Simulados de Concursos > Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca INEP, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes ENEM.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 do concurso ENEM.

1. Questões de Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade \u2013 Cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil. A conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América. História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira. História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.
2. Questões de Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado \u2013 Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial. As lutas pela conquista da independência política das colônias da América. Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação. O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX. Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX. A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria. Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazifascista, franquismo, salazarismo e talinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América. Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI. A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas. Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.
3. Questões de Características e transformações das estruturas produtivas \u2013 Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências. Economia agroexportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia. Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas. A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais. Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
4. Questões de Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente \u2013 Relação homemnatureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico. Origem e evolução do conceito de sustentabilidade. Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo. Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do território brasileiro. Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.
5. Questões de Representação espacial \u2013 Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.


* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias 5.
38 alunos já responderam este simulado.
(1,0) 1 -

Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas. 
GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é 

a)

a aração.

b)

o terraceamento.

c)

o pousio.

d)

a drenagem.

e)

o desmatamento.

(1,0) 2 -

 

O volume de matéria-prima recuperado pela reciclagem do lixo está muito baixo das necessidades da indústria.
No entanto, mais que uma forma de responder ao aumento da demanda industrial por matérias-primas e energia, a reciclagem é uma forma de reduzir o lixo no processo industrial. 

Scarla, F C,. Pontin, J. Do nicho ao lixo. São Paulo: Atual, 1992 (adaptado).

 

A prática abordada no texto corresponde, no contexto global, a uma situação de sustentabilidade que

a)

reduz o buraco na camada de ozônio nos distritos industriais.

b)

ameniza os efeitos das chuvas ácidas nos polos petroquímicos.

c)

diminui os efeitos da poluição atmosférica das indústrias siderúrgicas.

d)

diminui a possibilidade de formação das ilhas de calor nas áreas urbanas.

e)

reduz a utilização de matérias-primas nas indústrias de bens de consumo.

(1,0) 3 -

questao 3 enem ciencias humanas e suas tecnologias 5 - Simulado Brasil Concurso

Muitos processos erosivos se concentram nas encostas, principalmente aqueles motivados pela água e pelo vento. No entanto, os reflexos também são sentidos nas áreas de baixada, onde geralmente há ocupação urbana. 
Um exemplo desses reflexos na vida cotidiana de muitas cidades brasileiras é

a)

a maior ocorrência de enchentes, já que os rios assoreados comportam menos água em seus leitos.

b)

a contaminação da população pelos sedimentos trazidos pelo rio e carregados de matéria orgânica.

c)

o desgaste do solo nas áreas urbanas, causado pela redução do escoamento superficial pluvial na encosta.

d)

a maior facilidade de captação de água potável para o abastecimento público, já que é maior o efeito do escoamento sobre a infiltração.

e)

o aumento da incidência de doenças como a amebíase na população urbana, em decorrência do escoamento de água poluída do topo das encostas.

(1,0) 4 -

questao 4 enem ciencias humanas e suas tecnologias 5 - Simulado Brasil Concurso

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é

a)

a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.

b)

o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.

c)

a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.

d)

a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.

e)

a forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

(1,0) 5 -

questao 5 enem ciencias humanas e suas tecnologias 5 - Simulado Brasil Concurso

O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são

a)

magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.

b)

sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.

c)

magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas.

d)

sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada.

e)

metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.

(1,0) 6 -

questao 6 enem ciencias humanas e suas tecnologias 5 - Simulado Brasil Concurso

A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre

a)

a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental.

b)

os grileiros articuladores do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado.

c)

as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente.

d)

os povos indígenas do Cerrado e os polos econômicos representados pelas elites industriais paulistas.

e)

o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.

(1,0) 7 -

questao 7 enem ciencias humanas e suas tecnologias 5 - Simulado Brasil Concurso

Considerando a transformação mencionada no texto, uma conseqüência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é

a)

a redução do processo de concentração de terras.

b)

o aumento do aproveitamento de solos menos férteis.

c)

a ampliação do isolamento do espaço rural.

d)

a estagnação da fronteira agrícola do país.

e)

a diminuição do nível de emprego formal.

(1,0) 8 -

questao 8 enem ciencias humanas e suas tecnologias 5 - Simulado Brasil Concurso

O texto retrata um fenômeno vivenciado pela agricultura brasileira nas últimas décadas do século XX, conseqüência

a)

dos impactos sociais da modernização da agricultura.

b)

da recomposição dos salários do trabalhador rural.

c)

da exigência de qualificação do trabalhador rural.

d)

da diminuição da importância da agricultura.

e)

dos processos de desvalorização de áreas rurais.

(1,0) 9 -

questao 9 enem ciencias humanas e suas tecnologias 5 - Simulado Brasil Concurso

A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante deg radado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi

a)

o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste.

b)

a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil.

c)

processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro.

d)

o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil.

e)

o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.

(1,0) 10 -

questao 10 enem ciencias humanas e suas tecnologias 5 - Simulado Brasil Concurso

A análise do mapa permite concluir que

a)

os estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia detêm a maior parte de bovinos em relação ao bioma amazônico.

b)

os municípios de maior extensão são responsáveis pela maior produção de bovinos, segundo mostra a legenda.

c)

a criação de bovinos é a atividade econômica principal nos municípios mostrados no mapa.

d)

o efetivo de cabeças de bovinos se distribui amplamente pelo bioma amazônico.

e)

as terras florestadas são as áreas mais favoráveis ao desenvolvimento da criação de bovinos.

Marcadores

Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
507.927 Alunos | 4.244 Simulados | 47.286 Questões | 12.846 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2018 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo