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517 questões encontradas.
Cód: 39803  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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      João/Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas?

Disponível em: http://adorocinema.com. Acesso em: 4 out. 2011.

 

Qual aspecto da organização gramatical atualiza os eventos apresentados na resenha, contribuindo para despertar o interesse do leitor pelo filme?

a)

O emprego do verbo haver, em vez de ter, em “há 20 anos atrás foi humilhado”.

b)

A descrição dos fatos com verbos no presente do indicativo, como “retorna” e “descobre”.

c)

A repetição do emprego da conjunção “mas” para contrapor ideias.

d)

A finalização do texto com a frase de efeito “Será que ele conseguirá acertar as coisas?”.

e)

O uso do pronome de terceira pessoa “ele” ao longo do texto para fazer referência ao protagonista “João/Zero”.


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Cód: 39802  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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      Segundo quadro

 

      Uma sala da prefeitura. O ambiente é modesto. Durante a mutação, ouve-se um dobrado e vivas a Odorico, “viva o prefeito” etc. Estão em cena Dorotéa, Juju, Dirceu, Dulcinéa, o vigário e Odorico. Este último, à janela, discursa.

 

      ODORICO — Povo sucupirano! Agoramente já investido no cargo de Prefeito, aqui estou para receber a confirmação, a ratificação, a autenticação e por que não dizer a sagração do povo que me elegeu.

 

      Aplausos vêm de fora.

 

      ODORICO — Eu prometi que o meu primeiro ato como prefeito seria ordenar a construção do cemitério.

 

      Aplausos, aos quais se incorporam as personagens em cena.

 

      ODORICO — (Continuando o discurso:) Botando de lado os entretantos e partindo pros finalmente, é uma alegria poder anunciar que prafrentemente vocês já poderão morrer descansados, tranquilos e desconstrangidos, na certeza de que vão ser sepultados aqui mesmo, nesta terra morna e cheirosa de Sucupira. E quem votou em mim, basta dizer isso ao padre na hora da extrema-unção, que tem enterro e cova de graça, conforme o prometido.

                                                            GOMES, D. O bem amado. Rio de Janeiro: Ediouro, 2012.

 

O gênero peça teatral tem o entretenimento como uma de suas funções. Outra função relevante do gênero, explícita nesse trecho de O bem amado, é

a)

criticar satiricamente o comportamento de pessoas públicas.

b)

denunciar a escassez de recursos públicos nas prefeituras do interior.

c)

censurar a falta de domínio da língua padrão em eventos sociais.

d)

despertar a preocupação da plateia com a expectativa de vida dos cidadãos.

e)

questionar o apoio irrestrito de agentes públicos aos gestores governamentais.


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Cód: 39801  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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      No esporte-participação ou esporte popular, a manifestação ocorre no princípio do prazer lúdico, que tem como finalidade o bem-estar social dos seus praticantes. Está associado intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem como propósitos a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento com as pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por ser a dimensão social do esporte mais inter-relacionada com os caminhos democráticos, equilibra o quadro de desigualdades de oportunidades esportivas encontrado na dimensão esporte-performance. Enquanto o esporte-performance só permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o esporte-participação favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte.

GODTSFRIEDT, J. Esporte e sua relação com a sociedade: uma síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar. 2010.

 

O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente

a)

nos Jogos Olímpicos, uma vez que reúnem diversos países na disputa de diferentes modalidades esportivas.

b)

nas competições de esportes individuais, uma vez que o sucesso de um indivíduo incentiva a participação dos demais. 

c)

nos campeonatos oficiais de futebol, regionais e nacionais, por se tratar de uma modalidade esportiva muito popular no país.

d)

nas competições promovidas pelas federações e confederações, cujo objetivo é a formação e a descoberta de talentos.

e)

nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos. 


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                                          Contranarciso

 

                                          em mim

                                          eu vejo o outro

                                          e outro

                                          e outro

                                          enfim dezenas

                                          trens passando

                                          vagões cheios de gente

                                          centenas 

 

                                          o outro

                                          que há em mim

                                          é você

                                          você

                                          e você

 

                                          assim como

                                          eu estou em você

                                          eu estou nele

                                          em nós

                                          e só quando

                                          estamos em nós

                                          estamos em paz

                                          mesmo que estejamos a sós

                                                  LEMINSKI, P. Toda poesia. São Paulo: Cia. das Letras, 2013.

 

A busca pela identidade constitui uma faceta da tradição literária, redimensionada pelo olhar contemporâneo. No poema, essa nova dimensão revela a

a)

ausência de traços identitários.

b)

angústia com a solidão em público.

c)

valorização da descoberta do “eu” autêntico.

d)

percepção da empatia como fator de autoconhecimento.

e)

impossibilidade de vivenciar experiências de pertencimento.


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Cód: 39799  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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TEXTO I

 

      Fundamentam-se as regras da Gramática Normativa nas obras dos grandes escritores, em cuja linguagem as classes ilustradas põem o seu ideal de perfeição, porque nela é que se espelha o que o uso idiomático estabilizou e consagrou.

      LIMA, C. H. R. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

 

TEXTO II

 

      Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas. Talvez porque a sensualidade real não tem para mim interesse de nenhuma espécie — nem sequer mental ou de sonho —, transmudou-se-me o desejo para aquilo que em mim cria ritmos verbais, ou os escuta de outros. Estremeço se dizem bem. Tal página de Fialho, tal página de Chateaubriand, fazem formigar toda a minha vida em todas as veias, fazem-me raivar tremulamente quieto de um prazer inatingível que estou tendo. Tal página, até, de Vieira, na sua fria perfeição de engenharia sintáctica, me faz tremer como um ramo ao vento, num delírio passivo de coisa movida.

                                              PESSOA, F. O livro do desassossego. São Paulo: Brasiliense, 1986.

 

A linguagem cumpre diferentes funções no processo de comunicação. A função que predomina nos textos I e II

a)

destaca o “como” se elabora a mensagem, considerando-se a seleção, combinação e sonoridade do texto.

b)

coloca o foco no “com o quê” se constrói a mensagem, sendo o código utilizado o seu próprio objeto.

c)

focaliza o “quem” produz a mensagem, mostrando seu posicionamento e suas impressões pessoais.

d)

orienta-se no “para quem” se dirige a mensagem, estimulando a mudança de seu comportamento.

e)

enfatiza sobre “o quê” versa a mensagem, apresentada com palavras precisas e objetivas.


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