Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 1 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso PREFEITURA DE GUARAÍ (TO).

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Funvapi, para nível Médio do cargo de Agente Comunitário de Saúde. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes PREFEITURA DE GUARAÍ (TO).

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 1 do concurso PREFEITURA DE GUARAÍ (TO).

1. Questões de Noções básicas sobre as principais doenças de interesse para a Saúde Pública: Diarréia, Cólera, Dengue, Doença de Chagas, Esquistossomose, Febre Tifóide, Meningite, Tétano, Sarampo, Tuberculose, Hepatite Hanseníase, Difteria, Diabete, Hipertensão Arterial, Raiva, Leishmaniose e Outras.
2. Questões de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Anticoncepcionais, Aids.
3. Questões de Noções básicas sobre: Higiene Corporal, Higiene da Água e Higiene dos Alimentos.
4. Questões de Noções sobre: Vacinas, Vacinação, Imunização, Período de Incubação, Hospedeiro, Portador, Transmissibilidade.
5. Questões de Noções sobre Reprodução Humana: Ciclo Menstruação, Gestação, Parto, Aborto, Puerpério, Pré-Natal.
6. Questões de Noções sobre desenvolvimento Humano: Nutrição, Aleitamento Materno.
7. Questões de Coleta do Lixo, Tratamento adequado do lixo, reciclagem do lixo, classificação do lixo. Poluição ambiental e Desmatamento.


* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 1.

10 questões

0 horas e 45 minutos

145 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

De acordo com o artigo 198 da constituição brasileira de 1988, o sistema público de saúde deve ser único para todos os brasileiros e têm como princípios, exceto:

a)

Universalidade.

b)

Integralidade.

c)

Equidade.

d)

Hierarquização.

(1,0) 2 -

A atenção primária em saúde (APS) é caracterizada pelo desenvolvimento de ações de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnósticos, tratamento, reabilitação e manutenção a saúde. Além dos princípios e diretrizes do SUS a APS é orientada também, com exceçãode:

a)

Humanização.

b)

Vínculo.

c)

Afetividade.

d)

Acessibilidade.

(1,0) 3 -

O trabalho do agente comunitário de saúde (ACS) deve ser realizado na comunidade, considerando as condições que aumentam o risco das pessoas adoecerem. São exemplos de risco de adoecimento, exceto:

a)

Baixa renda.

b)

Água tratada.

c)

Automedicação.

d)

Desemprego.

(1,0) 4 -

Configura-se numa ação desenvolvida pela equipe de saúde da família, que, no entanto, é atribuição específica do agente comunitário de saúde, mas pode ser desenvolvidos pelos demais membros da equipe de saúde da família:

a)

Realizar cadastramento das famílias.

b)

Realizar visita domiciliar.

c)

Escutar/acolher o usuário.

d)

Orientar sobre higiene bucal.

(1,0) 5 -

O cadastramento das famílias é a etapa inicial do trabalho do agente comunitário de saúde(ACS) em sua micro-área (território de atuação). O máximo de pessoas que um (ACS) deve cadastrar em sua micro-área é:

a)

450 pessoas.

b)

550 pessoas.

c)

650 pessoas.

d)

750 pessoas.

(1,0) 6 -

A visita domiciliar (VD) do agente comunitário de saúde deve ser realizada tendo como base o planejamento da equipe, pautando-se na identificação de necessidades de cada família. São ações que podem ser realizadas em visita domiciliar, exceto: 

a)

Divulgar e explicar o funcionamento do serviço de saúde e quais as atividades disponíveis.

b)

Alertar quanto aos cuidados especiais com puérperas, recém-nascidos, gestantes, idosos, acamados e portadores de necessidades especiais. 

c)

Entregar a produção das atividades realizadas ao enfermeiro da equipe.

d)

Orientar a família quanto ao uso correto dos medicamentos e a verificação da validade deles.

(1,0) 7 -

Durante a realização dos seus trabalhos, os agentes comunitários de saúde (ACS) acompanham gestantes e crianças menores de sete anos beneficiadas pelo programa bolsa família. São compromissos dos beneficiados por este programa do governo federal, exceto: 

a)

A gestante deve fazer a inscrição do pré-natal e comparecer às consultas conforme preconizado pelo ministério da saúde.

b)

A gestante deve participar de atividades educativas sobre aleitamento materno.

c)

Mãe ou responsável pela criança deve trazê-la à unidade básica de saúde para realizar consulta de crescimento e desenvolvimento.

d)

A mãe ou responsável pela criança deve cumprir o seu calendário vacinal. 

(1,0) 8 -

A ficha de cadastramento das famílias “ficha A” instrumento utilizado pelo agente comunitário de saúde em seu trabalho discrimina a população em: 

a)

Menores e maiores de 10 anos.

b)

Menores e maiores de 15 anos.

c)

Menores e maiores de 20 anos.

d)

Menores e maiores de 25 anos.

(1,0) 9 -

As fichas de acompanhamento “B” ou simplesmente ficha “B” são utilizadas pelo agente comunitário de saúde para acompanhamento dos seguintes pacientes prioritários, exceto: 

a)

Pacientes com hanseníase.

b)

Pacientes com tuberculose.

c)

Pacientes hipertensos.

d)

Pacientes acamado.

(1,0) 10 -

A ficha “D”possui um campo denominado REUNIÕES que descreve as reuniões realizadas pelo agente comunitário de saúde que contam com a participação de pessoas em um tempo mínimo. A quantidade de pessoas e o tempo necessário para se caracterizar uma reunião são respectivamente: 

a)

Cinco ou mais pessoas e duração mínima de 30 minutos.

b)

Cinco ou mais pessoas e duração mínima de 15 minutos.

c)

Dez ou mais pessoas e duração mínima de 30 minutos.

d)

Dez ou mais pessoas e duração mínima de 15 minutos.

Marcadores

Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 1 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 1 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 1 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 1 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 1 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 1 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
190.431 Concurseiros | 2.892 Simulados | 34.816 Questões | 8.957 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo