Simulados de Concursos > Prova ENEM - Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química (ENEM) 2 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca INEP, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes ENEM.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química (ENEM) 2 do concurso ENEM.

1. Questões de Transformações químicas \u2013 Evidências de transformações químicas.
2. Questões de Interpretando transformações químicas.
3. Questões de Sistemas gasosos: Lei dos gases.
4. Questões de Equação geral dos gases ideais, Princípio de Avogadro, conceito de molécula; massa molar, volume molar dos gases.
5. Questões de Teoria cinética dos gases.
6. Questões de Misturas gasosas.
7. Questões de Modelo corpuscular da matéria.
8. Questões de Modelo atômico de Dalton.
9. Questões de Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr.
10. Questões de Átomos e sua estrutura.
11. Questões de Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica.
12. Questões de Elementos químicos e Tabela Periódica.
13. Questões de Reações químicas.
14. Questões de Representação das transformações químicas \u2013 Fórmulas químicas.
15. Questões de Balanceamento de equações químicas.
16. Questões de Aspectos quantitativos das transformações químicas.
17. Questões de Leis ponderais das reações químicas.
18. Questões de Determinação de fórmulas químicas.
19. Questões de Grandezas químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro.
20. Questões de Cálculos estequiométricos.
21. Questões de Materiais, suas propriedades e usos \u2013 Propriedades de materiais.
22. Questões de Estados físicos de materiais.
23. Questões de Mudanças de estado.
24. Questões de Misturas: tipos e métodos de separação.
25. Questões de Substâncias químicas: classificação e características gerais.
26. Questões de Metais e ligas metálicas.
27. Questões de Ferro, cobre e alumínio.
28. Questões de Ligações metálicas.
29. Questões de Substâncias iônicas: características e propriedades.
30. Questões de Substâncias iônicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato.
31. Questões de Ligação iônica.
32. Questões de Substâncias moleculares: características e propriedades.
33. Questões de Substâncias moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4.
34. Questões de Ligação covalente.
35. Questões de Polaridade de moléculas.
36. Questões de Forças intermoleculares.
37. Questões de Relação entre estruturas, propriedade e aplicação das substâncias.
38. Questões de Água \u2013 Ocorrência e importância na vida animal e vegetal.
39. Questões de Ligação, estrutura e propriedades.
40. Questões de Sistemas em solução aquosa: soluções verdadeiras, soluções coloidais e suspensões.
41. Questões de Solubilidade.
42. Questões de Concentração das soluções.
43. Questões de Aspectos qualitativos das propriedades coligativas das soluções.
44. Questões de Ácidos, bases, sais e óxidos: definição, classificação, propriedades, formulação e nomenclatura. Conceitos de ácidos e bases.
45. Questões de Principais propriedades dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação de neutralização.
46. Questões de Transformações químicas e energia \u2013 Transformações químicas e energia calorífica.
47. Questões de Calor de reação.
48. Questões de Entalpia.
49. Questões de Equações termoquímicas.
50. Questões de Lei de Hess.
51. Questões de Transformações químicas e energia elétrica.
52. Questões de Reação de oxirredução.
53. Questões de Potenciais padrão de redução.
54. Questões de Pilha.
55. Questões de Eletrólise.
56. Questões de Leis de Faraday.
57. Questões de Transformações nucleares.
58. Questões de Conceitos fundamentais da radioatividade.
59. Questões de Reações de fissão e fusão nuclear.
60. Questões de Desintegração radioativa e radioisótopos.
61. Questões de Dinâmica das transformações químicas \u2013 Transformações químicas e velocidade.
62. Questões de Velocidade de reação.
63. Questões de Energia de ativação.
64. Questões de Fatores que alteram a velocidade de reação: concentração, pressão, temperatura e catalisador.
65. Questões de Transformação química e equilíbrio \u2013 Caracterização do sistema em equilíbrio.
66. Questões de Constante de equilíbrio.
67. Questões de Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH.
68. Questões de Solubilidade dos sais e hidrólise.
69. Questões de Fatores que alteram o sistema em equilíbrio.
70. Questões de Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano.
71. Questões de Compostos de carbono \u2013 Características gerais dos compostos orgânicos.
72. Questões de Principais funções orgânicas.
73. Questões de Estrutura e propriedades de hidrocarbonetos.
74. Questões de Estrutura e propriedades de compostos orgânicos oxigenados.
75. Questões de Fermentação.
76. Questões de Estrutura e propriedades de compostos orgânicos nitrogenados.
77. Questões de Macromoléculas naturais e sintéticas.
78. Questões de Noções básicas sobre polímeros.
79. Questões de Amido, glicogênio e celulose.
80. Questões de Borracha natural e sintética.
81. Questões de Polietileno, poliestireno, PVC, teflon, náilon.
82. Questões de Óleos e gorduras, sabões e detergentes sintéticos.
83. Questões de Proteínas e enzimas.
84. Questões de Relações da Química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente \u2013 Química no cotidiano.
85. Questões de Química na agricultura e na saúde.
86. Questões de Química nos alimentos.
87. Questões de Química e ambiente.
88. Questões de Aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção ou produção de substâncias químicas.
89. Questões de Indústria química: obtenção e utilização do cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico.
90. Questões de Mineração e metalurgia.
91. Questões de Poluição e tratamento de água.
92. Questões de Poluição atmosférica.
93. Questões de Contaminação e proteção do ambiente.
94. Questões de Energias químicas no cotidiano \u2013 Petróleo, gás natural e carvão.
95. Questões de Madeira e hulha.
96. Questões de Biomassa.
97. Questões de Biocombustíveis.
98. Questões de Impactos ambientais de combustíveis fósseis.
99. Questões de Energia nuclear.
100. Questões de Lixo atômico.
101. Questões de Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.


* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química (ENEM) 2.
15 alunos já responderam este simulado.
(1,0) 1 -

Chuva ácida é o termo utilizado para designar precipitações com valores de pH inferiores a 5,6. As principais substâncias que contribuem para esse processo são os óxidos de nitrogênio e de enxofre provenientes da queima de combustíveis fósseis e, também, de fontes naturais. Os problemas causados pela chuva ácida ultrapassam fronteiras políticas regionais e nacionais. A amplitude geográfica dos efeitos da chuva ácida está relacionada principalmente com

a)

a circulação atmosférica e a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre.

b)

a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e a rede hidrográfica.

c)

a topografia do local das fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos.

d)

a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos.

e)

a rede hidrográfica e a circulação atmosférica.

(1,0) 2 -

Para se obter 1,5 kg do dióxido de urânio puro, matéria- prima para a produção de combustível nuclear, é necessário extrair-se e tratar-se 1,0 tonelada de minério. Assim, o rendimento (dado em % em massa) do tratamento do minério até chegar ao dióxido de urânio puro é de

a)

0,10%.

b)

0,15%.

c)

0,20%.

d)

1,5%.

e)

2,0%.

(1,0) 3 -

Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de

a)

emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.

b)

acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.

c)

ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos.

d)

exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos.

e)

emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.

(1,0) 4 -

O rótulo de um desodorante aerossol informa ao consumidor que o produto possui em sua composição os gases isobutano, butano e propano, dentre outras substâncias. Além dessa informação, o rótulo traz, ainda, a inscrição “Não contém CFC”. As reações a seguir, que ocorrem na estratosfera, justificam a não utilização de CFC (clorofluorcarbono ou Freon) nesse desodorante:

questao 4 enem Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química 2 - Simulado Brasil Concurso

A preocupação com as possíveis ameaças à camada de ozônio (O3) baseia-se na sua principal função: proteger a matéria viva na Terra dos efeitos prejudiciais dos raios solares ultravioleta. A absorção da radiação ultravioleta pelo ozônio estratosférico é intensa o suficiente para eliminar boa parte da fração de ultravioleta que é prejudicial à vida. 

A finalidade da utilização dos gases isobutano, butano e propano neste aerossol é 

a)

substituir o CFC, pois não reagem com o ozônio, servindo como gases propelentes em aerossóis. 

b)

servir como propelentes, pois, como são muito reativos, capturam o Freon existente livre na atmosfera, impedindo a destruição do ozônio.

c)

reagir com o ar, pois se decompõem espontaneamente em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), que não atacam o ozônio. 

d)

impedir a destruição do ozônio pelo CFC, pois os hidrocarbonetos gasosos reagem com a radiação UV, liberando hidrogênio (H2), que reage com o oxigênio do ar (O2), formando água (H2O).

e)

destruir o CFC, pois reagem com a radiação UV, liberando carbono (C), que reage como oxigênio do ar (O2), formando dióxido de carbono (CO2), que é inofensivo para a camada de ozônio.

(1,0) 5 -

A produção mundial de alimentos poderia se reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso frequente dos agrotóxicos pode causar contaminação em solos, águas superficiais e subterrâneas, atmosfera e alimentos. Os biopesticidas, tais como a piretrina e a coronopi lina, têm sido uma alternativa na diminuição dos prejuízos econômicos, sociais e ambientais gerados pelos agrotóxicos. 

questao 5 enem Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química 2 - Simulado Brasil Concurso

Identifique as funções orgânicas presentes simultaneamente nas estruturas dos dois biopesticidas apresentados: 

a)

Éter e éster. 

b)

Cetona e éster. 

c)

Álcool e cetona. 

d)

Aldeído e cetona. 

e)

Éter e ácido carboxílico. 

(1,0) 6 -

Uma dona de casa acidentalmente deixou cair na geladeira a água proveniente do degelo de um peixe, o que deixou um cheiro forte e desagradável dentro do eletrodoméstico. Sabe-se que o odor característico de peixe se deve às aminas e que esses compostos se comportam como bases.
Na tabela são listadas as concentrações hidrogeniônicas de alguns materiais encontrados na cozinha, que a dona de casa pensa em utilizar na limpeza da geladeira.

questao 6 enem Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química 2 - Simulado Brasil Concurso

Dentre os materiais listados, quais são apropriados para amenizar esse odor?

a)

Álcool ou sabão.

b)

Suco de limão ou álcool.

c)

Suco de limão ou vinagre.

d)

Suco de limão, leite ou sabão.

e)

Sabão ou carbonato de sódio/barrilha.

(1,0) 7 -

questao 7 enem Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química 2 - Simulado Brasil Concurso

O ácido carboxílico e o álcool capazes de produzir o éster em apreço por meio da reação de esterificação são,respectivamente,

a)

ácido benzoico e etanol.

b)

ácido propanoico e hexanol.

c)

ácido fenilacético e metanol.

d)

ácido propiônico e cicloexanol.

e)

ácido acético e álcool benzílico.

(1,0) 8 -

questao 8 enem Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química 2 - Simulado Brasil Concurso

Considerando um processo de combustão completa de um gás de cozinha composto exclusivamente por butano (C4H10), a mínima quantidade desse gás que um japonês deve deixar de queimar para atender à meta diária, apenas com esse gesto, é de

Dados: CO2 (44 g/mol); C4H10 (58 g/mol)

a)

0,25 kg.

b)

0,33 kg. 

c)

1,0 kg.

d)

1,3 kg. 

e)

3,0 kg.

(1,0) 9 -

Quando colocados em água, os fosfolipídios tendem a formar lipossomos, estruturas formadas por uma bicamada lipídica, conforme mostrado na figura. Quando rompida, essa estrutura tende a se reorganizar em um novo lipossomo.

questao 9 enem Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química 2 - Simulado Brasil Concurso

Esse arranjo característico se deve ao fato de os fosfolipídios apresentarem uma natureza

a)

polar, ou seja, serem inteiramente solúveis em água.

b)

apoiar, ou seja, não serem solúveis em solução aquosa.

c)

anfotérica, ou seja, podem comportar-se como ácidos e bases.

d)

insaturada, ou seja, possuírem duplas ligações em sua estrutura.

e)

anfifílica, ou seja, possuírem uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica.

(1,0) 10 -

questao 10 enem Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química 2 - Simulado Brasil Concurso

Com base nas informações do texto, a quantidade máxima recomendada de aspartame, em mol, que uma pessoa de 70 kg de massa corporal pode ingerir por dia é mais próxima de 

Dado: massa molar do aspartame = 294 g/mol 

a)

1,3 x 10–4 .

b)

9,5 X 10–3 .

c)

4 X 10–2 .

d)

2,6.

e)

823.

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