Simulados de Concursos > Prova ENEM - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM) 2 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca INEP, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes ENEM.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM) 2 do concurso ENEM.

1. Questões de Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação \u2013 modos de organização da composição textual; atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais \u2013 públicas e privadas.
2. Questões de Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade \u2013 performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte; a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.
3. Questões de Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania \u2013 Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas eartísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
4. Questões de Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos \u2013 produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
5. Questões de Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos \u2013 organização da macroestrutura semântica e a articulação entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).
6. Questões de Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa \u2013 formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
7. Questões de Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística \u2013 uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou a construção da microestrutura do texto.
8. Questões de Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social \u2013 o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.


* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM) 2.
22 alunos já responderam este simulado.
(1,0) 1 -

questao 1 enem Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2 - Simulado Brasil Concurso

Langston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu I, too em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento de

a)

coragem, pela superação.

b)

vergonha, pelo retraimento.

c)

compreensão, pela aceitação.

d)

superioridade, pela arrogância.

e)

resignação, pela submissão.

(1,0) 2 -

questao 2 enem Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2 - Simulado Brasil Concurso

J. K. Rowling tornou-se famosa por seus livros sobre o bruxo Harry Potter e suas aventaras, adaptados para o cinema. Esse texto, que aborda a trajetória da escritora britânica, tem por objetivo

a)

informar que a famosa série Harry Potter será adaptada para o público adulto.

b)

divulgar a publicação do romance por J. K. Rowling inteiramente para adultos.

c)

promover a nova editora que irá publicar os próximos livros de J. K. Rowling.

d)

informar que a autora de Harry Potter agora pretende escrever para adultos.

e)

anunciar um novo livro da série Harry Potter publicado por editora diferente.

(1,0) 3 -

questao 3 enem Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2 - Simulado Brasil Concurso

A respeito dos tumultos causados na Inglaterra em agosto de 2011, as palavras de alerta de David Cameron têm como foco principal

a)

enfatizar a discriminação contra os jovens britânicos e suas famílias.

b)

criticar as ações agressivas demonstradas nos tumultos pelos jovens.

c)

estabelecer relação entre a falta de limites dos jovens e o excesso de amor.

d)

reforçar a ideia de que os jovens precisam de amor, mas também de firmeza.

e)

descrever o tipo de amor que gera problemas às famílias de jovens britânicos.

(1,0) 4 -

questao 4 enem Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2 - Simulado Brasil Concurso

Aproveitando-se de seu status social e da possível influência sobre seus fãs, o famoso músico Jimi Hendrix associa, em seu texto, os termos love, power peace para justificar sua opinião de que

a)

a paz tem o poder de aumentar o amor entre os homens.

b)

o amor pelo poder deve ser menor do que o poder do amor.

c)

o poder deve ser compartilhado entre aqueles que se amam.

d)

o amor pelo poder é capaz de desunir cada vez mais as pessoas.

e)

a paz será alcançada quando a busca pelo poder deixar de existir.

(1,0) 5 -

questao 5 enem Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2 - Simulado Brasil Concurso

Cartuns são produzidos com o intuito de satirizar comportamentos humanos e assim oportunizam a reflexão sobre nossos próprios comportamentos e atitudes. Nesse cartum, a linguagem utilizada pelos personagens em uma conversa em inglês evidencia a

a)

predominância do uso da linguagem informal sobre a língua padrão.

b)

dificuldade de reconhecer a existência de diferentes usos da linguagem.

c)

aceitação dos regionalismos utilizados por pessoas de diferentes lugares.

d)

necessidade de estudo da língua inglesa por parte dos personagens.

e)

facilidade de compreensão entre falantes com sotaques distintos.

(1,0) 6 -

questao 6 enem Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2 - Simulado Brasil Concurso

Os cartões-postais costumam ser utilizados por viajantes que desejam enviar notícias dos lugares que visitam a parentes e amigos. Publicado no sitedo projeto ANDRILL, o texto em formato de cartão-postal tem o propósito de

a)

comunicar o endereço da nova sede do projeto nos Estados Unidos.

b)

convidar colecionadores de cartões- postais a se reunirem em um evento.

c)

anunciar uma nova coleção de selos para angariar fundos para a Antártica.

d)

divulgar às pessoas a possibilidade de receberem um cartão-postal da Antártica.

e)

solicitar que as pessoas visitem o site do mencionado projeto com maior frequência.

(1,0) 7 -

questao 7 enem Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2 - Simulado Brasil Concurso

Ao optar por ler a reportagem completa sobre o assunto anunciado, tem-se acesso a duas palavras que Bill Gates não quer que o leitor conheça e que se referem

a)

aos responsáveis pela divulgação desta informação na internet.

b)

às marcas mais importantes de microcomputadores do mercado.

c)

aos nomes dos americanos que inventaram a suposta tecnologia.

d)

aos sites da internet pelos quais o produto já pode ser conhecido.

e)

às empresas que levam vantagem para serem suas concorrentes.

(1,0) 8 -

questao 8 enem Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2 - Simulado Brasil Concurso

Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva la vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que 

a)

costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.

b)

almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos.

c)

causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder.

d)

limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo.

e)

tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar.

Marcadores

Prova ENEM - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM) 2 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova ENEM - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM) 2 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova ENEM - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM) 2 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova ENEM - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM) 2 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova ENEM - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM) 2 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova ENEM - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM) 2 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
508.025 Alunos | 4.244 Simulados | 47.286 Questões | 12.846 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2018 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo