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517 questões encontradas.
Cód: 39798  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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Campanhas publicitárias podem evidenciar problemas sociais. O cartaz tem como finalidade

a)

alertar os homens agressores sobre as consequências de seus atos.

b)

conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar a violência doméstica.

c)

instruir as mulheres sobre o que fazer em casos de agressão.

d)

despertar nas crianças a capacidade de reconhecer atos de violência doméstica.

e)

exigir das autoridades ações preventivas contra a violência doméstica.


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Cód: 39797  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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                                             Nuances

 

      Euforia: alegria barulhenta. Felicidade: alegria silenciosa.

      Gravar: quando o ator é de televisão. Filmar: quando ele quer deixar claro que não é de televisão.

      Grávida: em qualquer ocasião. Gestante: em filas e assentos preferenciais.

      Guardar: na gaveta. Salvar: no computador. Salvaguardar: no Exército.

      Menta: no sorvete, na bala ou no xarope. Hortelã: na horta ou no suco de abacaxi.

      Peça: quando você vai assistir. Espetáculo: quando você está em cartaz com ele.

                                                              DUVIVIER, G. Folha de S. Paulo, 24 mar. 2014 (adaptado).

 

O texto trata da diferença de sentido entre vocábulos muito próximos. Essa diferença é apresentada considerando-se a(s)

a)

alternâncias na sonoridade.

b)

adequação às situações de uso.

c)

marcação flexional das palavras. 

d)

grafia na norma-padrão da língua. 

e)

categorias gramaticais das palavras.


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Cód: 39796  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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      Apesar de muitas crianças e adolescentes terem a Barbie como um exemplo de beleza, um infográfico feito pelo site Rehabs.com comprovou que, caso uma mulher tivesse as medidas da boneca de plástico, ela nem estaria viva.

      Não é exatamente uma novidade que as proporções da boneca mais famosa do mundo são absurdas para o mundo real. Ativistas que lutam pela construção de uma autoimagem mais saudável, pesquisadores de distúrbios alimentares e pessoas que se preocupam com o impacto da indústria cultural na psique humana apontam, há anos, a influência de modelos como a Barbie na distorção do corpo feminino.


      Pescoço

 

    Com um pescoço duas vezes mais longo e 15 centímetros mais fino do que o de uma mulher, a Barbie seria incapaz de manter sua cabeça levantada.

 

      Cintura

 

      Com uma cintura de 40 centímetros (menor do que a sua cabeça), a Barbie da vida real só teria espaço em seu corpo para acomodar metade de um rim e alguns centímetros de intestino.

 

      Quadril

 

      O índice que mede a relação entre a cintura e o quadril da Barbie é de 0,56, o que significa que a medida da sua cintura representa 56% da circunferência de seu quadril. Esse mesmo índice, em uma mulher americana média, é de 0,8.

                                                        Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 2 maio 2015.

 

Ao abordar as possíveis influências da indústria de brinquedos sobre a representação do corpo feminino, o texto analisa a

a)

noção de beleza globalizada veiculada pela indústria cultural.

b)

influência da mídia para a adoção de um estilo de vida salutar pelas mulheres.

c)

relação entre a alimentação saudável e o padrão de corpo instituído pela boneca.

d)

proporcionalidade entre a representação do corpo da boneca e a do corpo humano.

e)

influência mercadológica na construção de uma autoimagem positiva do corpo feminino. 


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Cód: 39787  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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                           Sítio Gerimum

                           Este é o meu lugar [...]

                           Meu Gerimum é com g

                           Você pode ter estranhado

                           Gerimum em abundância

                           Aqui era plantado

                           E com a letra g

                           Meu lugar foi registrado.

                                           OLIVEIRA, H. D. Língua Portuguesa, n. 88, fev. 2013 (fragmento).

 

Nos versos de um menino de 12 anos, o emprego da palavra “Gerimum” grafada com a letra “g” tem por objetivo

a)

valorizar usos informais caracterizadores da norma nacional.

b)

confirmar o uso da norma-padrão em contexto da linguagem poética.

c)

enfatizar um processo recorrente na transformação da língua portuguesa.

d)

registrar a diversidade étnica e linguística presente no território brasileiro.

e)

reafirmar discursivamente a forte relação do falante com seu lugar de origem.


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Cód: 39786  Prova: ENEM   Banca: INEP   Matéria: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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      PROPAGANDA — O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado.

BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).

 

De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a

a)

reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados. 

b)

difusão do pensamento e das preferências das grandes massas. 

c)

imposição das idéias e posições de grupos específicos. 

d)

decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra. 

e)

identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.


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