Prova PM-PI - Legislação da Polícia Militar do Piauí 1 - Questões e Simulados (Edital 2013)

Instruções


Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso Polícia Militar do Estado Piauí - PMPI 2013

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Polícia Militar do Estado Piauí - PMPI.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Várias, para nível Médio do cargo de Policial Militar. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Polícia Militar do Estado Piauí - PMPI.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Legislação da Polícia Militar do Piauí 1 do concurso Polícia Militar do Estado Piauí - PMPI.

1. Questões da Lei Estadual nº 3.808, de 16/07/1981 (Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Piauí).
2. Questões da Lei Estadual nº 3.729, de 27/05/1980 (Conselho de Disciplina de Policiais Militares e Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí).
3. Questões da Lei Estadual nº 3.728, de 27/05/1980 (Conselho de Justificação de Policiais Militares e Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí).
4. Questões da Decreto nº 3.548, de 31/01/1980 (Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Piauí).

* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Legislação da Polícia Militar do Piauí 1.

10 questões

0 horas e 30 minutos

622 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

De acordo com a LEI 3.808 de 1981, assinale a alternativa errada.

a)

A Polícia Militar do Estado do Piauí, subordinada operacionalmente ao Secretário de Justiça e Segurança Pública, é uma instituição permanente, considerada força auxiliar e reserva do Exército, com organização e atribuições definidas em Lei.

b)

Os policiais–militares de carreira são os que no desempenho voluntário e permanente do serviço policial-militar, tem vitaliciedade assegurada.

c)

O serviço policial–militar consiste no exercício de atividade inerentes à Polícia Militar e compreende todos os encargos na legislação específica e relacionados com a manutenção da ordem pública nos Estados.

d)

É privativa de brasileiro nato a carreira de Oficial da Polícia Militar.

e)

Os policiais-militares da reserva remunerada poderão ser convocados para o serviço ativo, em caráter transitório e mediante aceitação voluntária, por ato do Governador do Estado, desde que haja conveniência para o serviço.

(1,0) 2 -

De acordo com a LEI 3.808 de 1981, assinale a alternativa errada.

a)

A condição jurídica dos policiais–militares é definida pelos dispositivos constitucionais que lhe forem aplicáveis1, por este Estatuto e pela legislação que lhe outorgar direitos e prerrogativas e lhes impuser deveres e obrigações.

b)

O ingresso na Polícia Militar pode ficar condicionado à aprovação em concurso público, que poderá ser regionalizado, com exames de conhecimentos, exame psicológico, exame de saúde, exame de aptidão física e investigação social.

c)

Para a investidura nos cargos da Polícia Militar, além de outros requisitos básicos previstos em lei, será também exigido altura mínima de 1,60 m (um metro e sessenta), para homens, e 1,55 (um metro e cinqüenta e cinco centímetros), para mulheres

d)

A hierarquia e a disciplina são a base institucional da Polícia Militar. A autoridade e a responsabilidade crescem com o grau hierárquico.

e)

A hierarquia policial-militar é a ordenação de autoridade em níveis diferentes, dentro da estrutura da Polícia Militar. A ordenação se faz por posto ou graduações; dentro de um mesmo posto ou de uma mesma graduação se faz pela antiguidade no posto ou na graduação. O respeito à hierarquia é substanciado no espírito de acatamento à sequencia de autoridade.

(1,0) 3 -

De acordo com a LEI 3.808 de 1981, assinale a alternativa errada.

a)

Círculos hierárquicos são âmbitos de convivência entre policiais-militares de categorias diversas e têm a finalidade de desenvolver o espírito da camaradagem em ambiente de estima e confiança, sem prejuízo do respeito mútuo.

b)

A precedência entre policiais-militares da ativa, do mesmo grau hierárquico, é assegurada pela antiguidade no posto ou na graduação, salvo nos casos de precedência funcional em lei ou regulamento.

c)

Em igualdade de posto ou graduação, os policiais-militares da ativa têm precedência sobre os da inatividade.

d)

Em igualdade de posto ou graduação, os policiais-militares da ativa têm precedência sobre os da inatividade.

e)

O cargo policial-militar é considerado vago a partir de sua criação e até que um policial-militar tome posse ou desde que o momento em que o policial-militar exonerado, dispensado ou que tenha recebido determinação expressa de autoridade competente, o deixe ou até que o outro policial-militar tome posse, de acordo com as normas de provimento previstas

(1,0) 4 -

De acordo com a LEI 3.808 de 1981, assinale a alternativa errada.

a)

Dentro de uma mesma organização policial-militar, a sequencia de substituições bem como as normas, atribuições e responsabilidades relativas, são estabelecidas na legislação específica, respeitadas a precedência e qualificações exigidas para o cargo ou para o exercício da função.

b)

Todo cidadão, após ingressar na Polícia Militar mediante inclusão, matrícula ou nomeação, prestará compromisso de honra, no qual afirmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres policiais-militares e manifestará a sua firme disposição de bem cumpri-los.

c)

O compromisso do Aspirante-Oficial PM será prestado de acordo com o cerimonial constante do regulamento da Academia de Policia Militar, onde for formado. Esse compromisso obedecerá aos seguintes dizeres: "Ao ser declarado Aspirante-a-Oficial da Polícia Militar, assumo o compromisso de cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e de me dedicar inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida".

d)

Comando é a soma de autoridade, deveres e responsabilidades de que o policial-militar é investido legalmente, quando conduz homens ou dirige uma organização policial-militar. O Comando é vinculado ao grau hierárquico e constitui uma prerrogativa pessoal, em cujo exercício o policial-militar se define e se caracteriza como chefe.

e)

Aplica-se à Direção e à Chefia da Organização Policial-Militar, no que couber, o estabelecido para o Comando.

(1,0) 5 -

De acordo com a LEI 3.808 de 1981, São manifestações essenciais do valor policial-militar, exceto,

a)

 o civismo e o culto das tradições históricas

b)

a fé na elevada missão da Polícia Milita

c)

 o espírito-de-corpo, orgulho do policial-militar pela organização onde serve

d)

o amor a profissão policial-militar e o entusiasmo com que é exercida

e)

o sentimento de servir à comunidade, traduzido pela vontade inabalável de cumprir o dever policial-militar e pelo integral devotamento à manutenção da ordem pública, desde que sem risco da própria vida

(1,0) 6 -

De acordo com a LEI 3.808 de 1981, assinale a alternativa errada.

a)

Os Conselhos de Justiça, em 1ª instância são competentes para processar e julgar os policiais-militares, nos crimes definidos em lei como militares

b)

O Regulamento Disciplinar da Polícia Militar especificará e classificará as transgressões e estabelecerá as normas relativas à amplitude e aplicação das penas disciplinares, à classificação do comportamento policial-militar e à interposição de recursos contra as penas disciplinares

c)

O Oficial presumivelmente incapaz de permanecer como policial-militar da ativa será submetido a Conselho de Justificação na forma da legislação específica

d)

Compete ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, julgar em única instância os processo oriundos dos Conselhos de Justificação, na forma estabelecida em Lei específica

e)

O Conselho de Justificação também não poderá ser aplicado aos oficiais reformados e na reserva remunerada.

(1,0) 7 -

De acordo com a LEI 3.808 de 1981, são direitos dos policiais-militares, exceto,

a)

garantia da patente, em toda a sua plenitude, com as vantagens, prerrogativas e deveres a ela inerentes, quando Oficial

b)

estabilidade, quando praça com vinte anos ou mais anos de tempo de efetivo serviço;

c)

uso das designações hierárquicas

d)

ocupação de cargo correspondente ao posto ou à graduação

e)

percepção de remuneração

(1,0) 8 -

De acordo com a LEI 3.808 de 1981, assinale a alternativa errada.

a)

A remuneração dos policiais-militares compreendem vencimentos ou proventos, indenização e outros direitos e é devida em base estabelecidas em lei peculiar

b)

O auxílio-invalidez, atendidas as condições estipuladas em lei peculiar que trata da remuneração dos policiais-militares, será concedido ao policial-militar, que, quando em serviço ativo, tenha sido ou venha a ser reformado por incapacidade definitiva e considerado inválido, total e permanentemente, para qualquer trabalho, não podendo prover os meios de subsistência.

c)

O soldo é irredutível e não será sujeito a penhora seqüestro ou arresto, exceto nos casos previstos em lei.

d)

É permitido acumular remuneração de inatividade.

e)

Os proventos da inatividade serão previstos sempre que, por motivo de alteração do poder aquisitivo da moeda, se modificarem os vencimentos dos policiais-militares em serviço ativo, na percentagem concedida.

(1,0) 9 -

De acordo com a LEI 3.808 de 1981, assinale a alternativa errada.

a)

O acesso na hierarquia policial-militar é seletiva, gradual e sucessivo e será feito mediante promoções, de conformidade com o disposto na legislação e regulamentação de promoções de oficiais e de praças, de modo a obter-se um fluxo regular e equilibrado de carreira para os policiais-militares a que esses dispositivos se referem.

b)

As promoções serão efetuadas pelos critérios de antiguidade e merecimento ou, ainda, por bravura e post-mortem.

c)

Ao policial-militar será concedido facultivamente, 30 (trinta) dias consecutivos de férias, observado o plano elaborado pela sua Organização Policial-Militar.

d)

Compete ao Comandante-Geral da Polícia Militar a regulamentação da concessão das férias anuais.

e)

As férias e os outros afastamentos mencionados nesta Seção são concedidos com a remuneração prevista na legislação específica e computados como tempo de efetivo serviço para todos efeitos legais.

(1,0) 10 -

Assinale a alternativa errada: LEI Nº 3.808, DE 16 DE JULHO DE 1981 (Publicada no DOE nº 140, de 29.07.1981)

a)

Art. 64 – Licença é a autorização para o afastamento total do serviço, em caráter temporário, concedida ao policial-militar, obedecidas as disposições legais e regulamentares.

b)

A licença especial é a autorização para afastamento total do serviço, relativa a cada decênio de tempo de efetivo serviço prestado, concedida ao policial-militar que a requerer, sem que implique em qualquer restrição para a sua carreira.

c)

Uma vez concedida a licença especial, o policial-militar será exonerado do cargo ou dispensado do exercício das funções que exerce e ficará à disposição do órgão de pessoal da Polícia Militar.

d)

Cabe ao Comandante-Geral da Polícia Federal a iniciativa de responsabilizar a autoridade policial-militar que não cumprir o disposto neste artigo e que maltratar ou consentir que seja maltratado qualquer policial-militar ou não lhe der o tratamento devido ao posto ou à sua graduação.

e)

As prerrogativas dos policiais-militares são constituídas pelas honras, dignidade e distinção devidas aos graus hierárquicos e cargos

Marcadores

Prova PM-PI - Legislação da Polícia Militar do Piauí 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Verde Favorita
Prova PM-PI - Legislação da Polícia Militar do Piauí 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Azul Dúvida
Prova PM-PI - Legislação da Polícia Militar do Piauí 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova PM-PI - Legislação da Polícia Militar do Piauí 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Vermelho Polêmica
Prova PM-PI - Legislação da Polícia Militar do Piauí 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Laranja  Prova PM-PI - Legislação da Polícia Militar do Piauí 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
239.426 Concurseiros | 3.071 Simulados | 36.511 Questões | 10.134 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo