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517 questões encontradas.
Cód: 39813  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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TEXTO I

 

                                

 

TEXTO II

 

                                    Speto

 

      Paulo César Silva, mais conhecido como Speto, é um grafiteiro paulista envolvido com o skate e a música. O fortalecimento de sua arte ocorreu, em 1999, pela oportunidade de ver de perto as referências que trazia há tempos, ao passar por diversas cidades do Norte do Brasil em uma turnê com a banda O Rappa.

                                                                                                                  Revista Zupi, n. 19, 2010.

 

O grafite do artista paulista Speto, exposto no Museu Afro Brasil, revela elementos da cultura brasileira reconhecidos

a)

na influência da expressão abstrata.

b)

na representação de lendas nacionais.

c)

na inspiração das composições musicais. 

d)

nos traços marcados pela xilogravura nordestina.

e)

nos usos característicos de grafismos dos skates.


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Cód: 39812  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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                            Fim de semana no parque

 

                    Olha o meu povo nas favelas e vai perceber

                    Daqui eu vejo uma caranga do ano

                    Toda equipada e o tiozinho guiando

                    Com seus filhos ao lado estão indo ao parque

                    Eufóricos brinquedos eletrônicos

                    Automaticamente eu imagino

                    A molecada lá da área como é que tá

                    Provavelmente correndo pra lá e pra cá

                    Jogando bola descalços nas ruas de terra

                     É, brincam do jeito que dá

                     [...]

                     Olha só aquele clube, que da hora

                     Olha aquela quadra, olha aquele campo, olha

                     Olha quanta gente

                     Tem sorveteria, cinema, piscina quente

                      [...]

                      Aqui não vejo nenhum clube poliesportivo

                      Pra molecada frequentar nenhum incentivo

                      O investimento no lazer é muito escasso

                      O centro comunitário é um fracasso

                            RACIONAIS MCs. Racionais MCs. São Paulo: Zimbabwue, 1994 (fragmento).

 

A letra da canção apresenta uma realidade social quanto à distribuição distinta dos espaços de lazer que

a)

retrata a ausência de opções de lazer para a população de baixa renda, por falta de espaço adequado.

b)

ressalta a irrelevância das opções de lazer para diferentes classes sociais, que o acessam à sua maneira.

c)

expressa o desinteresse das classes sociais menos favorecidas economicamente pelas atividades de lazer.

d)

implica condições desiguais de acesso ao lazer, pela falta de infraestrutura e investimentos em equipamentos.

e)

aponta para o predomínio do lazer contemplativo, nas classes favorecidas economicamente; e do prático, nas menos favorecidas. 


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Cód: 39811  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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Nesse cartaz publicitário de uma empresa de papel e celulose, a combinação dos elementos verbais e não verbais visa

a)

justificar os prejuízos ao meio ambiente, ao vincular a empresa à difusão da cultura.

b)

incentivar a leitura de obras literárias, ao referir-se a títulos consagrados do acervo mundial.

c)

seduzir o consumidor, ao relacionar o anunciante às histórias clássicas da literatura universal.

d)

promover uma reflexão sobre a preservação ambiental ao aliar o desmatamento aos clássicos da literatura. 

e)

construir uma imagem positiva do anunciante, ao associar a exploração alegadamente sustentável à produção de livros.


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Cód: 39810  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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      A lavadeira começou a viver como uma serviçal que impõe respeito e não mais como escrava. Mas essa regalia súbita foi efêmera. Meus irmãos, nos frequentes deslizes que adulteravam este novo relacionamento, eram dardejados pelo olhar severo de Emilie; eles nunca suportaram de bom grado que uma índia passasse a comer na mesa da sala, usando os mesmos talheres e pratos, e comprimindo com os lábios o mesmo cristal dos copos e a mesma porcelana das xícaras de café. Uma espécie de asco e repulsa tingia-lhes o rosto, já não comiam com a mesma saciedade e recusavam-se a elogiar os pastéis de picadinho de carneiro, os folheados de nata e tâmara, e o arroz com amêndoas, dourado, exalando um cheiro de cebola tostada. Aquela mulher, sentada e muda, com o rosto rastreado de rugas, era capaz de tirar o sabor e o odor dos alimentos e de suprimir a voz e o gesto como se o seu silêncio ou a sua presença que era só silêncio impedisse o outro de viver.

HATOUM, M. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

 

Ao apresentar uma situação de tensão em família, o narrador destila, nesse fragmento, uma percepção das relações humanas e sociais demarcada pelo 

a)

predomínio dos estigmas de classe e de raça sobre a intimidade da convivência.

b)

discurso da manutenção de uma ética doméstica contra a subversão dos valores.

c)

desejo de superação do passado de escassez em prol do presente de abastança.

d)

sentimento de insubordinação à autoridade representada pela matriarca da família.

e)

rancor com a ingratidão e a hipocrisia geradas pelas mudanças nas regras da casa.


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Cód: 39809  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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      Zé Araújo começou a cantar num tom triste, dizendo aos curiosos que começaram a chegar que uma mulher tinha se ajoelhado aos pés da santa cruz e jurado em nome de Jesus um grande amor, mas jurou e não cumpriu, fingiu e me enganou, pra mim você mentiu, pra Deus você pecou, o coração tem razões que a própria razão desconhece, faz promessas e juras, depois esquece.

      O caboclo estava triste e inspirado. Depois dessa canção que arrepiou os cabelos da Neusa, emendou com uma valsa mais arretada ainda, cheia de palavras difíceis, mas bonita que só a gota serena. Era a história de uma boneca encantadora vista numa vitrine de cristal sobre o soberbo pedestal. Zé Araújo fechava os olhos e soltava a voz:

      Seus cabelos tinham a cor/ Do sol a irradiar/ Fulvos raios de amor./ Seus olhos eram circúnvagos/ Do romantismo azul dos lagos/ Mãos liriais, uns braços divinais,/ Um corpo alvo sem par/ E os pés muito pequenos./ Enfím eu vi nesta boneca/ Uma perfeita Vênus.

CASTRO, N. L. As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo. São Paulo: Arx, 2006 (adaptado).

 

O comentário do narrador do romance “[...] emendou com uma valsa mais arretada ainda, cheia de palavras difíceis, mas bonita que só a gota serena” relaciona-se ao fato de que essa valsa é representativa de uma variedade linguística 

a)

detentora de grande prestígio social.

b)

específica da modalidade oral da língua.

c)

previsível para o contexto social da narrativa.

d)

constituída de construções sintáticas complexas. 

e)

valorizadora do conteúdo em detrimento da forma.


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