Simulados de Concursos > Prova Polícia Militar (RJ) - História 1 - Questões e Simulados (Edital 2013)

Instruções


\OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Polícia Militar (RJ).

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca , para nível Médio do cargo de Policial. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Polícia Militar (RJ).

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de História 1 do concurso Polícia Militar (RJ).

1. Questões da expansão Ultramarina Portuguesa dos séculos XVe XVI.
2. Questões do sistema colonial português na América \u2013 Estrutura político-administrativa, estrutura sócio-econômica, a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja, as invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões coloniais. Movimentos e tentativas emancipacionistas.
3. Questões do período joanino e o processo de independência \u2013 A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, política joanina, os partidos políticos, revoltas, conspirações e revoluções, emancipação e conflitos sociais, o processo de independência do Brasil.
4. Questões do Brasil Imperial \u2013 O Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado: aspectos, políticos, administrativos, militares, culturais, econômicos, sociais, territoriais, a política externa, a questão abolicionista, o processo de modernização, a crise da monarquia e a proclamação da república.

* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de História 1.\
185 alunos já responderam este simulado.
(1,0) 1 -

 

No que se refere ao Brasil no século XIX, julgue os itens a seguir.

 

D. Pedro II asfixiou a vida social brasileira por seu comportamento autocrático, exemplificado pela declaração de ilegalidade do Partido Republicano gaúcho e pela imposição da censura à imprensa.

Certa.
Errada.
(1,0) 2 -

 

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir.

 

O Império não conferiu estabilidade à nação em formação, pois o Estado imperial visou favorecer as elites locais em detrimento da centralização do poder.

Certa.
Errada.
(1,0) 3 -

 

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir.

 

Pensadores políticos do período inicial do Brasil independente, como José Bonifácio, deixaram como legado um pensamento centrado na formação da unidade nacional, até hoje apreciado pelo povo e pelas elites.

Certa.
Errada.
(1,0) 4 -

 

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir.

 

As tarifas aduaneiras impostas pelo Brasil no século XIX, que começaram a ser criadas a partir da década de 40 daquele século, impulsionaram o país a um programa de industrialização de tipo inglesa já no Império.

Certa.
Errada.
(1,0) 6 -

 

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir.

 

As regências se caracterizaram por paz política e equilíbrio entre o poder central do imperador e as elites das diferentes partes do Brasil, que nascia integrado.

Certa.
Errada.
(1,0) 7 -

 

No que se refere ao Brasil no século XIX, julgue os itens a seguir.

 

A independência brasileira foi revolucionária tanto na dimensão política quanto na social.

Certa.
Errada.
(1,0) 8 -

A independência brasileira, planejada pelo menos desde 1820 por José Bonifácio, somente pôde ser desencadeada com o apoio das elites, a partir de agosto de 1822.

Certa.
Errada.
(1,0) 9 -

A Revolução antiliberal portuguesa de 1820, ao defender o retorno do absolutismo real e do exclusivismo comercial, levou a elite brasileira a aderir à ideia da independência.

Certa.
Errada.
(1,0) 10 -

 

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988. 

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

 

A independência do Brasil foi um ato de total rompimento com as estruturas coloniais.

Certa.
Errada.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Prova Polícia Militar (RJ) - História 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Verde Favorita
Prova Polícia Militar (RJ) - História 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Azul Dúvida
Prova Polícia Militar (RJ) - História 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova Polícia Militar (RJ) - História 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Vermelho Polêmica
Prova Polícia Militar (RJ) - História 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Laranja  Prova Polícia Militar (RJ) - História 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
495.900 Alunos | 3.942 Simulados | 44.532 Questões | 12.816 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2018 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo