Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 1 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Prefeitura de Salvador-BA.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Cesgranrio, para nível Superior do cargo de Professor de Dança. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Prefeitura de Salvador-BA.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Educação Física 1 do concurso Prefeitura de Salvador-BA.

1. Questões de Educação Física: Histórico, Características e Importância Social.
2. Questões de Aspectos curriculares da Educação Física escolar: Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Educação Física \u2013 metodologia, avaliação, estratégias de ensino e educação cidadã.
3. Questões de Tendências Pedagógicas da Educação Física na escola. Elementos organizativos do ensino da Educação Física: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação escolar. Plano de ensino e plano de aula. Educação Física e Educação Especial. Princípios norteadores para o ensino da Educação Física: inclusão, diversidade, corporeidade, ludicidade, reflexão crítica do esporte, valores éticos e estéticos.
4. Questões de A Educação Física como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. A Educação Física e a pluralidade cultural.
5. Questões de Materiais e equipamentos indispensáveis nas aulas de Educação Física.
6. Questões de A importância do Jogo no processo de Educação Física: Concepção de Jogo; Jogos Cooperativos, Recreativos e Competitivos; Jogo Simbólico; Jogo de Construção; Jogo de Regras; Pequenos e Grandes Jogos; Jogos e Brincadeiras da Cultura Popular.
7. Questões de Desportos: Regras, organização de competições e aprendizagem dos principais desportos aplicados na escola. Esportes: individuais e coletivos. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. Ginásticas: de manutenção da saúde, aeróbica e musculação; de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; a capoeira como herança cultural na Bahia; ginástica olímpica e rítmica desportiva.
8. Questões de Organização de eventos esportivos; Dimensão Social do esporte.


* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Educação Física 1.

10 questões

0 horas e 30 minutos

(1,0) 1 -

Isadora Duncan, Laban, Mary Wigman, Martha Graham e Doris Humphrey, entre outros, são considerados pioneiros da dança moderna, surgida no final do século XIX e início do século XX, porque promoveram as seguintes contribuições:

a)

transformaram os princípios da técnica da dança acadêmica e da composição coreográfica, valorizando as temáticas do período romântico.

b)

revolucionaram os princípios da dança acadêmica e da composição coreográfica tradicional, ampliando as possibilidades temáticas para coreografias.

c)

discordaram das técnicas de improvisação, incorporando à dança elementos expressivos do movimento corporal.

d)

rejeitaram a natureza como fonte de inspiração para a descoberta dos princípios da técnica da dança e da composição coreográfica.

e)

rejeitaram a aproximação da dança às demais linguagens artísticas, valorizando-a como linguagem artística independente.

(1,0) 2 -

A análise dos elementos das obras de dança (temas, estudos de movimentos, acompanhamentos, organização dos componentes do grupo, utilização do espaço, figurinos, objetos cênicos, construção de personagens, etc.) é um ponto importante na elaboração dos conteúdos para a dança. Com base nessa proposição, é ELIMINADO da elaboração de um roteiro para análise coreográfica para a Dança-Educação o(a)

a)

contexto histórico e social da obra de dança.

b)

percurso temático desenvolvido pelo artista-coreógrafo.

c)

estilo de movimento de dança.

d)

utilização dos fatores de movimento.

e)

proeza corporal dos intérpretes.

(1,0) 3 -

A experiência com a improvisação abrange criação, registro, seleção, organização, repetição de sequências de movimentos (individualmente e em grupos) e apresentação final, sendo a improvisação procedimento fundamental para a elaboração e montagem coreográfica. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo. 

I - A improvisação deve fazer parte de programas de dança nas escolas. 

II - A improvisação deve ser desenvolvida para alunos de dança em fase de iniciação. 

III - A improvisação deve fazer parte de cursos profissionalizantes de dança. 

Está correto o que se afirma em

a)

I, apenas.

b)

II, apenas.

c)

I e II, apenas.

d)

II e III, apenas.

e)

I, II e III.

(1,0) 4 -

A elaboração coreográfica como estratégia de organização coletiva envolve uma série de ações que tornam o aluno participativo e ampliam as relações pessoais, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e da iniciativa. Nesse contexto, qual, dentre as atividades abaixo, NÃO é coerente com tal proposta?

a)

Estabelecer com toda a turma critérios para a escolha do tema a ser desenvolvido.

b)

Iniciar o processo de elaboração coreográfica selecionando os alunos por habilidade motora.

c)

Selecionar com os alunos os acompanhamentos musicais adequados ao tema proposto, a partir das sugestões trazidas por eles.

d)

Dividir os alunos em grupo para criação de movimentos adequados às partes do roteiro.

e)

Estruturar o roteiro da composição coreográfica com a participação de todo grupo.

(1,0) 5 -

As manifestações artísticas constituem a expressão mais rica da diversidade cultural dos povos. Nessa perspectiva, para que o ensino de dança nas escolas conduza o aluno a se perceber como produtor de cultura, o professor deve

a)

apontar o ensino de dança clássica como o fundamental para o aprendizado dos alunos.

b)

restringir a inclusão das denominadas danças de rua nas experiências corporais dos alunos.

c)

comparecer aos eventos da comunidade onde a dança se faz presente.

d)

solicitar aos alunos que relatem e demonstrem as danças populares de sua comunidade.

e)

trazer informações e registros sobre espetáculos de dança de rua no Brasil.

(1,0) 6 -

De acordo com os princípios atuais da biomecânica, o estudo das estruturas corporais deve favorecer, entre outros aspectos, a consciência do corpo. Nos procedimentos tradicionais para aquisição e desenvolvimento da técnica da dança, muitos equívocos foram cometidos para que fossem seguidos determinados padrões de movimento. Qual atitude expressa adequadamente essa visão tradicional?

a)

Colaborar para o desenvolvimento de padrões de movimento seguros e eficientes para a mecânica corporal.

b)

Valorizar a estética do movimento corporal em detrimento da eficiência dos padrões de movimento do corpo, ampliando os limites considerados anatômicos.

c)

Adquirir conhecimentos sobre a própria mecânica corporal e seu funcionamento para escolha consciente de padrões de movimento.

d)

Ampliar a habilidade, a força e a mobilidade, respeitando os limites físicos individuais e os do grupo.

e)

Contribuir para o desenvolvimento de um pensamento crítico para definição de critérios próprios de saúde, segurança, eficiência motora e funcionamento corporal.

(1,0) 7 -

Os diferentes conhecimentos sobre o corpo humano a serem desenvolvidos num programa de Dança podem vir a desencadear uma série de experiências e inter-relações no espaço escolar. Observe abaixo as inter-relações que um professor, ao elaborar um planejamento de ensino, deve estabelecer. 

I - O conhecimento sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o desenvolvimento da criatividade, da emoção, da sensibilidade e da expressão. 

II - Noções fundamentadas sobre as estruturas e as funções do corpo humano e a criação de um projeto interdisciplinar com outras matérias, tais como: Ciências, Matemática, Português, etc. 

III - O saber a respeito das estruturas e das funções do corpo humano e a elaboração de composições coreográficas abstratas e figurativas. 

IV - Informações consistentes sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o destaque a alunos com melhores condições mecânico-motoras. 

Está correto o que se afirma em

a)

I e III, apenas.

b)

II e IV, apenas.

c)

I, II e III, apenas.

d)

I, II e IV, apenas.

e)

I, II, III e IV.

(1,0) 8 -

Acompanhamento e estudo de ritmos servem de estímulo e de conteúdo para aulas de dança e composições coreográficas. Em experiências com Educação, as possibilidades de experimentações podem ser ampliadas. Considere as atividades abaixo que podem ser desenvolvidas em aulas de Dança. 

I - Reconhecimento das unidades rítmicas de músicas e interpretação corporal. 

II - Interpretação de movimentos corporais sem acompanhamento. 

III - Interpretação de palavras através de movimentos corporais. 

IV - Identificação dos diferentes instrumentos utilizados em um trecho musical e a criação de movimentos. 

Está correta a atividade apresentada em

a)

I e II, apenas.

b)

III e IV, apenas.

c)

I, II e III, apenas.

d)

I, II e IV, apenas.

e)

I, II, III e IV.

(1,0) 9 -

A incorporação de novas metodologias de ensino para tornar o ensino de Dança coerente com os princípios de Educação exige do professor a assimilação de novas posturas e a aquisição de novas competências. Dentre os procedimentos adotados por um professor de Dança- -Educação NÃOse inclui

a)

desenvolver as próprias habilidades motoras na área de dança.

b)

tornar-se assíduo frequentador de espetáculos de dança.

c)

interferir nas descobertas dos alunos.

d)

criar critérios para seleção e escolha de alunos por habilidades.

e)

executar movimentos para serem reproduzidos pelos alunos.

(1,0) 10 -

Nas ações tradicionais de ensino, os procedimentos de verificação de aprendizagem dos alunos se concentram nas observações e medidas estabelecidas pelo professor. 
Com relação ao ensino de Dança-Educação, assim como de qualquer processo de Arte, uma avaliação em sala de aula deve configurar-se como uma ação participativa e 
integradora, sendo INADEQUADO para esse processo

a)

avaliação como exclusividade do professor.

b)

aluno avaliar seu próprio progresso.

c)

alunos se avaliarem como grupo.

d)

professor e alunos avaliarem o trabalho realizado.

e)

alunos avaliarem professor.

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