Prova Prefeitura de Fortaleza-CE - Guarda Municipal (GMF) - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013)

Instruções


Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso Prefeitura Municipal de Fortaleza-Guarda Municipal, Agente de Defesa Civil e Agente de Segurança Institucional 2013

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Prefeitura Municipal de Fortaleza-Guarda Municipal, Agente de Defesa Civil e Agente de Segurança Institucional.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Várias, para nível Médio do cargo de Vários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Prefeitura Municipal de Fortaleza-Guarda Municipal, Agente de Defesa Civil e Agente de Segurança Institucional.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Atualidades 1 do concurso Prefeitura Municipal de Fortaleza-Guarda Municipal, Agente de Defesa Civil e Agente de Segurança Institucional.

1. Questões de Matérias relacionadas a fatos políticos, econômicos, financeiros, sociais, administrativos, culturais, artísticos, científicos e jurídicos ocorridos no Brasil, veiculados nos últimos 6 (seis) meses anteriores a data da realização da Prova, em meios de comunicação de massa como jornais, rádios, internet e televisão.

* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Atualidades 1 .

10 questões

0 horas e 30 minutos

310 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

Leia a afirmativa, divulgada pelo Ministério de Defesa de um dos países envolvidos no conflito, e responda o questionamento seguinte:

“Se o país vizinho nos atacar com armas nucleares, reagiremos à altura, e ele desaparecerá da face da Terra.” 


Quais países estão envolvidos neste conflito, iniciado na década de 1950, alguns anos após a divisão do território e gerador de constantes alertas da comunidade internacional, principalmente nos últimos meses, quando um dos envolvidos anunciou a anulação dos acordos de não agressão e vêm realizando vários testes com armamentos nucleares? 

a)

Coreia do Norte e Coreia do Sul.

b)

Estados Unidos e Irã. 

c)

Rússia e Chechênia.

d)

Israel e Palestina.

(1,0) 2 -

“Primeiro negro a ocupar uma cadeira no _________________________, Joaquim Barbosa assumiu a presidência após o período em que esteve em destaque público, devido à sua atuação implacável como relator da ação penal 470, conhecida como processo do _______________, que resultou na condenação de vários réus, dentre eles, algumas personalidades importantes do cenário político brasileiro.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

a)

Supremo Tribunal Federal / mensalão

b)

Ministério da Justiça / propinoduto

c)

Superior Tribunal de Justiça / mensalão

d)

Tribunal Superior Eleitoral / propinoduto 

(1,0) 3 -

“Um fato social, político e religioso marcado de renovação histórica neste início de século: após a renúncia do Papa _______________ Bento XVI, o Vaticano tem seu primeiro Papa latino-americano da história e primeiro líder católico não europeu. Francisco, da _______________, torna-se também o primeiro _______________ a liderar este poderoso estado europeu.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

a)

alemão / Itália / beneditino 

b)

polonês / Itália / capuchinho

c)

alemão / Argentina / jesuíta

d)

 polonês / Argentina / franciscano

(1,0) 4 -

No início de janeiro de 2013, a Justiça venezuelana

a)

determinou a posse temporária do vice-presidente e a convocação de nova eleição presidencial.

b)

empossou o vice-presidente eleito, marcando depois a posse do presidente para o prazo máximo de 180 dias.

c)

adiou indefinidamente a posse, diante da ausência do presidente, então em tratamento médico no exterior.

d)

marcou nova eleição presidencial para abril, deixando a chefia do Executivo na mão do vice-presidente.

(1,0) 5 -

(...) um dos países mais pobres do mundo, com uma população que vive majoritariamente com menos de R$ 2 por dia e em que apenas 26% dos cidadãos são alfabetizados. Existem muitos refugiados do norte do país em Bamako. Vivem no norte, menos de 10% da população, no meio do Deserto do Saara. A vida que já é muito dura, e as condições só pioraram com a guerra. 


(http://g1.globo.com/bom­dia­brasil/noticia/2013. Adaptado) 

O governo francês insistiu que continuará com suas operações militares até que a totalidade do território esteja livre. (...) Esse respaldo incluirá uma via econômica com a recuperação da ajuda ao desenvolvimento suspensa em resposta ao golpe de Estado do ano passado. 


(Noticias.terra.com.br, 05.02.2013. Adaptado) 

Os textos referem­se ao conflito no/na

a)

Mali.

b)

Afeganistão.

c)

Somália.

d)

Síria.

(1,0) 6 -

O Senado aprovou nesta terça-feira (19 de março), por unanimidade, com 70 votos favoráveis e nenhum contrário, a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas (…). O texto, que já foi aprovado na Câmara, ainda precisa de aprovação em segundo turno pelos s enadores. A votação está marcada para a próxima terça (26 de março); depois disso, se aprovada, a PEC vai à promulgação pelo Congresso Nacional.


(g1.globo.com, 19.03.2013)

A PEC aprovada

a)

permite a instituição de sindicatos para a categoria dos empregados domésticos, mas não autoriza negociações coletivas.

b)

amplia os direitos dos trabalhadores domésticos, como o direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao pagamento de horas-extras.

c)

garante o salário-desemprego para os trabalhadores domésticos com mais de 50 anos e retira o direito ao adicional noturno e ao seguro de vida.

d)

estabelece um salário mínimo especial para os trabalhadores domésticos e retira o direito ao salário-família e à jornada de 44 horas semanais.

(1,0) 7 -

O Exército vai ceder 90 homens para ajudarem no combate à epidemia de dengue na cidade. A diretora de Vigilância em Saúde da cidade, Flúvia Amorim, explicou que o reforço começa na próxima segunda-feira (25 de fevereiro) e deve abranger ações de controle do mosquito transmissor e também de atendimento a pacientes com suspeita da doença. 
Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que a cidade notificou 17.195 casos de dengue até o último dia 16. Em todo o ano de 2012, foram notificados 13.197 casos da doença na cidade e 32 mortes. A diretora lembrou que, historicamente, o município confirma entre 80% e 90% dos casos notificados. Nenhuma morte causada pela dengue foi confirmada este ano, mas pelo menos nove mortes estão sendo investigadas. 


(http://agenciabrasil.ebc.com.br, acessado em 23.02.2013. Adaptado)

A reportagem apresenta a cidade

a)

de São Luís (MA).

b)

de Florianópolis (SC).

c)

de Goiânia (GO).

d)

do Rio de Janeiro (RJ)

(1,0) 8 -

Sobre os acontecimentos políticos na América do Sul, no início de 2013, é correto considerar que

a)

Fernando Lugo voltou a ser eleito presidente do Paraguai, depois de afastado do poder pelo Congresso paraguaio.

b)

Rafael Correa foi reeleito presidente do Equador, em primeiro turno, para mais 4 anos de mandato.

c)

Keiko Fujimori foi eleita presidente do Peru e contou com o decisivo apoio do presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

d)

Cristina Kirchner, presidente da Argentina, decretou a estatização de todas as empresas de comunicação do grupo Clarin.

(1,0) 9 -

O Congresso derrubou os vetos da presidente Dilma Rousseff. 


Estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo perderão receita com o novo modelo, que propõe uma divisão mais igualitária dos recursos. Em votação que terminou de ser apurada na madrugada desta quinta-feira (7 de março), 54 senadores e mais de 349 deputados votaram contra a manutenção dos vetos da presidente. 
A sessão foi marcada por bate-boca, ameaças e trocas de acusações entre os congressistas que defendem a manutenção e a derrubada dos vetos. Houve sucessivas tentativas de congressistas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo de suspenderem a votação.


(Folha de S.Paulo, 07.03.2013. Adaptado) 

A matéria trata da votação

a)

a legislação de combate à guerra fiscal.

b)

da revisão da Lei de Responsabilidade Fiscal.

c)

da lei que muda a divisão dos royalties do petróleo.

d)

das novas regras do Fundo de Participação dos Estados.

(1,0) 10 -

Uma visita estrangeira foi destaque no Brasil no primeiro semestre de 2013. Depois de anos tentando obter visto de saída de seu país, Yoani Sánchez foi recebida por admiradores, mas também por adversários, que chegaram a impedir a realização de alguns atos previamente agendados. Yoani Sánchez ficou conhecida em várias partes do mundo por suas posições, expressas em blog que ela mantém, de

a)

crítica ao imperialismo norte-americano, que impede o desenvolvimento de Cuba.

b)

crítica ao regime político cubano, a começar do cerceamento à liberdade.

c)

apoio aos movimentos religiosos radicais, inclusive os que defendem atos terroristas.

d)

defesa do embargo comercial dos Estados Unidos ao regime dos irmãos Castro.

Marcadores

Prova Prefeitura de Fortaleza-CE - Guarda Municipal (GMF) - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Verde Favorita
Prova Prefeitura de Fortaleza-CE - Guarda Municipal (GMF) - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Azul Dúvida
Prova Prefeitura de Fortaleza-CE - Guarda Municipal (GMF) - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova Prefeitura de Fortaleza-CE - Guarda Municipal (GMF) - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Vermelho Polêmica
Prova Prefeitura de Fortaleza-CE - Guarda Municipal (GMF) - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Marcador Laranja  Prova Prefeitura de Fortaleza-CE - Guarda Municipal (GMF) - Atualidades 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
229.915 Concurseiros | 3.058 Simulados | 36.385 Questões | 9.940 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo