Prova Polícia Militar-MS - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013)

Instruções


Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso Polícia Militar (MS) 2013

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Polícia Militar (MS).

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Várias, para nível Médio do cargo de Soldado . Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Polícia Militar (MS).

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Atualidades 1 do concurso Polícia Militar (MS).

1. Questões de Tópicos relevantes e atuais dos acontecimentos da realidade brasileira nas áreas social, econômica, saúde, educação, segurança, política, meio ambiente, habitação, ciência e tecnologia.
2. Questões da Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011 - Lei de Acesso à Informação.

* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Atualidades 1.

10 questões

0 horas e 30 minutos

188 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

“Primeiro negro a ocupar uma cadeira no _________________________, Joaquim Barbosa assumiu a presidência após o período em que esteve em destaque público, devido à sua atuação implacável como relator da ação penal 470, conhecida como processo do _______________, que resultou na condenação de vários réus, dentre eles, algumas personalidades importantes do cenário político brasileiro.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

a)

Supremo Tribunal Federal / mensalão

b)

Ministério da Justiça / propinoduto

c)

Superior Tribunal de Justiça / mensalã

d)

Tribunal Superior Eleitoral / propinoduto

e)

Tribunal Superior Militar / propinoduto

(1,0) 2 -

“Um fato social, político e religioso marcado de renovação histórica neste início de século: após a renúncia do Papa _______________ Bento XVI, o Vaticano tem seu primeiro Papa latino-americano da história e primeiro líder católico não europeu. Francisco, da _______________, torna-se também o primeiro _______________ a liderar este poderoso estado europeu.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

a)

alemão / Itália / beneditino

b)

alemão / Argentina / jesuíta

c)

polonês / Itália / capuchinho

d)

polonês / Argentina / franciscano

e)

suiço / Argentina / franciscano

(1,0) 3 -

A nova Lei Seca, funcionando desde o carnaval, tem sido alvo de polêmica. A Resolução n.º 432/2013 do Conselho Nacional de Trânsito, em vigor desde janeiro de 2013, endurece a Lei. A nova regulamentação baixou os limites de tolerância de álcool no teste do bafômetro e, a partir de agora, a infração prevista no art. 165 do CTB será caracterizada por meio de alguns procedimentos. Assinale a alternativa que contém todos os procedimentos corretos.

a)

Exame de sangue que apresente qualquer concentração de álcool por litro de sangue; teste de bafômetro com medição igual ou superior a 0,2 mg/L; declaração do motorista.

b)

Exame de sangue que apresente medição igual ou superior a 0,4 dg/L; teste de bafômetro com medição igual ou superior a 0,8 mg/L; declaração do motorista.

c)

Exame de sangue que apresente qualquer concentração de álcool por litro de sangue; teste de bafômetro com medição igual ou superior a 0,05 mg/L; sinais de alteração da capacidade psicomotora.

d)

Exame de sangue que apresente medição igual ou superior a 0,4 dg/L; teste de bafômetro com medição igual ou superior a 0,5 mg/L; declaração do motorista.

e)

Exame de sangue que apresente medição igual ou superior a 0,2 dg/L; teste de bafômetro com medição igual ou superior a 0,1 mg/L; sinais de alteração da capacidade psicomotora.

(1,0) 4 -

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.” 

O texto é atribuído a um dos maiores expoentes da arquitetura moderna, falecido recentemente. Trata-­se de

a)

Burle Marx.

b)

Oscar Niemeyer.

c)

Fillippo Brunelleschi.

d)

Lucio Costa.

e)

Affonso Reidy.

(1,0) 5 -

Um evento provocou nas universidades brasileiras a ocorrência, até setembro de 2012, de salas vazias, matrículas suspensas do segundo semestre, indefinição sobre o reinício das aulas e, principalmente, quando o ano letivo iria terminar. 

Essa situação, que durou cerca de 4 meses, foi provocada

a)

pela greve dos professores nas universidades federais.

b)

pelas dificuldades com o novo software que deveria interligar as secretarias.

c)

pelas fraudes descobertas na distribuição de merenda.

d)

pelas discussões em relação ao programa de cotas nas universidades.

e)

pela falta de investimento federal no setor.

(1,0) 6 -

(...) um dos países mais pobres do mundo, com uma população que vive majoritariamente com menos de R$ 2 por dia e em que apenas 26% dos cidadãos são alfabetizados. Existem muitos refugiados do norte do país em Bamako. Vivem no norte, menos de 10% da população, no meio do Deserto do Saara. A vida que já é muito dura, e as condições só pioraram com a guerra. 


(http://g1.globo.com/bom­dia­brasil/noticia/2013. Adaptado) 

O governo francês insistiu que continuará com suas operações militares até que a totalidade do território esteja livre. (...) Esse respaldo incluirá uma via econômica com a recuperação da ajuda ao desenvolvimento suspensa em resposta ao golpe de Estado do ano passado. 


(Noticias.terra.com.br, 05.02.2013. Adaptado) 

Os textos referem­se ao conflito no/na

a)

Afeganistão.

b)

Mali.

c)

Síria.

d)

Somália.

e)

Timor­Leste.

(1,0) 7 -

O ministro do Interior, Ali Larayedh, anunciou nesta quinta-feira (21 de fevereiro), a prisão de suspeitos do assassinato do opositor Chokri Belaid, ocorrido em 6 de fevereiro passado, episódio que mergulhou o país numa crise. 

“A investigação avançou ao ponto de prendermos suspeitos”, declarou à imprensa Larayedh, sem definir o número de detidos ou suas nacionalidades. 


“A investigação não conseguiu ainda a identificação do assassino, nem de quem está por trás do assassinato e seus motivos”, acrescentou Larayedh, negando-se a dar mais detalhes ao evocar o segredo de instrução. 


Larayedh, que falou à imprensa na presença do chefe de Gover no renunciante, Hamadi Jebali, disse que o president e se reuniu com os funcionários do ministério do Interior para pedir que continuem trabalhando para a formação de um novo governo. 


A família de Chokri Belaid, opositor de esquerda anti-islamita assassinado com três disparos diante de sua casa, acusou o partido Ennahda, ao qual pertence Jebali e Larayedh, do crime.

(http://g1.globo.com, 21.02.2013. Adaptado) 

O fragmento trata de fato ocorrido

a)

na Tunísia.

b)

no Líbano.

c)

na Líbia.

d)

nos Emirados Árabes.

e)

na Síria.

(1,0) 8 -

O Senado aprovou nesta terça-feira (19 de março), por unanimidade, com 70 votos favoráveis e nenhum contrário, a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas (…).

O texto, que já foi aprovado na Câmara, ainda precisa de aprovação em segundo turno pelos s enadores. A votação está marcada para a próxima terça (26 de março); depois disso, se aprovada, a PEC vai à promulgação pelo Congresso Nacional.


(g1.globo.com, 19.03.2013)

A PEC aprovada,

a)

amplia os direitos dos trabalhadores domésticos, como o direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao pagamento de horas-extras.

b)

permite a instituição de sindicatos para a categoria dos empregados domésticos, mas não autoriza negociações coletivas.

c)

garante o salário-desemprego para os trabalhadores domésticos com mais de 50 anos e retira o direito ao adicional noturno e ao seguro de vida.

d)

estabelece um salário mínimo especial para os trabalhadores domésticos e retira o direito ao salário-família e à jornada de 44 horas semanais.

e)

trouxe um novo conceito sobre o trabalho doméstico, que passa a se referir apenas às atividades de higienização de moradias.

(1,0) 9 -

O Congresso derrubou os vetos da presidente Dilma Rousseff. Estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo perderão receita com o novo modelo, que propõe uma divisão mais igualitária dos recursos. 
Em votação que terminou de ser apurada na madrugada desta quinta-feira (7 de março), 54 senadores e mais de 349 deputados votaram contra a manutenção dos vetos da presidente. 


A sessão foi marcada por bate-boca, ameaças e trocas de acusações entre os congressistas que defendem a manutenção e a derrubada dos vetos. Houve sucessivas tentativas de congressistas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo de suspenderem a votação. 


(Folha de S.Paulo, 07.03.2013. Adaptado) 

A matéria trata da votação,

a)

da legislação de combate à guerra fiscal.

b)

da revisão da Lei de Responsabilidade Fiscal.

c)

da reforma tributária.

d)

das novas regras do Fundo de Participação dos Estados.

e)

da lei que muda a divisão dos royalties do petróleo.

(1,0) 10 -

“Taxa de desemprego na zona do euro chega a nível recorde” 

Essa foi a manchete do portal de notícias da BBC Brasil, em 30 de novembro de 2012. A situação é mais grave em,

a)

Bélgica e Holanda.

b)

Alemanha e Irlanda.

c)

Portugal e Inglaterra.

d)

França e Áustria.

e)

Espanha e Grécia.

Marcadores

Prova Polícia Militar-MS - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Verde Favorita
Prova Polícia Militar-MS - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Azul Dúvida
Prova Polícia Militar-MS - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova Polícia Militar-MS - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Vermelho Polêmica
Prova Polícia Militar-MS - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Laranja  Prova Polícia Militar-MS - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
220.722 Concurseiros | 3.033 Simulados | 36.158 Questões | 9.777 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo