Simulados de Concursos > Prova do INSS 4 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação no concurso do INSS - Técnico Seguro Social, para nível médio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
1. Português
2. Informática
3. Raciocínio Lógico
4. Ética Pública
5. Regime Jurídico Único
6. Previdência - Conjuntura e Estrutura
7. Direito Previdenciário
8. Administração Financeira
9. Direito Constitucional
10. Direito Administrativo
11. Administração
12. Gestão Pessoas
13. Matemática
662 alunos já responderam este simulado.

Texto 1: Utilize o texto abaixo para responder as questões de numero 1 a 5.

Já que está começando a temporada de balanço do século XX, pergunta-se: qual a invenção que mais marcou estes 100 anos? Vai? se convidar o leitor, aqui, a pensar num invento injustiçado, espécie de herói obscuro do nosso tempo: o elevador. O elevador é singelo e sensaborão. No entanto, que seria do século XX sem ele? Não haveria arranha? céus, para começar. A técnica para construir estruturas altas era já de domínio do homem havia muito. O problema não era construir, mas como subir, e, se não fosse o elevador, as cidades seriam no máximo da mesma altura que Paris tem ainda hoje - seis andares, o padrão dos prédios antes de se inventar um meio mais suave de galgá-los do que a escada. A aparência das cidades seria outra. Seria outra a evolução da arquitetura no século XX, e outros, os hábitos e as políticas de habitação. Mas não é só. O próprio gigantismo das cidades, uma característica do século - seria ele possível sem o elevador? Os prédios altos adensaram as cidades. Em menores espaços, passou-se a abrigar mais habitações e mais locais de trabalho. E, com isso, o que aconteceu? Tornou?se possível a fuga do campo para as cidades, outro fenômeno do século. Não fosse o elevador, muitos ainda estariam na roça, por falta de cidade grande para onde ir. Não há dúvida: nosso mundo não seria o mesmo sem essa boba caixa que sobe. Mas o elevador também tem muitos aspectos negativos. No Brasil, pátria das injustiças sociais, inventou-se o elevador dito "de serviço", mais um instrumento para marcar a diferença entre os bem postos a os mal postos na vida. Aos bem postos reserva-se o prestígio do "elevador social". Aos mal postos, o exílio no elevador de serviço. Não se está cantando loas ao elevador e tampouco ao século. Talvez ele fosse mais humano sem os arranha-céus e as metrópoles. Talvez fôssemos mais felizes ao rés do chão. O que se quer é atribuir ao elevador seu justo peso. Que não se esqueça dele, quando se fizer o balanço dos engenhos e artes que deram ao século XX o rosto que tem.

(1,0) 1 -

Leia as seguintes afirmações sobre o texto 1. I - O autor narra episódios de sua vida pessoal para ilustrar os inúmeros beneficios do elevador para a humanidade. II - As perguntas utilizadas nos segundo e terceiro parágrafos constituem um recurso do autor para reforçar sua argumentação. III - A última frase do texto expressa um desejo do autor, justificado por toda a argumentação anterior. Apenas as alternativas II e III estão corretas.

Certa.
Errada.
(1,0) 2 -

No trecho do texto 1 - Não fosse o elevador, muitos ainda estariam na roça (linhas 22 e 23), temos, seqüencialmente, a apresentação de: Uma hipótese e uma possível conseqüência.

Certa.
Errada.
(1,0) 3 -

Com relação ao primeiro parágrafo do texto 1, é correto afirmar que, nele, o autor: Formula uma questão com o objetivo de realizar uma enquete entre os leitores da revista VEJA.

Certa.
Errada.
(1,0) 4 -

As duas frases das linhas 30 e 31 do texto 1 apresentam estruturas sintáticas e semânticas paralelas, de tal forma que foi possível, para o autor, eliminar na segunda frase, por semelhança com a primeira: Um advérbio.

Certa.
Errada.
(1,0) 5 -

Conforme o autor, a invenção e a utilização do elevador tiveram várias conseqüências na vida social. Considere os itens abaixo. I) Êxodo rural. II) Aumento da altura dos prédios. III) Aumento do tamanho das cidades. IV) Aparecimento do preconceito de classe. De acordo com o texto, seriam conseqüências da invenção e utilização do elevador apenas I, II e III.

Certa.
Errada.
(1,0) 6 -

O seguinte período está inteiramente clara e correta: Resultou frustrada a nossa expectativa de adquirir bons livros, já que, na tão decantada liqüidação daquela grande livraria, só havia títulos inexpressivos

Certa.
Errada.
(1,0) 7 -

Não só os restaurantes discriminam. Muitas lojas também,(A) não admitem vendedores(as) negros(as). E não é preciso ser filósofo para saber a causa do fenômeno:(B) é a maldição da 'boa aparência',(C) tenebrosa fórmula que exclui os negros das profissões que implicam contato direto com o consumidor de classe alta. Em Nova York,(D) é raro que um restaurante ou uma loja na Quinta Avenida não empregue negros. Em São Paulo não há negros nem nos restaurantes nem nos shopping centers. Eis toda a diferença entre um país assumidamente racista,(E) mas que luta para integrar sua sociedade, e uma suposta democracia racial, que deixa estar para ver como é que fica. O sinal de pontuação mal empregado é da alternativa A.

Certa.
Errada.
(1,0) 8 -

O texto a seguir contém defeito de estruturação sintática. Não faltam diagnósticos sobre o significado da recente crise causada pelos ataques terroristas para nossa economia.

Certa.
Errada.
(1,0) 9 -

O substantivo composto abelha-mestra , se flexiona, quanto ao número, de forma idêntica a mata-bicho.

Certa.
Errada.
(1,0) 11 -

Para alterar a cor de um texto selecionado em uma página específica, um usuário do aplicativo MS Word 2003 deve formatar: fonte.

Certa.
Errada.
(1,0) 12 -

O aplicativo a seguir não é usado para edição de texto: TextPad

Certa.
Errada.
(1,0) 13 -

Em uma planilha que está sendo editada no Excel 2007, um triângulo vermelho no canto superior direito de uma célula indica que, naquela célula, há algum erro: por exemplo, se a célula tem uma fórmula matemática associada a ela, pode ser um erro nessa fórmula.

Certa.
Errada.
(1,0) 14 -

Um documento que foi editado no Writer do BrOffice e gravado no formato padrão desse editor pode ser aberto e lido por qualquer uma das versões do editor Microsoft Word.

Certa.
Errada.
(1,0) 15 -

Clicar o botão Sublinhar é equivalente a realizar o seguinte procedimento: pressionar e manter pressionada a tecla Ctrl; teclar K; liberar a tecla Crtl.

Certa.
Errada.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Prova do INSS 4 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova do INSS 4 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova do INSS 4 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova do INSS 4 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova do INSS 4 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova do INSS 4 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
520.973 Alunos | 4.558 Simulados | 54.060 Questões | 12.890 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2018 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo