Início > Questões de Concursos, OAB e ENEM

  
  
  
    
  
  
44532 questões encontradas.
Cód: 44737  Prova: SEDU-ES   Banca: CESPE   Matéria: Educação Física
Dificuldade: Fácil   Vezes Respondidas: 4   Acertos: 25.00%   Faça o login para ver suas estastísticas Fácil

A partir do paradigma da complexidade, a compreensão do processo pelo qual se dá a tomada do poder sobre os corpos na escola deve ser uma inquietação importante em educação e, em especial, na educação física. Nas relações de poder que ali se transcorrem, muitas vezes o corpo tem sido usado para atender aos valores do poder dominante da ideologia de mercado. Assim, a educação é um processo que visa inculcar no indivíduo o disciplinamento do corpo que traz em si determinados valores e regras.

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, de acordo com o paradigma da complexidade.

Sob a ação da ideologia do mercado, o corpo é enquadrado e padronizado, garantindo a anulação de possibilidade da experiência corporal singular. 

Certa.
Errada.

Responder
Marcar questão para impressão. Notificar Erro
Cód: 44736  Prova: SEDU-ES   Banca: CESPE   Matéria: Educação Física
Dificuldade: Fácil   Vezes Respondidas: 1   Acertos: 100.00%   Faça o login para ver suas estastísticas Fácil

O esporte competitivo tem fatores negativos quando nele se enfatiza o ganhar a qualquer preço e o individualismo exacerbado. Por outro lado, ele também apresenta fatores positivos. Ser competitivo pode ser um valioso recurso para atuar no mundo, pois o sentido de vencer, implícito na palavra competição, pode se referir também a superação de dificuldades, desenvolvimento da colaboração, enfim, o aprimoramento do potencial humano. A respeito do esporte competitivo, julgue o item subsequente.

O esporte competitivo é positivo quando o participante se desafia e é desafiado por outros. Ele pode também ser cooperativo.

Certa.
Errada.

Responder
Marcar questão para impressão. Notificar Erro
Cód: 44735  Prova: SEDU-ES   Banca: CESPE   Matéria: Educação Física
Dificuldade: Fácil   Vezes Respondidas: 1   Acertos: 100.00%   Faça o login para ver suas estastísticas Fácil

As pedagogias modernas críticas de educação incluem a avaliação como um componente indispensável no entendimento do processo educativo como um todo. A avaliação é contínua e constitui-se em um instrumento diagnóstico que apoia a tomada de decisão de docentes, estudantes e escola. Tais pedagogias orientam o processo ensino-aprendizagem para situações próximas do mundo concreto, e a avaliação ocorre desde o início do período letivo e contempla questões de como, por quê e quando ela deve acontecer. Acerca da avaliação, seguindo essas pedagogias contemporâneas, julgue o próximo item.

Durante um semestre é prevista a avaliação em três momentos: no início, no meio e no fim. 

Certa.
Errada.

Responder
Marcar questão para impressão. Notificar Erro
Cód: 44734  Prova: SEDU-ES   Banca: CESPE   Matéria: Educação Física
Dificuldade: Fácil   Vezes Respondidas: 1   Acertos: 100.00%   Faça o login para ver suas estastísticas Fácil

Nos fundamentos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estão a estética e a ética. O conceito de estética da sensibilidade é que deve guiar a escola valorizando a leveza, a delicadeza e a sutileza, por estimularem a com preensão não apenas do explicitado, mas também, e principalmente, do insinuado. Balizadas na estética, as aulas de educação física devem procurar o lúdico em espaços e tempos diversos integrando a diversão, alegria e senso de humor a dimensões da vida, muitas vezes afetivamente austeras nessas aulas.

O conceito de ética da identidade, por sua vez, nos PCN, substitui o conceito de moralidade dos valores abstratos da era industrial. A ética da identidade tem como finalidade a reconciliação no coração humano daquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna, o mundo da moral é o mundo da matéria. Educar em educação física não é transmitir valores morais, mas criar as condições para que as identidades se constituam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito à igualdade.

PCN (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue o item seguinte.

Em aulas de educação física, os alunos devem ter a liberdade para fazer o que quiserem, um a vez que dessa maneira podem expressar suas emoções e transmitir vontades.

 

Certa.
Errada.

Responder
Marcar questão para impressão. Notificar Erro
Cód: 44733  Prova: SEDU-ES   Banca: CESPE   Matéria: Educação Física
Dificuldade: Fácil   Vezes Respondidas: 1   Acertos: 0.00%   Faça o login para ver suas estastísticas Fácil

Nos fundamentos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estão a estética e a ética. O conceito de estética da sensibilidade é que deve guiar a escola valorizando a leveza, a delicadeza e a sutileza, por estimularem a com preensão não apenas do explicitado, mas também, e principalmente, do insinuado. Balizadas na estética, as aulas de educação física devem procurar o lúdico em espaços e tempos diversos integrando a diversão, alegria e senso de humor a dimensões da vida, muitas vezes afetivamente austeras nessas aulas.

O conceito de ética da identidade, por sua vez, nos PCN, substitui o conceito de moralidade dos valores abstratos da era industrial. A ética da identidade tem como finalidade a reconciliação no coração humano daquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna, o mundo da moral é o mundo da matéria. Educar em educação física não é transmitir valores morais, mas criar as condições para que as identidades se constituam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito à igualdade.

PCN (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue o item seguinte.

A educação física, pertencente à área de linguagens, códigos e suas tecnologias, é um componente curricular interdisciplinar da cultura corporal com grande potencial de contribuição ao desenvolvimento, no ambiente escolar, da ética e da estética.

Certa.
Errada.

Responder
Marcar questão para impressão. Notificar Erro

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 108906 8907 próxima »

495.050 Alunos | 3.942 Simulados | 44.532 Questões | 12.813 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2018 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo