Simulados de Concursos > Prova ENEM - Matemática Enem 4 - Questões e Simulados

Instruções


OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Enem.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Várias, para nível Médio do cargo de Vários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Enem.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Matemática Enem 4 do concurso Enem.

1. Questões de Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, frações, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.
2. Questões de Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas (aqui e aqui); simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
3. Questões de Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (média aritmética, média ponderada, média harmônica, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.
4. Questões de Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e funções algébricas do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
5. Questões de Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas (horizontais e verticais, paralelas, perpendiculares; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações, solução de sistemas de equações.

* Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Matemática Enem 4.
29 alunos já responderam este simulado.
(1,0) 1 -

Uma pessoa aplicou certa quantia em ações. No primeiro mês, ela perdeu 30% do total do investimento e, no segundo mês, recuperou 20% do que havia perdido. Depois desses dois meses, resolveu tirar o montante de R$ 3 800,00 gerado pela aplicação. 

A quantia inicial que essa pessoa aplicou em ações corresponde ao valor de

a)

R$ 4 222,22.

b)

R$ 4 523,80.

c)

R$ 5 000,00.

d)

R$ 13 300,00.

e)

R$ 17 100,00.

(1,0) 2 -

Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela caatinga, em quase 800 mil km2 de área. Quando não chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros em busca da água dos açudes. A irregularidade climática é um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo. 
Disponível em: http://www.wwf.org.br. Acesso em: 23 abr. 2010. 

Segundo este levantamento, a densidade demográfica da região coberta pela caatinga, em habitantes por km2, é de 

a)

250.

b)

25.

c)

2,5.

d)

0,25.

e)

0,025.

(1,0) 3 -

O número mensal de passagens de uma determinada empresa aérea aumentou no ano passado nas seguintes condições: em janeiro foram vendidas 33 000 passagens; em fevereiro, 34 500; em março, 36 000. Esse padrão de crescimento se mantém para os meses subsequentes.

Quantas passagens foram vendidas por essa empresa em julho do ano passado?

a)

38 000

b)

40 500

c)

41 000

d)

42 000

e)

48 000

(1,0) 4 -

Muitas medidas podem ser tomadas em nossas casas visando à utilização racional de energia elétrica. Isso deve ser uma atitude diária de cidadania. Uma delas pode ser a redução do tempo no banho. Um chuveiro com potência de 4 800 W consome 4,8 kW por hora. 

Uma pessoa que toma dois banhos diariamente, de 10 minutos cada, consumirá, em sete dias, quantos kW?

a)

0,8

b)

1,6

c)

5,6

d)

11,2

e)

33,6

(1,0) 5 -

O setor de recursos humanos de uma empresa vai realizar uma entrevista com 120 candidatos a uma vaga de contador. Por sorteio, eles pretendem atribuir a cada candidato um número, colocar a lista de números em ordem numérica crescente e usá-la para convocar os interessados. Acontece que, por um defeito do computador, foram gerados números com 5 algarismos distintos e, em nenhum deles, apareceram dígitos pares.
Em razão disso, a ordem de chamada do candidato que tiver recebido o número 75 913 é 

a)

24.

b)

31.

c)

32.

d)

88.

e)

89.

(1,0) 6 -

A contagem de bois 

Em cada parada ou pouso, para jantar ou dormir, os bois são contados, tanto na chegada quanto na saída. Nesses lugares, há sempre um potreiro, ou seja, determinada área de pasto cercada de arame, ou mangueira, quando a cerca é de madeira. Na porteira de entrada do potreiro, rente à cerca, os peões formam a seringa ou funil, para afinar a fila, e então os bois vão entrando aos poucos na área cercada. Do lado interno, o condutor vai contando; em frente a ele, está o marcador, peão que marca as reses. O condutor conta 50 cabeças e grita: — Talha! O marcador, com o auxílio dos dedos das mãos, vai marcando as talhas. Cada dedo da mão direita corresponde a 1 talha, e da mão esquerda, a 5 talhas. Quando entra o último boi, o marcador diz: — Vinte e cinco talhas! E o condutor completa: — E dezoito cabeças. Isso significa 1.268 bois. 

Boiada, comitivas e seus peões. In: O Estado de São Paulo, ano VI, ed. 63, 21/12/1952 (com adaptações). 

Para contar os 1.268 bois de acordo com o processo descrito acima, o marcador utilizou 

a)

20 vezes todos os dedos da mão esquerda.

b)

20 vezes todos os dedos da mão direita.

c)

todos os dedos da mão direita apenas uma vez.

d)

todos os dedos da mão esquerda apenas uma vez.

e)

5 vezes todos os dedos da mão esquerda e 5 vezes todos os dedos da mão direita.

(1,0) 7 -

Um aluno de uma escola será escolhido por sorteio para representá-la em uma certa atividade. A escola tem dois turnos. No diurno há 300 alunos, distribuídos em 10 turmas de 30 alunos. No noturno há 240 alunos, distribuídos em 6 turmas de 40 alunos. 
Em vez do sorteio direto envolvendo os 540 alunos, foram propostos dois outros métodos de sorteio. 
Método I : escolher ao acaso um dos turnos (por exemplo, lançando uma moeda) e, a seguir, sortear um dos alunos do turno escolhido. 
Método II: escolher ao acaso uma das 16 turmas (por exemplo, colocando um papel com o número de cada turma em uma urna e sorteando uma delas) e, a seguir, sortear um dos alunos dessa turma. Sobre os métodos I e II de sorteio é correto afirmar:

a)

em ambos os métodos, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados.

b)

no método I, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados, mas, no método II a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior que a de um aluno do noturno.

c)

no método II, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados, mas, no método I, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior que a de um aluno do noturno.

d)

no método I, a chance de um aluno do noturno ser sorteado é maior do que a de um aluno do diurno, enquanto no método II ocorre o contrário.

e)

em ambos os métodos, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior do que a de um aluno do noturno.

(1,0) 8 -

Quatro estações distribuidoras de energia A, B, C e D estão dispostas como vértices de um quadrado de 40 km de lado. Deseja-se construir uma estação central que seja ao mesmo tempo equidistante das estações A e B e da estrada (reta) que liga as estações C e D. A nova estação deve ser localizada

a)

no centro do quadrado.

b)

na perpendicular à estrada que liga C e D passando por seu ponto médio, a 15 km dessa estrada.

c)

na perpendicular à estrada que liga C e D passando por seu ponto médio, a 25 km dessa estrada.

d)

no vértice de um triângulo equilátero de base AB, oposto a essa base.

e)

no ponto médio da estrada que liga as estações A e B.

(1,0) 9 -

Os números de identificação utilizados no cotidiano (de contas bancárias, de CPF, de Carteira de Identidade etc) usualmente possuem um dígito de verificação, normalmente representado após o hífen, como em 17326-9. Esse dígito adicional tem a finalidade de evitar erros no preenchimento ou digitação de documentos. Um dos métodos usados para gerar esse dígito utiliza os seguintes passos: 

• multiplica-se o último algarismo do número por 1, o penúltimo por 2, o antepenúltimo por 1, e assim por diante, sempre alternando multiplicações por 1 e por 2. 
• soma-se 1 a cada um dos resultados dessas multiplicações que for maior do que ou igual a 10. 
• somam-se os resultados obtidos . 
• calcula-se o resto da divisão dessa soma por 10, obtendo-se assim o dígito verificador. 

O dígito de verificação fornecido pelo processo acima para o número 24685 é 

a)

1.

b)

2.

c)

4.

d)

6.

e)

8.

(1,0) 10 -

questao 10 enem matematica 4

De acordo com esses dados, qual é o custo dos materiais usados na fabricação de um vitral? 

a)

R$ 22,50

b)

R$ 35,00

c)

R$ 40,00

d)

R$ 42,50

e)

R$ 45,00

Marcadores

Prova ENEM - Matemática Enem 4 - Questões e Simulados - Marcador Verde Favorita
Prova ENEM - Matemática Enem 4 - Questões e Simulados - Marcador Azul Dúvida
Prova ENEM - Matemática Enem 4 - Questões e Simulados - Marcador Amarelo Acompanhar
Prova ENEM - Matemática Enem 4 - Questões e Simulados - Marcador Vermelho Polêmica
Prova ENEM - Matemática Enem 4 - Questões e Simulados - Marcador Laranja  Prova ENEM - Matemática Enem 4 - Questões e Simulados - Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
507.927 Alunos | 4.244 Simulados | 47.286 Questões | 12.846 Comentários

Copyright © Simulado Brasil Concurso - 2011 - 2018 - Todos os direitos reservados.

⇑ topo