Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 2 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso PREFEITURA DE GUARAÍ (TO).

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Funvapi, para nível Médio do cargo de Agente Comunitário de Saúde. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes PREFEITURA DE GUARAÍ (TO).

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 2 do concurso PREFEITURA DE GUARAÍ (TO).

1. Questões de Noções básicas sobre as principais doenças de interesse para a Saúde Pública: Diarréia, Cólera, Dengue, Doença de Chagas, Esquistossomose, Febre Tifóide, Meningite, Tétano, Sarampo, Tuberculose, Hepatite Hanseníase, Difteria, Diabete, Hipertensão Arterial, Raiva, Leishmaniose e Outras.
2. Questões de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Anticoncepcionais, Aids.
3. Questões de Noções básicas sobre: Higiene Corporal, Higiene da Água e Higiene dos Alimentos.
4. Questões de Noções sobre: Vacinas, Vacinação, Imunização, Período de Incubação, Hospedeiro, Portador, Transmissibilidade.
5. Questões de Noções sobre Reprodução Humana: Ciclo Menstruação, Gestação, Parto, Aborto, Puerpério, Pré-Natal.
6. Questões de Noções sobre desenvolvimento Humano: Nutrição, Aleitamento Materno.
7. Questões de Coleta do Lixo, Tratamento adequado do lixo, reciclagem do lixo, classificação do lixo. Poluição ambiental e Desmatamento.


* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 2.

10 questões

0 horas e 45 minutos

33 concurseiros já realizaram este simulado.
(1,0) 1 -

A atuação do agente comunitário de saúde (ACS), no acompanhamento das crianças é uma etapa fundamental e prioritária de seu trabalho, priorizando ações de promoção e prevenção de agravos. São ações do ACS para crianças menores de 28 dias, exceto: 

a)

Agendamento da consulta de acompanhamento na Unidade Básica de Saúde.

b)

Verificar se já foram realizadas as vacinas BCG e tetravalente.

c)

Observar a presença de sinais comuns em recém-nascidos (na pele, na cabeça, etc) regurgitação, soluções, espirros.

d)

Observar a higiene do corpo, higiene da boca, presença de assaduras, frequência das trocas de fraldas.

(1,0) 2 -

A senhora A.M.A relatou ao agente comunitário de saúde que realizava visita em seu domicílio que sua filha (20 dias de vida) apresenta cólicas. São orientações que podem ser feitas neste caso, exceto: 

a)

Orientar para que a mãe e familiares não confundam a necessidade de sugar, que melhora por um tempo as cólicas, com a fome.

b)

Para aliviar as cólicas por alguns momentos, orientar para fazer massagens na barriga no sentido dos ponteiros do relógio e movimentar as pernas em direção à barriga.

c)

Orientar a mãe a não usar medicamentos sem orientação da equipe.

d)

Fazer compressas secas e frias, aconchegar o bebê no colo da mãe também podem ajudar a acalmar a dor.

(1,0) 3 -

O peso é um importante parâmetro na avaliação do crescimento da criança no primeiro mês de vida, pois qualquer problema pode ser um indicativo de saúde durante a gestação. É uma afirmaçãoincorretareferente ao peso da criança menor de 1mês: 

a)

Os bebês que nascem com peso acima de 4 kg pode ser um indicativo de mãe que apresentou diabetes gestacional.

b)

Crianças que nascem com menos de 3 kg têm maiores riscos de apresentar problemas.

c)

Crianças que nascem com menos de 3 kg têm maiores riscos de apresentar problemas.

d)

Crianças com baixo peso ao nascer podem ser relacionadas com prematuridade.

(1,0) 4 -

A triagem neonatal tem por objetivo diagnosticar diversas doenças a tempo de realizar o tratamento precocemente, reduzindo ou eliminando as sequelas. Em relação ao teste do pezinho o tempo ideal para realização deste exame é: 

a)

Entre o 1º e 10º dia de vida do recém-nascido.

b)

Entre o 2º e 10º dia de vida do recém-nascido.

c)

Entre o 3º e 7º dia de vida do recém-nascido.

d)

Entre o 3º e 10º dia de vida do recém-nascido.

(1,0) 5 -

O agente comunitário de saúde ao visitar uma família pediu o cartão de vacina da criança de 3 meses de vida. Sabendo que as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde até os dois meses de vida estavam atualizadas a próxima vacina que esta criança irá receber é: 

a)

Meningocócica.

b)

Pneumocócica.

c)

Rota vírus.

d)

Hepatite b.

(1,0) 6 -

A utilização do hipoclorito de sódio a 2,5% para o tratamento da água para consumo é uma importante medida de combate às doenças diarréicas. A dosagem e o tempo adequado desse produto para uma vasilha de 20 litros para o tratamento dessa água é: 

a)

1 ml em 20 minutos.

b)

1 ml em 30 minutos.

c)

2 ml em 20 minutos.

d)

2 ml em 30 minutos.

(1,0) 7 -

De acordo com o Ministério da Saúde as vacinas preconizadas para a população adulta são, com exceção de: 

a)

Vacina contra a febre amarela.

b)

Vacina contra difteria e tétano.

c)

Vacina dupla viral ou tríplice viral. 

d)

Vacina contra difteria, tétano e coqueluche.

(1,0) 8 -

A orientação da realização frequente de atividades físicas é uma medida de promoção e prevenção de agravos, devido aumento inadequado de peso. A avaliação do índice de massa corporal (IMC) é um importante parâmetro para avaliação do peso. Seu valor é considerado adequado entre: 

a)

Menor de 18,50.

b)

18,50 – 20,00.

c)

18,50 - 24,99.

d)

18,50 - 29,99.

(1,0) 9 -

A prevenção da diabetes requer uma mudança de hábito de vida do indivíduo, mas a detecção precoce também é importante para se evitar as sequelas dessa doença. São sinais e sintomas dessa doença, exceto

a)

Aumento do volume de urina.

b)

Sede intensa. 

c)

Falta de apetite.

d)

Emagrecimento e fraqueza.

(1,0) 10 -

O agente comunitário de saúde deve estar atento para os casos suspeitos de tuberculose, realizando busca ativa, aumentando a detecção de casos e fazendo com que o início do tratamento seja o mais rápido. A busca de casos deve ser feita prioritariamente em: 

a)

Pessoas com baixa defesa, como as que têm HIV.

b)

Trabalhadores da construção civil.

c)

Pacientes que deixaram o manicômio.

d)

Pacientes idosos.

Marcadores

Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 2 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 2 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 2 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 2 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 2 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova PREFEITURA DE GUARAÍ (TO) - Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde 2 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
240.323 Concurseiros | 3.072 Simulados | 36.521 Questões | 10.149 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo