1 -

Homero, advogado especializado em Direito Público, após longos anos, obtém sentença favorável contra a Fazenda Pública Estadual. Requer a execução especial e apresenta, após o decurso normal do processo, requerimento de expedição de precatório, estabelecendo a separação do principal, direcionado ao seu cliente, dos honorários de sucumbência e postulando o desconto no principal de vinte por cento a título de honorários contratuais, cujo contrato anexa aos autos. O pedido é deferido pelo Juiz, mas há recurso do Ministério Público, que não concorda com tal desconto. De acordo com as normas estatutárias aplicáveis, é correto afirmar que 

a)

os honorários devidos no processo judicial se resumem aos sucumbenciais, vedado o desconto de quaisquer outros valores a esse título.

b)

os honorários advocatícios, que gozam de autonomia, quer sucumbenciais, quer contratuais, devem ser cobrados em via própria diretamente ao cliente.

c)

é possível o pagamento de honorários advocatícios contratuais no processo em que houve condenação, havendo precatório, desde que o contrato seja escrito.

d)

seja o contrato escrito ou verbal, pode o advogado requerer o pagamento dos seus honorários contratuais mediante desconto no valor da condenação.

(1,0) 2 -

Tertúlio, advogado, testemunha a ocorrência de um acidente de trânsito sem vítimas, envolvendo quatro veículos automotores. Seus dados e sua qualificação profissional constam nos registros do evento. Posteriormente, em ação de responsabilidade civil, o advogado Tertúlio é arrolado como testemunha por uma das partes. No dia designado para o seu depoimento, alega que estaria impossibilitado de realizar o ato porque uma das pessoas envolvidas poderia contratá-lo como profissional, embora, naquele momento, nenhuma delas tivesse manifestado qualquer intenção nesse sentido. A respeito do tema, é correto dizer que

a)

o advogado é suspeito para prestar depoimento no caso em tela.

b)

a possibilidade decorre da ausência de efetiva atuação profissional.

c)

o depoimento do advogado, no caso, é facultativo.

d)

somente poderia prestar depoimento após a intervenção de todas as partes no processo.

(1,0) 3 -

O magistrado Mévio, de larga experiência forense, buscando organizar o serviço do seu cartório, edita Portaria disciplinando o horário de atendimento das partes e dos advogados não coincidente com o horário forense. Os processos passam a ser distribuídos, por numeração, com a responsabilização individual de determinados servidores. Estabeleceu-se que os autos de final 0 a 3 teriam atendimento ao público, aí incluídos advogados, das 11h às 13h, e daí sucessivamente. Com tal organização, obteve o cumprimento de todas as metas estabelecidas pela Corregedoria do Tribunal. À luz da legislação estatutária, assinale a alternativa correta quanto a essa atitude. 

a)

O ato normativo do magistrado colide frontalmente com o direito dos advogados de serem atendidos a qualquer momento pelo Magistrado e servidores públicos.

b)

A Administração dos órgãos do Poder Judiciário é autônoma, podendo ocorrer ato do magistrado impondo restrições ao advogado.

c)

O princípio da eficiência sobrepõe-se aos interesses das partes e dos advogados, seguindo moderna tendência da Administração Pública.

d)

As metas de produção determinadas pelos órgãos de controle do Poder Judiciário justificam a restrição dos direitos dos advogados de acesso aos autos e aos agentes públicos.

(1,0) 4 -

Xisto, advogado, é convidado a ocupar o prestigiado cargo de Procurador-Geral de um município, cargo de confiança do Prefeito Municipal passível de exoneração ad nutum. O cargo é privativo de advogado. No entanto, ao assumir o referido cargo, ocorrerá o (a) 

a)

cancelamento da sua inscrição.

b)

exercício limitado da advocacia.

c)

suspensão do exercício da atividade advocatícia.

d)

anotação de impedimento.

(1,0) 5 -

O advogado Caio resolve implementar mudanças administrativas no seu escritório, ao passar a compor o grupo de profissionais escolhido para gerenciá-lo. Uma das atividades consiste na elaboração de um boletim de notícias comunicando aos clientes, parceiros e advogados, a mudança na legislação e os julgamentos de maior repercussão. Para ampliar a divulgação, contrata jovens de ambos os sexos para distribuição gratuita, nos cruzamentos das mais importantes capitais do País. Diante do narrado, é correto afirmar que 

a)

se trata de publicidade moderada.

b)

o boletim de notícias é meio adequado de publicidade quando o público-alvo são clientes do escritório.

c)

a distribuição indiscriminada, se for gratuita, é permitida.

d)

é admissível a distribuição do boletim mediante pagamento de anuidade.

(1,0) 6 -

O advogado Ademar é surpreendido por mandado de busca e apreensão dos documentos guardados no seu escritório, de forma indiscriminada. Após pesquisa, verifica que existe processo investigando um dos seus clientes e a ele mesmo. Apesar disso, os documentos de toda a sua clientela foram apreendidos. 
Diante do narrado, é correto afirmar que

a)

a prática é correta, em função de a investigação atingir o advogado.

b)

a inviolabilidade do escritório de advocacia é absoluta.

c)

a proteção ao escritório do advogado não se inclui na hipótese versada.

d)

houve excesso na apreensão de todos os documentos da clientela do advogado.

(1,0) 7 -

Terência, jovem advogada, conhecida pela energia com que defende os seus clientes, obtém sucesso em ação indenizatória, com proveito econômico correspondente a R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais). Buscando adequação dos seus honorários, marca reunião com seu cliente, e este exige detalhada prestação de contas, o que é negado pela advogada. Nesse momento, há amplo desentendimento. O valor da indenização fora levantado pela advogada e depositado em caderneta de poupança, no aguardo do desfecho da discussão sobre os valores que deveriam ser repassados. Terência não apresentou as contas ao cliente nem direta, nem judicialmente. 

Analisando-se a solução para o caso concreto acima, é correto afirmar que 

a)

a prestação de contas é um dos deveres do advogado.

b)

enquanto o cliente não apresentar postulação judicial, a prestação de contas é inexigível.

c)

o advogado, exercendo mandato, não necessita prestar contas.

d)

essa questão é dirimida pelo juiz da causa em que ocorreu a condenação.

(1,0) 8 -

Marcelo promove ação de procedimento ordinário em face de Paus e Cupins Ltda. com o fito de compelir a ré à prestação de determinado fato, diante de contrato anteriormente estabelecido pelas partes e descumprido pela ré. Houve regular citação, com a apresentação de defesa, tendo o processo permanecido paralisado por oito anos por inércia das partes. Dez anos após a paralisação, o réu ingressa no processo requerendo a declaração de prescrição intercorrente, que é declarada, não tendo havido recurso do autor. Após consultas processuais, o autor descobre a real situação do processo e apresenta representação disciplinar à OAB contra o seu advogado. Nos termos da legislação estatutária e do Código de Ética, é correto afirmar que

a)

o advogado não pode ser sancionado pela demora do processo, mesmo que tenha sido inerte.

b)

está perfeitamente caracterizado o abandono da causa.

c)

os atos referidos se esgotam no processo judicial.

d)

a inércia das partes não pode atingir os advogados, como no enunciado.

(1,0) 9 -

Heitor, advogado regularmente inscrito na OAB, é surpreendido com a notícia de que seu ex adverso havia sido suspenso em processo disciplinar regular, mas que não havia devolvido os documentos oficiais nem comunicado a punição ao juiz dirigente do processo. 

Em relação à atuação de profissional suspenso das atividades, à luz do Estatuto, é correto afirmar que

a)

caracteriza infração disciplinar.

b)

constitui mera irregularidade.

c)

viola o sigilo profissional.

d)

gera a exclusão da OAB.

(1,0) 10 -

O advogado Rodrigo é surpreendido com notificação do Conselho de Ética da OAB para esclarecer determinados fatos que foram comunicados ao órgão mediante denúncia anônima. Apresenta sua defesa e, desde logo, postula a extinção do processo, que não poderia ser instaurado por ter sido a denúncia anônima. 

Em tal hipótese, à luz das normas do Código de Ética, é correto afirmar que

a)

se admite a instauração do processo disciplinar por denúncia anônima.

b)

não pode ocorrer a instauração, de ofício, do processo disciplinar.

c)

há necessidade de identificação do representante.

d)

é instaurado exclusivamente por representação do interessado.

Marcadores

Prova OAB - Estatuto da Advocacia e da OAB 11 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova OAB - Estatuto da Advocacia e da OAB 11 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova OAB - Estatuto da Advocacia e da OAB 11 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova OAB - Estatuto da Advocacia e da OAB 11 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova OAB - Estatuto da Advocacia e da OAB 11 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova OAB - Estatuto da Advocacia e da OAB 11 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
494.891 Alunos | 3.942 Simulados | 44.532 Questões | 12.813 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2018 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo