Prova do INSS 3 - Questões e Simulados


Simulados de Concursos > Prova do INSS 3 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação no concurso do INSS - Técnico Seguro Social, para nível médio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1. Português
2. Informática
3. Raciocínio Lógico
4. Ética Pública
5. Regime Jurídico Único
6. Previdência - Conjuntura e Estrutura
7. Direito Previdenciário
8. Administração Financeira
9. Direito Constitucional
10. Direito Administrativo
11. Administração
12. Gestão Pessoas
13. Matemática
568 alunos já responderam este simulado.

Texto 1: Utilize o texto abaixo para responder as questões de numero 1 a 5.

AS BATALHAS DA ABOLIÇÃO.
Pode-se dizer que as batalhas históricas, ou os eventos em geral que envolvem conflitos, são travados pelo menos duas vezes. A primeira quando se verificam na forma de evento, a segunda quando se trata de estabelecer sua versão histórica ou sua memória. A primeira é uma batalha histórica, a Segunda um combate historiográfico. E não história há como dizer que a primeira vez seja mais importante do que a Segunda. Em se tratando de acontecimentos que marcam profundamente a História, como a Revolução
Francesa, seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a História da Historiografia. Algo semelhante, embora em ponto menor, acontece com a abolição da escravidão. O combate histórico feriu-se há cem anos, mas ele se prolonga até hoje nas batalhas acadêmicas e políticas pela caracterização da escravidão e pela definição das forças que levaram a sua extinção. Não surpreenda que assim seja, porque desta definição depende em parte o estabelecimento das credenciais dos atores que hoje estão envolvidos na luta dos negros pelo lugar na sociedade brasileira que nem a abolição, nem os cem anos que a seguiram lhes propiciaram. A batalha de hoje se dá em duas frentes principais, a frente acadêmica e a frente do movimento pelo fim das discriminações raciais. Ambas são políticas, mas a primeira o é de forma mediatizada, isto é, ela passa pelas regras de argumentação histórica, sobretudo pelo necessidade de produzir evidências. Embora seguindo regras distintas, as duas partes são importantes e se alimentam mutuamente ou, pelo menos, deveriam fazê-lo.

(1,0) 1 -

O segundo parágrafo do texto 1 tem uma função bem delineadas na organização do texto: Contrapor uma idéia central exposta no primeiro parágrafo.

Certa.
Errada.
(1,0) 2 -

O pensamento do texto 1 sobre a abolição da escravidão é: Constitui exemplo de evento histórico que ainda suscita opiniões divergentes.

Certa.
Errada.
(1,0) 3 -

Segundo o texto 1, ao se avaliarem o evento histórico e a versão histórica, é cabível afirmar que o evento não é necessariamente mais relevante que as versões.

Certa.
Errada.
(1,0) 4 -

A batalha a que se refere o autor no terceiro parágrafo do texto 1 está mais bem caracterizada na seguinte frase: São fatos que se alimentam mutuamente, de que decorre admitir serem alguns conseqüências de outros.

Certa.
Errada.
(1,0) 5 -

No primeiro parágrafo do texto 1, ao tratar da batalha histórica e do combate historiográfico, o autor usa um argumento favorável a sua tese. Esse argumento é o exemplo emblemático da Revolução Francesa.

Certa.
Errada.
(1,0) 6 -

Em: __________ filme você assistirá à noite? ___________ você aspira na vida? ___________ o candidato pretende chegar? Qual a alternativa que melhor preencheria as lacunas é: que, a que, de que.

Certa.
Errada.
(1,0) 7 -

Todas as palavras estão corretamente grafadas na frase: A obtenção de recursos extras constitui a meta prioritária, no momento; não há outro jeito de implementar este plano.

Certa.
Errada.
(1,0) 8 -

A flexão de todos os verbos está correta na frase: Caso não ajam a tempo, pediremos que seja estendido o prazo de apresentação de seus documentos.

Certa.
Errada.
(1,0) 9 -

Ele sempre demonstrou animosidade para com os mais jovens, sobretudo quando estes, inadvertidamente, dispõem-se a falar sobre temas tidos como polêmicos. Os termos sublinhados poderiam ser substituídos, sem prejuízo para o sentido da frase, por, respectivamente: má vontade, irrefletidamente e controversos.

Certa.
Errada.
(1,0) 10 -

O seguinte período esta inteiramente correta quanto à pontuação: Passados os primeiros dias de recuperação o médico, buscando animar o doente disse-lhe que talvez, em mais uma semana, viesse a lhe dar alta.

Certa.
Errada.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 próxima »

Marcadores

Prova do INSS 3 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova do INSS 3 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova do INSS 3 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova do INSS 3 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova do INSS 3 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova do INSS 3 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
503.395 Alunos | 3 Simulados | 4 Questões | 12.839 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2018 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo